A Ação Conjunta é para a abertura de turmas de alfabetização nos terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado.
A preocupação do Governo do Estado de Pernambuco em relação à educação vem sendo uma das principais prioridades do Governador Eduardo Campos e com isso, Pernambuco lança cartilha para complementar o Programa Paulo Freire.
Segundo o Secretario Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), e assessor especial do governador, Jorge Arruda, “a cartilha vem empoderar e complementar o trabalho que o CEPIR vem realizando nos terreiros de Umbanda e Candomblé de nosso Estado” e afirma que “Pernambuco vem avançando e contemplando a lei 10.639/03”.
O Programa Paulo Freire tem a proposta de ministrar aulas em qualquer local que apresente condições de abrigar uma sala de aula, como fez o revolucionário que tem seu nome homenageado no programa, na década de 60.
Além de fomentar a lei 10.639/03, em que a cartilha do CEPIR vem fortalecer mais uma pilastra do Programa Paulo Freire, a secretaria do Estado já avança nesse aspecto, em que Vera Capucho (Sec. De Educação) comentou em última reunião com a comissão de alfabetização nos terreiros, que já vem “procurando bons livros de conteúdo de cultura afro”.
Nessa reunião, que ocorreu na última sexta-feira (20), na UNICAP, esteve presente Teresa Braga, que é assistente de articuladores e mobilização do Programa Paulo Freire, Elba Leicht Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNICAP, Pe. Clovis Cabral (NEABI – UNICAP), Consultores do CEPIR, como também os coordenadores da Região Metropolitana da Cidade do Recife.
Para quem não teve a oportunidade de participar da primeira reunião, pode participar nesta próxima quinta-feira(26).
AGENDA CEPIR:
Reunião Sobre Alfabetização nos Terreiros
Data: 26 de agosto de 2010
Horário: 14h00 as 18h00
Local: Auditório Professor Nelson Correia – Rua 15 de Novembro, 184. Varadouro - Olinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário