CONFERÊNCIA METROPOLITANA DE TRANSPORTE SUSPENSA!!!


Por ampla maioria de votos, os delegados e delegadas da 3ª Conferência Metropolitana de Transportes resolveram suspender a continuidade do evento.

A sociedade civil, representada por usuários (as), estudantes, deficientes e idosos (as), apresentou proposta para que a composição do Conselho Superior de Transporte Metropolitano fosse reformulada e passasse a ser paritária, isto é, população com o mesmo número de vagas dos poderes políticos e empresários de ônibus. A mesa organizadora do Grande Recife, em uma linha contrária ao sentimento da ampla maioria, colocou em votação a continuidade da Conferência e a manutenção da composição da forma como é hoje, com apenas 8 representes da sociedade. Esta proposta só teve 12 votos e foi derrotada.

A Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio dos seus delegados eleitos, articulou e apresentou a proposta de que a Conferência só seja retomada, após a paridade ser garantida com o envio, pelo Grande Recife Consórcio, de reforma no Protocolo de Intenções que criou o órgão e a mudança na composição. Essa proposta foi aceita pela maioria. Feito isto, o governo do Estado deve enviar para Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para homologar a mudança neste protocolo.

Pois bem, diante de todas distorções no processo de Convocação e da Conferência, a sociedade civil conseguiu uma importante vitória: a discussão sobre o transporte público e a mobilidade urbana só se será retomada, no espaço de Conferência, após o governo finalmente mudar a composição do CSTM e aceitar a vontade popular pela paridade.

Fica nas mãos do Governador Paulo Câmara agora a possibilidade de continuidade da 3ª Conferência Metropolitana de Transporte e a atualização da composição do CSTM, vinculado ao Grande Recife.

Recife, 12 de junho de 2018 

Frente de Luta pelo Transporte Publico de Pernambuco

Nenhum comentário: