A FEDERAÇÃO DAS BANDAS DE MÚSICA FILARMÔNICAS DE PERNAMBUCO - FEBANDA-PE,

A FEBANDA estará no próximo sabado, 31 de julho, dando posse a sua nova Diretoria Executiva e a sua presença será de grande importância para todos que com muito esforços mantém viva a cultura das Bandas Filarmônicas.

A historia das Bandas Filarmônicas remonta ao período em que D. João VI chegou ao Brasil. Junto com a família real veio a Banda da Armada Real de Portugal, um conjunto musical muito conhecido na Europa.

Nesta época existiam no Brasil pequenas orquestras de corda e coro destinada para apresentações em igrejas. Para execução de música na rua existiam as bandas formadas por barbeiro que utilizavam instrumentos de sobro.

As primeiras Bandas Filarmônicas criadas em Pernambuco foram a Banda Curica de Goiana em 1848, que tocou para a família Real em sua estada em Pernambuco, a Sociedade Musical Saboeira de Goiana (1849) e a Sociedade de Cultura Artistica 22 de Novembro de Paudalho (1852), sendo as três mais antiga Banda Filarmônica da America Latina.

Hoje são 183 Bandas Filarmônicas, das quais 130 são organizações privadas, mantidas pelos próprios músicos e por amigos da banda. As bandas filarmônicas estão presentes em 70% dos municípios do Estado, se constituindo nos verdadeiros conservatórios de música do interior do Estado, já que tem na formação musical de crianças e adolescentes a razão de sua existência e longevidade.

Não é possível pensar em música, principalmente no interior do Estado, sem lembrar do papel desempenhado pelas Bandas de Música.

É nas escolas de música das Bandas Filarmônica que são formados os músicos que executam o nosso patrimônio cultural “o Frevo”. O que teria sido do frevo sem a formação dos músicos realizada pelas Bandas Filarmônicas?.

Em 1996 com a finalidade de defender os interesses das Bandas Filarmônicas foi criada a Federação das Bandas de Música de Pernambuco, que vem durante todo esse tempo reivindicando dos nossos governantes uma política cultural para as Bandas Filarmônicas, sem que até o momento tenhamos avançado nessa construção.

A Federação passou por um período de reestruturação, que culminou com um novo estatuto, passando a se chamar de Federação das Bandas de Música Filarmônica de Pernambuco e foi eleita uma nova Diretoria, formada por representantes de 10 Bandas Filarmônicas, que tomará posse no próximo dia 31 de julho às 17 horas na Torre Malakoff. A solenidade de posse iniciará às 15h30, com um cortejo de 11 Bandas Filarmônicas do interior do Estado, saindo da Praça do Marco Zero com destino a Torre Malakoff, onde se realizará a cerimônia de Posse.

 

Josimario Marques
Presidente
81.96798954/87306938/91358454

Nenhum comentário: