CURSOS GRATUITOS


PROJOVEM OLINDA OFERECE 750 VAGAS. INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

A Secretaria de Educação de Olinda está com inscrições abertas para o programa ProJovem Urbano. São oferecidas 750 vagas, distribuídas nas áreas de turismo, serviços pessoais e administração. Podem se inscrever jovens com idades entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental (8ª série ou 9º ano). A previsão é que as aulas sejam iniciadas em setembro.

O Projovem Urbano é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os municípios. Oferece aos alunos a possibilidade de conclusão do ensino fundamental, com formação profissional. A duração é de 18 meses e durante este período os participantes receberão auxílio mensal de R$ 100. Para se inscrever é necessário levar a documentação exigida no ato da matrícula: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar.

Para este ano, as áreas disponíveis são as de Administração (Arquivador, Almoxarife, Office-Boy/Office-Girl e Auxiliar Administrativo); Turismo e Hospitalidade (Organizador de Eventos, Cumim/Auxiliar de Garçon, Recepcionista de Hotéis e Monitor de Turismo Local) e Serviços Pessoais (Manicura/Pedicura, Depilador, Cabeleireiro e Maquiador).
Locais de realização das matrículas

Escola Municipal Antônio Correia – Rua Tijuca nº 892 - Alto Jardim Conquista.
Escola Municipal Ministro Marcos Freire – Avenida Pirâmide, s/n - Alto do Sol Nascente.
Escola Municipal Lar Espírita Bezerra de Menezes – Avenida Governador Agamenon Magalhães nº 29 - Vila Popular.
Escola Municipal Rotary – Rua Jerônimo de Albuquerque, s/n - Varadouro.
Escola Municipal Izabel Burity – Avenida Brasil, s/n - II Etapa de Rio Doce.
Escola Municipal Pró-Menor – Rua C-06 nº 14 - I Etapa de Rio Doce.
Escola Municipal Coronel José Domingos – Rua Dracema, Quadra E 09, s/n - Ouro Preto.
Escola Municipal Izaulina de Castro – Quadra C 14, s/n - Ouro Preto.
Escola Municipal  Nossa Senhora de Lourdes – Rua Alto do Comber nº 126 - Alto do Cajueiro - Águas Compridas.


OPORTUNIDADES DE CURSOS GRATUITOS

O Instituto Shopping Recife, em parceria com o Senac, está inscrevendo jovens entre 14 a 23 anos em cursos profissionalizantes. Para mais informações entrar em contato através do telefone é 3464.6885.


350 VAGAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Estão abertas as pré-inscrições para 11 cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Podem participar dos cursos os beneficiários da Assistência Social, do Bolsa Família, do  Benefício de Proteção Continuada e pessoas em situação de desamparo e/ou risco social de Caruaru, no Agreste.

Entre as opções estão vagas para depiladora (20), auxiliar de cozinha (20), montador e reparador de computadores (16), recepcionista (25), técnicos de contabilidade (70) e transações imobiliárias (30), operador de computador (30), costureiro (60), cabeleireiro assistente (40), operador de teleatendimento (25) e técnico em eletrotécnica (22).

Os interessados devem realizar duas etapas para efetuar a matrícula. A primeira é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social mais próximo à residência, com os seguintes documentos: original e xerox do RG, CPF, comprovante de residência e do cartão do Bolsa-família ou Número de Identificação Social, o NIS. Depois dessa etapa, é necessário que o inscrito se dirija ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, se a escolha do curso for para técnico em eletrotécnica, ou ir ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac, caso a matrícula seja para qualquer outra opção.


SESC OFERECE CURSOS PREPARATÓRIOS PARA ENEM E EJA

Até a quarta-feira da próxima semana, dia 31 de julho, as unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Pernambuco estarão inscrevendo os interessados em participar dos cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O Sesc de Santa Rita e de Santo Amaro estão formando turmas para o preparatório do Enem e para o EJA. As aulas têm início em agosto e as inscrições devem ser feitas no posto de atendimento dessas unidades. Já o Sesc de Casa Amarela oferece apenas turmas do EJA. Para se cadastrar é preciso levar cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, histórico escolar original, foto 3×4 atualizada e uma resma de papel A4. 



Nenhum comentário: