PREFEITO ANUNCIA QUE GUARDA MUNICIPAL TRABALHARÁ ARMADA


Em matéria publicada na última quarta-feira (17), Lupércio informou que dentro de suas políticas voltadas à segurança, houve a compra e disponibilização de novos equipamentos para o trabalho da Guarda Municipal, dentre essas aquisições terão armamentos. Ou seja, de acordo com o chefe do executivo municipal, os(as) agentes da GMO trabalharão armados. 

A notícia circulou pela cidade, causando euforia em alguns setores, que entendem a necessidade de uma política armamentista, sobretudo para a Guarda Municipal, visando inibir e/ou reduzir a violência e a criminalidade. Como também preocupação com o fato, principalmente para aqueles que enxergam com ressalvas essa municipalização das políticas de segurança pública. 

O conselheiro de Direitos Humanos do estado, Jean Pierre avaliou o fato com preocupação e se posicionou contrário à medida apresentada pela prefeitura. Para ele, inexiste resultados sólidos de estudos que possam apresentar eficácia com esse tipo de ação do poder municipal. E a questão da segurança pública é de obrigação das políticas estaduais, salientou. 

Para Roberto Santana, que atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Olinda, a situação é complexa e exige planejamento, uma vez que a GMO de fato, joga um papel importante, sobretudo ajudando na ação do Conselho Tutelar, quando em determinadas ocorrências, a polícia militar não pode comparecer. 

“Com a GMO armada, essa segurança pode aumentar, principalmente no combate e enfrentamento àqueles que violam os direitos das crianças e adolescentes no município”, salientou Roberto. 

Já Edvan Silva, que é subinspetor e ouvidor da Guarda Municipal de Olinda, explica que, embora tenham comprado os armamentos, ainda existe um período para que sejam disponibilizados ao serviço, não seria tão rápido. A prefeitura vai montar um planejamento para o uso das armas, providenciar curso de tiro, testes psicológicos, adquirir munições, fazer convênio com a polícia federal, dentre outras providências. O fato de trabalhar portando uma arma de fogo não é tão simples, requer responsabilidade, sobretudo para a nossa defesa e a proteção do cidadão. 

“Acho importante e gosto da ideia, pois a sensação de inutilidade em muitas situações é muito ruim. Claro que como instrumento de defesa, para o serviço não mais do que isso. Caso contrário entramos no espaço da policia militar e civil”, salientou Edvan. 

E você, qual a sua opinião sobre esse debate?

10 comentários:

LINDENBERG disse...

Mais um mecanismo para proteger seus (as) munícipes. As midias deveriam rever suas posições referente a treinamentos e armar as GCMs

Unknown disse...

Não existe segurança pública sem armamento, a arma é um instrumento de trabalho do profissional de segurança pública. E quem fala que segurança pública é dever do ESTADO, verifique que esse estado são os entes federativos, União, Estados e Municípios. Outro item muito interessante é que esses profissionais Guardas Municipais, antes de portar tal instrumento, será treinado e capacitado pela Prefeitura junto a Polícia Federal, não será nada a troco de caixa.

Fábio disse...

O armamento para um profissional de segurança pública é um dos EPIs, como assim é um bisturi para um médico. Segurança pública não se faz desarmado, isso é fato. Saúde é municipalizada, educação é municipalizada, trânsito é municipalizado, e por que a segurança não é, por que é competência só do estado? Será que existe algum lobe nessa questão?

Jardim de Epicuro disse...

Acerta o prefeito. Agora é a sociedade exigir excelência em treinamento. Outra polícia a ser lembrada por equívocos não serve a ninguém.

Informe Azul Marinho disse...

Segurança Pública no Brasil não tem como ser desarmada, pois ai é viver num conti de fadas. Claro que além da arma de fogo os agentes também devem ter equipamentos de menor potencial ofensivo e de proteção. E se o prefeito de Olinda quiser fornecemos dados que a Guarda Municipal armada e atuante ajuda sim a melhorar os índices de violência e sensação de segurança pela população, agora além de armar a Guarda Municipal, tem que fazer a mesma trabalhar bem organizada, com planejamento estratégico e direcionamento de suas ações, que assim com certeza trará resultados positivos. E o armamento é algo obrigatório que o município tem que fornecer aos guardas municipais juntamente com os demais equipamentos de proteção e menor potencial ofensivo, pois o Poder Público Municipal como empregador tem a responsabilidade juridica da segurança de todos os seus funcionários públicos, inclusive deve fornecer estrutura e equipamentos adequados e necessários para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional ligada ao serviço público como a atividade de guarda municipal, e que neste caso inclusive é um serviço essencial que não pode parar, que é reconhecida pelo STF como atividade de segurança pública, que também conforme Lei Federal 13.979/20 é essencial para a manutenção da ordem pública e enfrentamento ao covid-19. Então como os guardas municipais vão resguardar a sua integridade física e suas vidas se não possuem equipamentos que lhe promovam sua segurança? Como esses guardas municipais vão poder estar diante de marginais armados só com uma tonfa? Os guardas municipais não são super heróis que param balas no peito e no dente, nem sequer tem sete vidas, eles também são trabalhadores, e necessitam de equipamentos para promover a sua proteção, sua integridade, resguardar suas vidas para que esses possam ter o direito de retornar suas casas com segurança e com vida após o término do seu trabalho como todos os demais trabalhadores, e pra isso é necessário ter armas de fogo também para poder promover a segurança tanto dos próprios agentes como da população

Fellype disse...

Não se faz segurança se não tem meios de garantir a sua própria segurança.

A polícia militar está sobrecarregada demais .

A Guarda trabalhando no combate a pequenos delitos e flagrantes , libera a polícia militar para atuar nua área mais enérgica que seria o combate ao tráfico de drogas e crime organizado.

Anônimo disse...

Concordo com vc inspetor Edivan, mas por sermos da mesma corporação vc entende que a responsabilidade e a eficácia de portar uma arma não está só no status, ela.tem.que vir acompanhada com uma legislação que dê suporte de segurança ao guarda e seus familiares, assim como, uma seleção de pessoas capacitadas tanto física como.psicologica no manuseio dessa nova ferramenta de trabalho. O prefeito no afã de querer ver a sua guarda armada coloca a responsabilidade pra pessoas não capacitadas na formação e estruturação dessa nova medida adotada pelo mesmo, isso requer estudo e participação de órgãos competente no assunto.

Edivam Silva. disse...

Com certeza, deve-se acompanhado dessa ferramentas sim.lembrando que as exigencia em carga horaria de curso e de tiro por exemplo sao maiores que o exigido hoje para um policia.

Edivam Silva. disse...

Com certeza, deve-se acompanhado dessa ferramentas sim.lembrando que as exigencia em carga horaria de curso e de tiro por exemplo sao maiores que o exigido hoje para um policia.

Unknown disse...

A guarda tem, mesmo sim de ser armada,para proteger a comunidade,e dá apoio as forças policial. Trabalhando em conjunto.