SEGUNDAS DIDÁTICAS

O desempenho do aluno será avaliado de acordo com as seguintes competências:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Entra aí a adequação das palavras ao gênero, a escrita de frases completas, sem problemas estruturais.
Contam também os aspectos morfossintáticos: pontuação, acentuação, ortografia, regência, concordância, entre outros aspectos.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Avalia se o tema foi desenvolvido conforme o planejamento (identificável na introdução); se não fugiu ou tangenciou o tema. 

Além disso, verifica-se se o texto é de fato uma dissertação argumentativa. Eu já vi fugas drásticas, como escreverem um poema, por exemplo. Mas há também a situação de o aluno escrever somente dissertando, sem a defesa de um ponto de vista. Isso também prejudica a nota.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Uso de conhecimentos de várias áreas do conhecimento para defender um ponto de vista. Ou seja, a capacidade de argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Coesão. Avalia se as ideias estão organizadas, ligadas entre si, se há relação lógica entre os parágrafos, se os conectivos (conjunções) estão sendo empregados adequadamente.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua dissertação tem que abordar um PROBLEMA e trazer SOLUÇÃO ou uma CONSCIENTIZAÇÃO. Solução viável, objetiva, sem utopias.

É isso. Simples, não?!


SEGUNDAS DIDÁTICAS

1. Uso de músicas no texto.

Para redigir um texto dissertativo-argumentativo, é necessário que o aluno use conceitos das diversas áreas do conhecimento, de maneira a desenvolver o tema, defender um ponto de vista e demonstrar o domínio da aplicação prática de conhecimentos. O uso de música no texto é uma das formas de mostrar esse domínio

Durante o Regime Militar, muitos cantores e compositores, entre outros artistas, resolveram, apesar do risco que corriam, atacar o governo e suas atrocidades. Devido à censura, muitos escreveram músicas com críticas implícitas, nas entrelinhas, resultando belas e contundentes músicas, como “Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil; “O bêbado e a equilibrista”, de João Bosco; “Como os nossos pais”, de Belchior; “Alegria, alegria”, de Caetano Veloso; entre muitas outras. 

Músicas são fáceis de aprender, de lembrar e, portanto, uma boa forma de incrementar seu texto e argumentar, desde que contextualizadas e bem articuladas.

Segue o primeiro exemplo de Introdução usando música:

Nos anos finais da Ditadura Militar, a população clamava pela abertura política, pelo fim da repressão e pelo retorno dos exilados políticos, como cita uma música gravada por João Bosco: “sonha com a volta / Do irmão do Henfil. Com tanta gente que partiu / Num rabo de foguete”. Em 84, o Brasil pôde se considerar livre desse período de repressão, porém ainda há muitos questionamentos não respondidos e crimes não julgados. Devemos permitir que essa sombra permaneça nos ocultando a verdade?

O sociólogo Betinho e o cartunista Henfil voltaram ao país graças à lei da anistia, de 1979, mesma lei que forneceu isenção de qualquer culpa e julgamento aos torturadores e repressores do Regime Militar[...]

Segundo exemplo de Introdução com uso de música:

"Quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro. Todo esse amor reprimido, esse grito contido, este samba no escuro”. A canção Apesar de Você, do cantor e compositor Chico Buarque refletia um desejo coletivo de que o Regime Militar chegasse ao fim e, com isso, os responsáveis por torturas, sequestros, assassinatos, entre outros crimes atrozes, fossem julgados e punidos. Mesmo hoje, quase 30 anos após o fim da ditadura, esse sonho parece longe de se realizar.





SEGUNDAS DIDÁTICAS

VOCÊS SABIAM?

Não se usa uma vírgula depois de conjunções adversativas (mas, porém, entretanto...) e conclusivas (assim, então, portanto...). Usa-se ANTES. 

* Não sei o que você quis dizer, mas acho que não é coisa boa.
* [...] Assim só com o diálogo as coisas se resolvem.

E DUAS? Duas pode. Como assim?

Algumas expressões entre vírgulas podem ser usadas. Exemplos.
* Eu estava mal, porém, GRAÇAS A VOCÊ, recuperei o ânimo.
* Não gosto de festas, portanto, DESSA VEZ, você irá sozinha.

É isso. Simples. Atenção à pontuação!
Abraços
Diogo Xavier

Comércio do Litoral Norte já recebe currículos

Expectativa do Sindecom é receber cerca de 2.000 currículos até o mês de dezembro

De olho na demanda de fim de ano, período mais aquecido para o comércio, quando o volume de vendas aumenta, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (Sindecom) começa a receber currículos para preencher as vagas temporárias que surgirão com a proximidade do Natal e ano-novo.

Os interessados em fazer parte do Banco de Empregos podem entregar o currículo na sede do sindicato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As entrevistas de seleção serão realizadas sempre às sextas-feiras. Segundo o presidente da entidade, Fábio Porto, o sindicato encaminhou mais de quatro mil pessoas ao mercado de trabalho desde que o projeto foi iniciado há três anos. 

“Nossa expectativa este ano é receber 2.000 currículos até o mês de dezembro, um aumento de 33% sobre o desempenho registrado no ano passado, quando recebemos 1.500 currículos. Nossa meta é empregar mais de 1.600 pessoas no setor do comércio”, revela. Ele afirma ainda que a quantidade de currículos recebidos pelo sindicato praticamente dobra no período das festas de final de ano. As principais funções a serem preenchidas são de caixa, vendedor, motorista, carga e descarga e serviços gerais. 

De acordo com dados levantados pelo Sindecom, 80% das pessoas que foram encaminhadas para as vagas temporárias no setor do comércio ano passado, 60% delas foram efetivadas após o período festivo.

“A quantidade de vagas de emprego que conseguimos preencher varia de cidade para cidade, mas o maior número de contratações – temporárias ou não – é do município de Paulista, com o percentual de 50%”, acrescenta Fábio. No município de Abreu e Lima, o número de contratações gira em torno dos 30% e as demais cidades, o restante do percentual é dividido. Quanto às vendas, o sindicato projeta crescimento de 25%, mesmo percentual registrado no ano passado. 

Além do “Banco de Empregos”, o sindicato oferece cursos profissionalizantes de informática, com o objetivo de qualificar o trabalhador para as vagas de empregos ofertadas. “A faixa etária das pessoas que procuram o sindicato varia de 18 a 50 anos, e o sindicato consegue empregar essas pessoas no mercado de trabalho”, finaliza Porto.

Um terço dos presos no mundo não passou por julgamento, diz estudo

As estimativas são de um novo estudo da Fundação Open Society, organização do bilionário americano George Soros que atua em mais de 70 países promovendo a defesa de direitos humanos.

O levantamento indica que há cerca de 3,3 milhões pessoas presas provisoriamente no planeta. Por ano, porém, a estimativa é que mais de 14 milhões sejam detidas dessa forma. O problema é mais grave nos países menos desenvolvidos, mas também ocorre em nações ricas como os Estados Unidos, onde 490 mil pessoas estão nessa condição, segundo o estudo. Ampliar

No Brasil, havia cerca de 230 mil pessoas presas sem terem sido julgadas em dezembro de 2012, dado mais recente do Ministério da Justiça. Isso representa cerca de 40% dos presos do país. Proporcionalmente à população, o Brasil é o 11º país que mais tem prisioneiros sem julgamento. A cada 100 mil brasileiros, 104 estão presos provisoriamente, calcula a Open Society.

Os Estados Unidos são o quarto nesse ranking: há 141 detidos sem julgamento por 100 mil habitantes no país. Em ambos os países, a prisão atinge com mais frequência negros e pobres."Essa é a maioria dos presos no Brasil. São pessoas que não têm como pagar advogados privados e dependem da defensoria pública, que é insuficiente no país", afirma a pesquisadora da ONG Justiça Global, Isabel Lima.

A ONG, que conta com apoio da Open Society, lançou neste mês uma campanha contra o "uso ilegal e abusivo" da prisão provisória.

Segundo Lima, o recurso da prisão antes do julgamento é usado no Brasil mesmo em casos como crimes de baixa periculosidade ou quando não há antecedentes criminais, o que contraria as situações previstas em lei para detenção antes do julgamento."Vemos que muitas vezes, quando a pessoa finalmente é julgada, ela é considerada inocente ou a pena que recebe é menor do que o tempo que ela já ficou presa", observa.

Entre as propostas da Justiça Global para enfrentar o problema está a aprovação do Projeto de Lei do Senado 554, de 2011, que prevê que uma pessoa detida deve ser apresentada a um juiz em um prazo de 24 horas para que a legalidade da prisão seja avaliada. Segundo Lima, esse recurso, chamado de audiência de custódia, já existe em países da América Latina como Argentina, Chile, Colômbia e México. Ele serve também para coibir maus tratos no momento da prisão.

A campanha da Justiça Global também pressiona pela ampliação das defensorias públicas. Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2013 estima que há uma carência de 10,5 mil defensores públicos no país.

Entre os Estados brasileiros, apenas o Distrito Federal e Roraima não apresentam deficit. As estimativas partem do parâmetro de que, para garantir atendimento de qualidade, deve existir um defensor público para cada 10 mil pessoas com renda de até três salários-mínimos.

Penas alternativas. Os últimos anos revelaram um forte crescimento na população carcerária brasileira. Segundo o Ministério da Justiça, o total de presos detidos em penitenciárias e em delegacias de polícia passou de 294 mil em dezembro de 2005 para 548 mil em dezembro de 2012, uma alta de 86%.

O desembargador Guilherme Calmon, que integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diz que o elevado número de presos provisórios acaba superlotando o sistema carcerário brasileiro. Ele defende a adoção mais frequente de penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, limitação do fim de semana, algumas restrições de direitos como a proibição de conduzir veículo automotor e o monitoramento eletrônico.

"Há, ainda, uma cultura brasileira no sentido de que punição se confunde com prisão, o que não corresponde à realidade, pois em vários países há clara demonstração de que as alternativas penais são tão ou até mais eficazes do que a pena privativa de liberdade", afirmou.

Calmon diz que vê com bons olhos a proposta de adoção das audiências de custódia, procedimento que está em análise no CNJ, onde ele supervisiona o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas. Ele defende também a expansão das defensorias públicas.

"Se hoje o Poder Judiciário brasileiro conta com aproximadamente 16 mil juízes, pelo menos tal número deveria também corresponder ao número de defensores públicos, o que não é uma realidade no Brasil."

Segundo o Ipea, em 2013 havia 8.489 cargos de defensor público no país, sendo que apenas 5.054 estavam preenchidos.

Fonte: UOL / Revista Poderes Em Revista / JusBrasil.

O elitismo incurável de FHC


Fernando Henrique já disse que o PT cresceu nos grotões por falta de informação do povo (UOL, 06/102014). Com isso referia-se certamente em grande parte ao Nordeste brasileiro, principalmente o Semiárido.

Eu tinha jurado a mim mesmo que não daria uma única palavra sobre eleições nesse segundo turno, mas uma afirmação como essa é muito mais que um palpite eleitoral. É na verdade a hedionda visão sudestina sobre o Nordeste.

A arrogância é sempre má conselheira. Seria bom que todos nos perguntássemos qual a "agulha” que ele como presidente investiu na região. Em seu tempo foi realizado um dos melhores estudos sobre o Semiárido, ainda que numa lógica tecnicista, chamado de ARIDAS. Entretanto, quedou-se nas gavetas ou nos discos rígidos dos computadores. Ainda por cima tivemos o apagão energético da CHESF, quando quase todo sistema faliu por absoluto descuido com o São Francisco e outras demandas energéticas.

Além do mais, o Semiárido mudou para melhor. Talvez aqui esteja a verdadeira razão do crescimento do PT, embora discordemos de tantas obras faraônicas e para atendimento do capital. Na verdade não foi só o Bolsa Família, ou o aumento do salário mínimo – que no tempo dele valia 60 dólares em contraste com os 300 dólares atuais -, mas também a expansão do abastecimento de água, além de todo apoio dos governos petistas à lógica da convivência com o Semiárido. Assim multiplicaram-se as cisternas para beber, para produzir, a agricultura ecológica, a criação de animais adaptados, numa lista quase infinda de iniciativas da sociedade civil que teve apoio governamental. Mesmo que não publique – por causa de nossas críticas à transposição do São Francisco – o governo tem expandido também as adutoras para muitas cidades do Semiárido. Os desgostos com o PT são muitos e graves, mas não há como negar que houve preocupação com a região.

Ainda mais, nunca a região esteve tão bem informada como nos últimos anos. Expandiu-se a energia elétrica – no tempo dele ainda líamos à luz de vela e lampião na esmagadora maioria das comunidades rurais – e com ela o uso de eletrodomésticos, a internet e os celulares.

Num debate sobre a implantação de uma usina nuclear em Itacuruba, Pernambuco – outro desgosto do governo Dilma encampado por Eduardo Campos – a juventude presente num debate citava os acontecimentos de Fukushima e convocava uma manifestação contrária à obra por torpedos e WhatsApp.

Esses dias, num momento de formação com a juventude do meio rural de Casa Nova e Remanso, Bahia, chamava a atenção que todos sabiam ler e escrever, todos tinham celulares, se comunicavam através das redes sociais, elaboraram um site para registrar seus avanços. Mesmo morando no meio rural, pelo menos a metade tinha acesso diário à internet.

Há poucos tempos atrás seus pais nem sequer sabiam ler. Todas nossas reuniões de formação eram feitas por técnicas de oralidade, como cordéis e músicas facilmente aprendíveis. Eles já tinham sim uma leitura de mundo, mas não tinham a leitura da palavra.

Sim, nessa última grande estiagem, não houve mortalidade humana, nem mesmo a infantil.

Então, o mundo daqui anda bem informado ultimamente. O povo do Semiárido tem razões objetivas para fazer suas escolhas. Parece que o único desinformado é o próprio FHC.

Aliás, depois de uma afirmação como essa, como Aécio ainda poderá pedir os votos dos nordestinos?

Roberto Malvezzi, Gogó
Equipe CPP/CPT do São Francisco. Músico. Filósofo e Teólogo
Fonte: Adital

IFPE abre inscrições para vestibular em Paulista

Os moradores do Paulista que concluíram ou estão finalizando o ensino médio têm uma ótima oportunidade para se capacitar profissionalmente. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza desta quarta-feira (1.º) até o próximo dia 20 de outubro as inscrições para o vestibular 2015. A unidade do município do Paulista está oferecendo 144 vagas para os cursos de Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Administração. As pessoas inscritas na seleção vão se submeter a provas de português, matemática, física, química, história e geografia, no dia 23 de novembro. As inscrições, que custam R$ 20,00, são feitas pelo site da instituição no www.ifpe.edu.br.

Os dois cursos serão distribuídos em quatro turmas com 36 alunos cada uma. As aulas vão ser ministradas nos turnos da manhã e tarde. No primeiro horário, os estudantes assistem aulas das 7h15 ao meio-dia. Quem for aprovado para o segundo turno vai estudar das 13h15 às 18h. O primeiro semestre tem início em março de 2015 e os cursos duram 18 meses.

As pessoas aprovadas no certame vão estudar nas instalações provisórias do campus do IFPE, na Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP). O imóvel fica na PE-15, na Vila Torres Galvão.

Paralelamente, um campus será construído pelo IFPE num terreno de 3,5 hectares, situado na Avenida Brasil, em Maranguape I, disponibilizado pela Prefeitura do Paulista. A expectativa é de que a estrutura fique pronta em até 36 meses.

AULA INAUGURAL – Os candidatos aprovados no último vestibular promovido pelo IFPE participam de uma aula inaugural, na FASUP, no próximo dia 16 de outubro. Já o semestre letivo começa no dia 20 do mesmo mês.

Vagas em cursos de Auxiliar Administrativo e de Recursos Humanos em Paulista

A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista abriu nesta segunda-feira (06.10) inscrições para cursos profissionalizantes. Ao todo, 50 vagas estão sendo disponibilizada nas áreas de Aux. Administrativo (25) e Aux. de Recursos Humanos. A iniciativa, que é fruto de parceria com o SENAC, faz parte das metas estabelecidas pela atual gestão municipal.

Para participar, os interessados, que devem ter idade mínima de 16 anos, terá de se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social IV e V, munido de cópia do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. As oportunidades estão disponíveis aos moradores do Paulista até o preenchimento total das vagas. Por se tratar de vagas do sistema PSG não há ajuda de custo para os participantes.

As aulas, que têm início ainda neste mês, serão ministradas por professores do Senac. Os cursos terão duração de três meses, sendo ministrado em dois locais distintos: Centro de Formação e Qualificação Profissional (Av. Agamenon Magalhães, nº 22, Engenho Maranguape) e no Polinho (Rua 75, s/n, Maranguape I).

Você sabia que idosos têm direito à gratuidade no transporte interestadual?


Você sabia que idosos têm direito à gratuidade no transporte interestadual? A Lei n. 10.741/2003 também prevê “desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos”. Saiba mais sobre esse e outros direitos no Estatuto do Idoso: http://bit.ly/1eNxxn3.

NOVOS CURSOS DO PRONATEC EM PARCERIA COM O SESTE/SENAT/SENAI


1 - Auxiliar Administrativo - N

Auxiliar Administrativo (160 horas)
Idade Mínima: 16 anos
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação

LOCAL: Escola Monsenhor Fabrício
Endereço: AV. ANTONIO DA COSTA AZEVEDO, SN - Peixinhos - Olinda - PE - CEP: 53300-390
INSCRIÇÕES: NOS CRAS
Período de inscrição: 18/09 a 16/10/14
Início do Curso Previsto para: 27/10/14

2- Almoxarife - T

Almoxarife (160 horas)
Idade Mínima: 18 anos
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto

Programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

LOCAL: Escola Guedes Alcoforado
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 838 - Varadouro - Olinda - PE - CEP: 53.020-310
INSCRIÇÕES: NOS CRAS
Período de inscrição: 18/09 a 16/10/14
Início do Curso Previsto para: 27/10/14

Curso Ofertado pelo SENAI de Paulista

Turma: Padeiro - T
Horário: 13h às 17h
Local do Curso: SENAI de Paulista - Arthur Lundring - II
Total de Vagas: 20
Período de inscrição: 04 a 12/09/14
Local da Inscrição: Nos CRAS
Curso Padeiro: (200 horas)

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
Resumo do Curso: Elabora produtos de panificação, realizando o preparo de massas, coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho.


PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 
Secretaria de Desenv. Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda 
Av. Pres. Getúlio Vargas, 536, Bairro Novo, Olinda-PE. CEP: 53030-010 
Fone: 3494.7084  Fone: (81)3429-6777 Ramal: 207  Fax: (81)3429-6900 
E-mail: pronatec.mds@olinda.pe.gov.br​ / pronatec.olinda@gmail.com

Supermercado Extra oferece vagas de trabalho em Candeias

A rede de supermercados Extra está com cerca de 100 vagas abertas em diversas áreas operacionais. 

As oportunidades surgiram a partir da abertura de uma nova loja da empresa no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Os interessados devem comparecer entre os dias 6 e 10 de outubro na Agência do Trabalho, localizada na Rua da Aurora, nº 425, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, das 7h as 17h. É necessário apresentar identidade, CPF, Carteira de Trabalho e o currículo informando a vaga desejada.

As oportunidades são voltadas para as áreas operacionais de supermercado – caixa, mercearia, bazar, frutas, legumes e verduras (FLV), frios, carnes, recepção de mercadorias, administrativo, balconistas (frios, padaria, carnes, lanchonete), empacotadores, fiscais de caixa e fiscais de prevenção de perdas, cartazista –, para auxiliares nas áreas de padaria, açougue e para cargos técnicos, como padeiro, confeiteiro, açougueiro, além de oportunidades para cargos de liderança das áreas citadas.

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e ter, no mínimo, ensino médio para a maior parte dos cargos ofertados. O Extra oferece ainda, vagas para pessoas com deficiência, não sendo necessária experiência. Além do salário base é oferecido um pacote de benefícios

SEGUNDAS DIDÁTICAS

Se liga aí, mané!

3. Critérios de anulação. A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

• Fuga total ao tema;
[Leia-se: Tema sobre os limites entre o público e privado e você falar sobre diferença de instituições públicas e privadas. Ou sobre cachorro quente]
• Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
[Poemas, cartinhas, bilhetes, etc.]
• Texto com até 7 (sete) linhas;
[Massa. Escreva 8 que sua redação será avaliada. Mas espera alguma nota decente com essas linhas?]
• Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
[¬¬']
[Obs.: No ano da redação do miojo e do hino do Palmeiras, ainda não se anulava redações com uma parte propositalmente desconexa. Essa decisão foi no ano seguinte.]
• Desrespeito aos direitos humanos; e folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
[¬¬' ¬¬']

IMPORTANTE!

I. Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas, valendo somente as que foram produzidas pelo autor do texto.

II. Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível não poderá ser avaliada.

Abraços
Diogo Xavier





Faculdade Boa Viagem promove aulão gratuito na próxima quarta-feira

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Faculdade Boa Viagem promove na próxima quarta-feira (08), a segunda edição do Papo Cabeça, um aulão gratuito que será realizado no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco.

O evento acontecerá das 13 às 18h e este ano os professores Pedro Simas (História), Fernandinho (Biologia), Roberto Falcão (Redação) e Marivaldo Rosas (Física) comandarão o encontro. Junto com eles, os alunos irão discutir e resolver questões do Enem.

