Cerca de 60 organizações e movimentos sociais participam,da audiência pública
Após discussões entre deputados, foi suspensa, na manhã desta quinta-feira (25), a audiência sobre o Pacto pela Vida na Assembleia Legislativa de Pernambuco, na área Central do Recife. Cerca de 60 organizações e movimentos sociais participavam da reunião, convocada pela oposição, desde as 10h. Mais cedo, os movimentos realizaram um ato e levaram ao local cem cruzes para representar as 2.037 mortes que ocorreram, nos últimos 4 meses, em Pernambuco.
“Nós lamentamos, mas não vamos encerrar esse debate. Vamos convocar nova audiência pública. Encerrou a sessão. Mas não vamos aceitar”, afirmou o líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PRB). Já o presidente da Comissão de Justiça e Direitos Humanos, Edilson Silva (PSOL) disse que “Pode ser que volte aqui, mas a Oposição só vai topar voltar se houver audiência mesmo e não golpe”.
"Hoje foi uma operação pra calar a oposição e a sociedade", disse o deputado Silvio Costa. Ele informou que, à tarde, será encaminhado ao presidente da casa, Guilherme Uchoa (PDT), um pedido para fazer uma nova audiência, em caráter urgente.
A audiência contou com a presença dos secretários Angelo Gioia (Defesa Social), Pedro Eurico (Justiça), o procurador-geral do Estado, César Caúla, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu, o comandante da Polícia Militar, Cel. Vanildo Neves, e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral. O sociólogo José Luiz Ratton, idealizador do Pacto pela Vida, também participaria da audiência, mas não foi visto pela reportagem.
Ao final da sessão o deputado Edilson Silva ainda fez um pequeno discurso para as pessoas que compareceram à audiência: "A sociedade quer participar, precisa estar junta, de mãos dadas. A segurança pública não vai ser resolvida só com o Governo, mas com a participação pública. O que vimos aqui foi um gesto de quem não está nem aí".
O deputado Silvio Costa Filho também deixou lamentou o ocorrido, “Não é só um desrespeito à bancada da oposição, mas ao povo de Pernambuco e aos movimentos sociais. Esse governo é arrogante, intransigente e está sendo investigado pela PF”.
Silvio Filho ainda afirmou que o governo deveria ter humildade em ouvir a sociedade sobre a segurança pública, "mas eles querem atropelar todos nós”. O deputado também criticou os deputados, que pedem voto aos eleitores, porém “na hora de chamar o povo pra debater eles tentam abafar uma audiência dessa”. “Não vamos aceitar que eles calem o povo de Pernambuco. Eles têm a máquina, jogam com malandragem e com um jogo pesado. Vamos para o enfrentamento e não vamos cair o jogo deles”, completou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário