CAI O NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO

Fonte: Internet/Rádio Jornal

Segundo a Secretaria de Defesa Social, tivemos em fevereiro uma redução no número de crimes violentos letais intencionais, em relação ao mesmo período no ano passado. A redução foi na ordem de 16,13%. Um número ainda tímido para o número de mortes no estado, mas ainda sim, uma notícia boa.

Segundo os dados da secretaria, 416 mortes foram registradas em fevereiro, 35 homicídios a menos que janeiro.

JOÃO PAULO E A HEGEMONIA DA PEQUENA POLÍTICA


Foto: Portal Leia Já
Sobre o título da nota, informo que peguei emprestado de um texto de Carlos Nelson Coutinho que trata sobre a teoria gramsciana.

Contudo, a provocação do título, aqui nesse contexto, se estabelece por lamentar a notícia que li no jornal, sobre o afastamento do ex-prefeito do Recife, João Paulo, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Tal lamento não aconteceria, se o afastamento do ex-prefeito se desse por meio de divergências de teor ideológico ou por motivações programáticas, porém, fiquei inquieto ao constatar que João Paulo se aparta de seu partido, devido, segundo a matéria lida, aos constantes ataques proferidos a sua imagem e história, alegando infidelidade ao PT, por grupos ligados a vereadora petista e pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes.

Avalio uma situação dessa com muito desânimo, pois vejo que a "pequena política", o pragmatismo e as coisas menores estão tomando espaço destacado nas discussões, em detrimento a questões mais amplas e importantes, sobretudo nessa quadra política que o país se encontra.

Cabe lembrar que em 2014, a própria Marília foi vítima de ataques a sua moral e imagem, inclusive com injúrias e frases ofensivas pintadas em alguns muros na cidade. Tudo por questões motivadas principalmente pelas disputas no interior do seu partido na época. Em 2016, a atual vereadora do Recife se filiou ao PT.

E hoje, em meio a uma rica discussão interna no PT Pernambuco, acerca da participação eleitoral no estado, ao invés dos grandes temas serem trazidos à baila para o debate militante, acontece o inverso, a opção ao expediente da pequena política de acusações e ataques (endereçados a João Paulo e ao senador Humberto Costa) ganha mais espaço, acarretando assim o afastamento do ex-prefeito às atividades partidárias.

Pois bem, espero que os dirigentes do PT consigam reverter essa situação, pois perder um quadro como João Paulo, de fato é algo muito ruim. Mas isso é coisa para a militância petista avaliar, fico aqui apenas nos meus "pitacos".

EM OLINDA, OUTDOOR COM BOLSONARO É HOSTILIZADO PELA POPULAÇÃO


Com agenda marcada em Olinda, o deputado federal e pré-candidato à presidência da república, Jair Bolsonaro (PSL/RJ) não está sendo visto com bons olhos por alguns munícipes. E uma das evidências dessa apatia pode ser percebida no próprio outdoor colocado na entrada da cidade, que foi hostilizado com rasuras e pinturas alusivas ao nazismo.

As imagens dos deputados, Luciano Bivar e Jair Bolsonaro, ambos do PSL, foram rasuradas e a cruz suástica foi desenhada no outdoor, como forma de protesto e reprovação aos posicionamentos políticos dos parlamentares, que defendem questões polêmicas, como por exemplo, a minimização do Estado, pena de morte, revogação do estatuto do desarmamento, redução da maioridade penal etc.

Atualmente, Bolsonaro se encontra em posição destacada nas pesquisas de intenção de voto, perdendo apenas para o ex-presidente Lula do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo informações divulgadas pelo seu partido, o deputado virá à Olinda no próximo dia 12, data que marca o aniversário da cidade.