O Papo Cabeça contará também com a aula show do professor de matemática paulista Alex Siqueira, integrante do grupo Superliga de Professores, e que possui grande experiência em preparatórios pré-vestibular e elaboração de apostilas de estudo.

As inscrições já podem ser feitas através do e-mail marketing@fbv.edu.br. Mais informações pelo telefone (81) 3081.4424.


OPORTUNIDADES DE EMPREGO


SUB-GERENTE OPERATIVO

Sexo: Preferência Feminino
Idade: Mínimo de 26 anos
Experiência: Em liderança de equipes em redes varejistas e fast food
Formação Acadêmica: 2º Grau Completo. Preferível com formação acadêmica/Teconólogo completo ou em curso em áreas afins.
Informática: Intermediário Pacote Office, principalmente em Excel.

Descrição das atividades: Controle das áreas operacionais, qualidade, padronização, relatórios de requisição de insumos; Controla e revisa a limpeza e manutenção dos equipamentos e utensílios; Controla as normas do PESPS e vigilância Sanitária; Treinamento dos novos colaboradores; Análise de promoção, cortesias e preços; Delega ao supervisor operativo tarefas diárias; Conhecimento dos produtos oferecidos pelo cinema: Alimentos, bebidas, sinopse de filmes.

Horário: Fechamento
Escala: 6x1 e 1 domingo no mês
Salário: R$ 1.477,94
Benefícios: Plano de Saúde + VA (R$14,00) + VT + Plano Odontológico (participativo) + Seguro de Vida + Cortesias de cinema 

O e-mail para encaminhar os currículos é 027rh@cinepolis.com

OPERADOR DE TELEMARKETING

Atribuições: Atuará com atendimento telefônico ao cliente, dentre outras atividades.

REQUISITOS:
Escolaridade: 2º grau completo. 
A partir 18 anos
Não é necessário ter experiência
Desejável conhecimento no Pacote Office

OFERECEMOS:
Salário: 724,00 + benefícios. 

Seleção presencial: Ligar nos telefones para marcar entrevista 3038-1948/3038-1945

CRIAÇÃO DESIGN

DE SEGUNDA A SEXTA -FEIRA
COM EXPERIENCIA  EM AGENCIAS DE PUBLICIDADES
TER UM PORTFÓLIO DE CRIAÇÃO E UM DIFERENCIAL

EMAIL PARA CURRICULIM: flavialeao@luizacora.com.br

CAIXA DE LANCHONETE

DE SEGUNDA A SEXTA -FEIRA 14HS AS 23:00
COM EXPERIENCIA.

EMAIL PARA CURRICULIM: flavialeao@luizacora.com.br

TI - TÉCNICO DE INFORMÁTICA

Com experiencia comprovada em instalação e manutenção de rede, e de computadores.
Preferencialmente com conhecimento do sistema SOC.

Horário de Trabalho: de Segunda à Sexta
Preferência para quem Residir próximo a Boa Viagem

Encaminhar currículo para: vagasstethos@gmail.com

SECRETÁRIA/RECEPÇÃO

Atividades: Necessário experiência com recepção, atendimento, agendamento e remarcação de consultas. Conhecimento no pacote Office e desejável experiência com atendimento em clínicas.

Salário: À combina
Benefícios: V.R – 8,00 ao dia + (V.T)
Horário de Trabalho: Seg a Qui das (08h as 19h) e Sexta das (08h as 18h)

Interessados encaminhar currículo para: marina.barkokebas@hotmail.com

ENTREVISTADOR DE MÍDIA
(ATIVIDADES EXTERNAS).

Salário: R$ 804,00 + Vale Alimentação ( Valor de 26,00 por dia) + Vale transporte + Produtividade ( Remuneração Variável) + Assistência Médica + Assistência Odontológica + Vale água.

Pré-requisitos:
- Disponibilidade de trabalhar na escala de 6x2.
- Segundo grau completo;
- Disponibilidade para atividades no final de semana;
- Não ter problemas em trabalhar com metas;
- identificação com atividades externas;
- Disponibilidade para Viagens (19 A 22 DIAS - Região Metropolitana do Recife, Interior de PE,  e outros estado de acordo com a necessidade da empresa).

Principais atividades:
- Abordagem nas residências para realizações de pesquisas;
- Entrevistas de mídia;
- Abordagens externas;
- Pesquisas com temas variados

Os interessados deverão comparecer na Kelly Services ( Av. Domingos Ferreira, nº801 – Empresarial Artesina Fiori – Boa Viagem  - Sala 106 ( térreo).  Ponto de Referência 1º empresarial após o Ibis Hotel), as 14h da Tarde (SEGUNDA FEIRA)  (dia 06/10/2014), com caneta e currículo em mãos.

ASSISTENTE TÉCNICO DE TELEVISORES

Pré-Requisitos:
- Formação Técnica em andamento ou concluída ( ELETRÔNICA, ELETROTÉCNICA OU AFINS);
- Ter habilitação B;
- Disponibilidade para o horário de 08h as 18h;
- Ter experiência com Reparos de Televisores;
- É imprescindível que o candidato tenha o conhecimento técnico e pratico com reparos de televisores desde os de tubos aos mas tradicionais.

Principais Atribuições:
- Avaliação de danos em Televisores;
- Manutenção Preventiva e Corretiva;
- Visita a Clientes ( esporadicamente);

Os interessados deverão encaminhar  os currículos urgente para: selecao.recife@kellyservices.com  com o título da vaga no assunto  ( ASSISTENTE TÉCNICO DE TELEVISORES).

AUX. DE COZINHA / ATENDENTE DE RESTAURANTE

Rede de restaurantes contrata:
Auxiliar de cozinha e Atendente de restaurante

Salário:
R$ 793,80 + Comissão + VT + Alimentação no local
Ter disponibilidade total de horário. Morar nas proximidades do Paiva, Barra de jangada, Candeias, Piedade, Pontezinha, Cabo, Enseada, Gaibu e Pontes dos Carvalhos.

Os interessados favor enviar o currículo para recursoshumanos.recife@gmail.com com o assunto da vaga.

ATENDENTE DE VENDAS

FEMININO.
CIDADE: PAULISTA

A Credimóveis Novolar, empresa atuante na área varejista, seleciona ATENDENTE DE VENDAS – Feminino.

Os candidatos devem ter ensino médio, disponibilidade de horário, conhecimento básico de informática e experiência anterior na área, idade superior a 18 anos e residir em PAULISTA-PE

A empresa oferece vale-transporte, salário comissionado, ajuda a alimentação.

As candidatas devem entregar o currículo nas mãos do gerente Helio, na rua Siqueira Campos, 571 Centro Paulista-PE


NOVA LOJA DA CREDIMOVEIS EM RIBEIRÃO – PE

A Credimóveis Novolar, empresa atuante na área varejista de móveis e eletrodomésticos, inicia processo de seleção para a sua nova loja em RIBEIRÃO-PE

Os candidatos devem ter ensino médio, disponibilidade de horário, conhecimento básico de informática e experiência anterior comprovada em um dos cargos: ATENDENTE DE VENDAS, OPERADORA DE CAIXA, CREDIÁRIO, E MONTADOR DE MÓVEIS. Os candidatos devem residir em Ribeirão - PE ou próximo, e ter idade superior a 18 anos.

Os candidatos interessados podem deixar o currículo na loja COMAGRI MATERIAL DE CONSTRUCAO - Rua Barão de Serinhaem, 204 - centro, Ribeirão, PE. Procurar a senhora Lourdes – informar que é para a seleção da Credimóveis

Ou enviar o seu currículo por e-mail para viviane@credimoveisltda.com.br

APLICADOR DE PELÍCULA AUTOMOTIVA

Experiência no cargo
Ensino médio completo

Salário: R$ 1.200,00
Horário: segunda a sexta das 8 as 18h e sábado das 8 as 12h

Enviar currículo para rosele.asfora@gmail.com

ENCARREGADO DE LIMPEZA

Ter atuado no cargo
Ensino médio completo
Vivência em controle de ponto, controle de faltas, distribuição de material p/ a equipe

Horário: segunda a sexta 8 as 18h e sábado 8 as 12h
Salário: R$ 950,00 + 60,00 de cesta básica + VT + assist médica e odontológica

Enviar currículo para rosele.asfora@gmail.com

Racismo ou Injúria Racial?


Sabia que injúria racial e racismo são crimes distintos? Veja a Lei n. 7.716/1989, que dispõe sobre crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor (http://bit.ly/19Z6EfM) e o Código Penal Brasileiro (http://bit.ly/1dqm1Rx).