Combate a Exploração Sexual


A UNACOMO participou no dia 19/05 do encontro da equipe da Childhood do Brasil do Programa Pernambuco de Enfrentamento a Exploração Sexual, no Centro de Convenções de Olinda.


O evento foi para as entidades difundirem a idéia da formação da rede de cooperação, com o intuito de fomentar a divulgação ao combate a exploração sexual de crinças e adolescentes. Na ocassião estava presente a equipe técnica de Olinda o Tiago Bonfim, a Ligia Cabral, Gorete, como também os representantes da equipe estadual, também se fizeram presentes Marcos Morais presidente da UNACOMO, Gilson Braga do CONDACO, Fernando Ramos Sec. de Esporte Lazer e Juventude de Olinda, a TV Futura, David Robson da Coordenadoria de Juventude de Olinda, a Sec. Estadual de Turismo, a Secretaria de Turismo de Olindacomo outras entidades do movimento social e do governo.


O Programa tem como objetivo a consolidação das ações em políticas públicas, a qualificação social e profissional dos jovens no trade turístico. Os cursos são destinados a jovens em alto indíce de vulnerabilidade social, por se tratar de um projeto piloto serão 240 jovens inseridos no trade turístico de Recife, Olinda, Cabo e Ipojuca. Os Cursos serão Cozinheiro, garçon e garçonete, agentes de informações turísticas e cumins, bartender, camareira e gestor de pequenos hotéis e pousadas. A rede terá como desafio formular atividades preventivas a exlporação sexual e os mal tratos que essas crianças e jovens estão sofrendo, como também estimular que as pessoas denunciem esses tipos de abusos.


A TV Futura parceira desta idéia já está elaborando sua parte através de curtas didáticos para as crianças em sua programação. Salientamos que essa é apenas uma das fases do programa, ainda tem o projeto para a construção de um Código de Conduta Ética no Turismo e a construção do Manual de Boas Práticas, o de Formação continuada e monitoramento das ações desenvolvidas pelos operadores do Sistema de Garantia de Direitos, o de trabalhar o Enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.



A Sec. de Esporte, Lazer e Juventude de Olinda ficou responsável de identificar 40 jovens para participar da seleção do Curso de Bartender, onde esses jovens foram identificados em parceria com a UNACOMO. Tendo em vista que a UNACOMO também ajudou o Secretário Fernando Ramos a identificar as áreas do Projovem a UNACOMO priorizou uma das áreas que não foi comtemplada por nenhum projeto social, que foi a Barreira do Rosário através da Associação dos Moradores que contou com o empenho do Sr.º Deivson presidente da entidade.


Nenhum comentário: