10 Congresso da CONAM

PE marca presença em congresso da CONAM

Encerrou, neste domingo (25), o 10º Congresso da Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores), ocorrido na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. A líder comunitária Bartíria Perpétua Lima (PCdoB/RJ) foi eleita a nova presidente da entidade para o triênio 2008-2011. Pernambuco se fez presente no encontro com 54 delegados e tem alguns nomes na nova Direção Nacional.

O Congresso teve como marca principal a unidade política, onde filiados de vários partidos se uniram em torno de uma causa e votaram por unanimidade as novas resoluções da Conam. A junção de forças ficou muito clara na formação de uma chapa única para comandar a entidade pelos próximos três anos. “Seria muito contraditório, se houvesse mais de uma chapa num encontro em que predominou essa concordância entre os partidos”, disse o novo tesoureiro geral da Conam, Ismael Cassimiro.
As discussões mais acaloradas ficaram em torno da Reforma Urbana, que será a principal pauta da Conam durante esta nova gestão e a elevação do movimento comunitário para a vanguarda do movimento social. Segundo Ismael Cassimiro, agora, estes temas serão levados para as cidades pernambucanas onde a Confederação tem núcleos de atuação. “É uma espécie de prestação de contas e até de estreitamento das atividades da Conam com aqueles que não puderam ir ao Congresso”, explicou.
Além de Ismael, fazem parte da Direção Nacional Pergentina Vilarim e Antônio Camilo. Foram reeleitos ainda os dois conselheiros do Conea (Conselho Nacional de Entidades Associadas da Conam), Marcos Quirino e Erinaldo Barbosa (Lau). O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é a legenda com maior representatividade na formação da Conam, seguido do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Nenhum comentário: