UNACOMO/PE FARÁ UM BAZAR VISANDO ARRECADAR RECURSOS PARA SUA SEDE

Por Diário de Olinda
A União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda/Pernambuco (Unacomo/PE) entidade fundada em 1988, e que congrega o conjunto de organizações comunitárias, fará no próximo sábado (15), um bazar, visando arrecadar recursos para recuperar sua sede, localizada em Bairro Novo.

A Unacomo/PE tem uma atuação política na cidade bastante dinâmica. Sua diretoria, que representa o conjunto de organizações populares estão sempre atuando nas conferência de políticas públicas, nos conselhos participativos, bem como nas lutas comunitárias e nas mobilizações mais gerais dos movimentos sociais.

A entidade já executou diversos projetos na cidade, como cine-clubes, capacitação das entidades comunitárias, projeto Segundo Tempo, além das diversas eleições de Associações e Conselhos de Moradores, por toda região metropolitana, sendo referência política em vários espaços.

Contudo, com o passar dos anos, a sede da Unacomo/PE, por questões de segurança, foi desativada, por não ter condições de receber as atividades da diretoria, pela falta de estrutura.

E para tentar recuperar a entidade, a diretoria da Unacomo/PE, amanhã, 15 de novembro, às 10h, fará na frente da sua sede, um bazar solidário, para arrecadar recursos.

UNACOMO/PE: O METRÔ PERTENCE AO POVO E NÃO AOS EMPRESÁRIOS!

 


#UnacomoPE #MovimentosSociais 

Desde a última segunda-feira (03), que a população da região metropolitana do Recife tem sentido na pele as dificuldades em se locomover por conta da greve dos metroviários. As paradas de ônibus e os terminais de passageiro superlotaram e muita gente não conseguiu chegar ao seu destino no tempo habitual. E tudo isso só tem um responsável, o mercado.

Enquanto muitos veículos de imprensa querem culpabilizar os metroviários e metroviárias por esses transtornos, o que se passa por trás dessa história, nada mais é que o interesse em privatizar o metrô do Recife, e fazendo surgir mais um mercado rentável para os empresários, assim como acontece nos ônibus da RMR.

No entanto, a greve feita pelos aguerridos metroviários, liderada pelo presidente do Sindimetro/PE, Luiz Soares, tem feito a população pensar sobre os males dessa privatização que está em curso.

Uma prova disso foi a tentativa da PM/PE, a serviço das elites e do governo Raquel Lyra (PSD), tentar intimidar e ameaçar prender o presidente do sindicato só pelo fato do movimento ser contra a privatização.

E frente a isso, a direção da Unacomo/PE, junto com a Conam, se solidariza com a luta dos metroviários e metroviárias, e soma-se ao Sindmetro/PE nessa importante resistência à privatização!

Pernambuco precisa ter um transporte público, de qualidade e com tarifa zero, e não um sistema de mobilidade dominado pela lógica empresarial! A privatização não nos servirá! O metrô é do povo!

UNACOMO/PE REÚNE DIRETORIA PARA DEBATER SOBRE OS RUMOS DAS LUTAS COMUNITÁRIAS EM OLINDA

#UnacomoPE #Olinda #Pernambuco #MovimentosSociais #MovimentosComunitários

No último sábado (04) a diretoria da Unacomo/PE reuniu-se em torno de sua sede, na intenção de dar continuidades as ações programadas no seu planejamento estratégico, bem como, tratar sobre questões referentes as lutas populares e aos movimentos sociais em Olinda e Região Metropolitana.

Na ocasião, a diretoria também avaliou sobre a presença e atuação das(os) diretoras(es) da entidade, no conjunto de conferências (municipais, estaduais e nacionais).

Soma-se a isso a discussão promovida pelos presentes acerca da relevância da Conferência Municipal de Saúde de Olinda e do papel da Unacomo/PE e suas entidades filiadas nesse espaço de discussão.

Por fim, a diretoria avançou nas demais agendas politicas da entidade, construindo novas agendas, principalmente no que diz respeito as mobilizações dos movimentos comunitários e das lutas populares.





UNACOMO/PE PARTICIPA DO 31° GRITO DOS EXCLUÍDOS




#MovimentosSociais #Olinda #Pernambuco #MovimentosComunitários 

No último domingo (07), feriado da independência, a diretoria da Unacomo/PE participou do 31° Grito dos Excluídos, que reuniu o conjunto dos movimentos sociais, bem como sindicatos e partidos políticos, e tomou, com muita alegria, as ruas do centro do Recife, defendendo as diversas bandeiras do povo brasileiro.

E por todo percurso, a diretoria da Unacomo/PE uniu-se aos demais movimentos comunitários do estado, e junto a Conam, participaram até o fim da manifestação.

"O Grito dos Excluídos já se consolidou na agenda dos movimentos sociais em todo país. Aqui em Pernambuco, conclamos todas as forças democráticas e progressistas, em torno de bandeiras como o fim da escala 6x1, pela moradia popular e sobretudo por justiça social. Avaliou Cristina Santiago, presidenta da Unacomo/PE.






UNACOMO/PE: PRESERVAR O SÍTIO HISTÓRICO E CUIDAR NO NOSSO POVO!

#UnacomoPE #Olinda #Pernambuco #Patrimônio #MovimentosSociais

A União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda/PE, por meio de sua diretoria recebeu com muita preocupação a nota emitida pela Sodeca, expressando repúdio ao atual quadro de preservação do Sítio Histórico da cidade, sobretudo na Cidade Alta.

Já não é “grandes novidades” que o sítio histórico de Olinda tenha sido negligenciado pelas autoridades públicas, municipal e estadual. A área só recebe a razoável atenção nos contextos de festas carnavalescas ou quando sedia algum evento de maior expressão artística. 

Contudo, quando essas festividades acabam, o que resta aos moradores e frequentadores do sítio histórico é, principalmente, a sensação de insegurança.

As ruas ficam desertas, o perigo é logo perceptível (e sentido), seja por meio dos assaltos, furtos e arrombamentos.

A preservação das ruas casarios também têm sido preteridas, transformando uma território que mundialmente é conhecido por sua beleza, em ruas perigosas e sem manutenção.

Enquanto entidade que congrega o conjunto de movimentos de bairros, a Unacomo/PE se soma aos anseios e as críticas feitas pela Sodeca, exigindo que as devidas providências sejam tomadas pelo Poder Público, para que Olinda não pereça pelo abandono e omissão.

DIRETORIA DA UNACOMO/PE REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E CONSTRÓI CALENDÁRIO DE LUTAS


#UnacomoPE #MovimentosSociais #Olinda #Pernambuco #MovimentosComunitários

No último final de semana, a diretoria da Unacomo/PE organizaou uma reunião para a construção de um planejamento estratégico em torno das lutas protagonizadas pela entidade, junto as suas organizações filiadas.

Na ocasião, os presentes elaboraram um organograma geral do planejamento construído e assim, organizar melhor as ações da Unacomo/PE para os próximos meses.

UNACOMO/PE RECEBE A SECRETÁRIA ANDREA GALDINO E TRATA SOBRE REQUALIFICAÇÃO DA SEDE




#UnacomoPE #MovimentoComunitário #Olinda

Na manhã desta segunda-feira, dia 04 de agosto, recebemos na sede da Unacomo/PE, a visita técnica da secretária de desenvolvimento social e direitos humanos de Olinda, Andrea Galdino, com vistas a conhecer o espaço e mediar pleito de requalificação, tendo da sede como equipamento público de lazer para crianças e moradores do entorno e a necessidade de termos o retorno das atividades administrativas, atendimentos presenciais e acolhimento das entidades filiadas no local.

O momento foi de troca de informações e pensamentos em prol do coletivo, com o objetivo de unir laços no interesse de promover políticas públicas eficazes para o a cidade, sobretudo, por meio das vozes e das pautas apresentadas pelos movimentos comunitários de nossa Marim dos Caetés.

NOTA DE REPÚDIO DA UNACOMO/PE À PROPOSTA DE CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO À JAIR BOLSONARO

A União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda/Pernambuco, vem por meio desta apresentar o seu repúdio a proposta de concessão de título de Cidadão Olindense ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a ser votado na próxima terça-feira, na Câmara de Vereadores de Olinda.

Entendemos, em primeiro lugar, que esta honraria deve ser concedida à figuras que tenham alguma relação com o estado ou o município e serviços prestados a nossa cidade, o que não se aplica ao ex-presidente.

Durante o governo de Bolsonaro o país viveu uma grave crise econômica com a carestia, o aumento da extrema pobreza e a desestruturação dos programas sociais que em outros momentos ampliaram as oportunidades da classe trabalhadora ter acesso a uma vida melhor. 

Além disso a pandemia da COVID-19 foi praticamente ignorada pelo governo Bolsonaro, que estimulava a não imunização, não destinou os recursos necessários para o seu enfrentamento e se manteve completamente omisso mediante ao crescimento do número de mortos, atitudes que resultaram em mais de 700 mil vítimas, muitos destes cidadãos e cidadãs olindenses.

Por fim achamos inadmissível conceder qualquer tipo de homenagem na casa do povo olindense a alguém que orquestrou um golpe de Estado para destruir a Democracia brasileira e assassinar o então presidente eleito, seu vice o um Ministro do Supremo Tribunal Federal. Crimes graves que a cada dia se mostram mais evidentes e que devem culminar na prisão de Bolsonaro.

Somos uma cidade de vanguarda, berço da república e de uma vasta história progressista e de defesa da democracia. Carregamos o legado de Fernando Santa Cruz, lutador do povo que foi assassinado pela ditadura militar, o período mais nefasto de nossa história e amplamente defendido por Bolsonaro. Olinda não se curvará nem referenciará quem ataca a democracia construída com sangue e lágrimas de heroínas e heróis deste país. 

Aos golpistas não cabe nem a anistia nem homenagens e sim a prisão.

Olinda, 07 de abril de 2025

Diretoria da UNACOMO/PE