CAMPANHA OLHO NO SEU VOTO

A campanha de olho no seu voto é uma iniciativa do Fórum Nacional pela Reforma Urbana, seu lançamento é um gesto de grande relevância política que precisamos valorizar, ela objetiva pautar a reforma Urbana no processo eleitoral deste ano, valorizando assim a opinião de todos que constrói no cotidiano a plataforma da reforma Urbana no Brasil, ela chama a atenção sobre os projetos colocados em debate neste processo eleitoral.

A campanha fortalece a opinião que o Brasil deve continuar no caminho do desenvolvimento econômico e social que pressupõe mais direitos para o povo com o fortalecimento da soberania nacional, mais desenvolvimento econômico e social com mais democracia para o próximo período, o futuro da nação esta em escolher o projeto mais avançado que aponte o aprofundamento das mudanças sociais iniciadas em 2002 com a eleição de Lula.

A centralidade da campanha é elevar o nível de participação, mobilização e consciência política de milhares de lideranças populares, tornando uma contribuição efetiva na politização da campanha eleitoral deste ano.

Nesse sentido devemos centrar esforços em mobilizar as lideranças do movimento comunitário para o lançamento da campanha nos Estados, nossa participação assume importância estratégica nos lançamentos estaduais, neste sentido nossa mobilização militante nos atos de lançamento contribui para colocar na pauta eleitoral a opinião da reforma urbana alem de comprometer e potencializar as candidaturas no estado que interagem com o este tema.

Saudações Comunitárias

http://www.conam.org.br/

Projetos Institucionais e Negociais estão sendo selecionados pelo Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2011

O Programa de Patrocínios Banco do Brasil 2011 está aberto para definir projetos a serem apoiados pelo Banco do Brasil em 2011.

Os recursos serão destinados a projetos institucionais voltados à educação ambiental e à interação sustentável entre o ser humano e o meio ambiente; voltados à responsabilidade social; ou tendo como foco de atuação a cultura e a arte-educação.

Além disso, os recursos serão destinados a projetos negociais que colaborem para o estreitamento das relações entre o Banco do Brasil e seus clientes efetivos e/ou potenciais, bem como suas entidades e associações; que possibilitem retorno de imagem e/ou negociais; que atuem na capacitação de segmentos chave para a consolidação dos negócios do Banco do Brasil; que possibilitem a divulgação de produtos e serviços do Banco do Brasil junto a clientes efetivos e potenciais; ou que colaborem para o posicionamento do Banco do Brasil junto a segmentos de mercado.

Pessoas jurídicas que prevêem em seu objeto social atividade compatível com o desenvolvimento do projeto a ser inscrito podem se inscrever até 08 de setembro de 2010.

Para obter informações mais detalhadas sobre este processo seletivo, acesse o edital por meio do link: http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/EditalBBPatrocin2011.pdf.
Visando ampliar sua comunicação com as entidades filiadas e com a população a UNACOMO encontra-se com uma página de relacionamento no ORKUT, para todos aqueles que quiserem entrar em contato é só adicionar o perfil da UNACOMO:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile ou pelo unacomo.unacomo@gmail.com


Att. Comissão de Comunicação da UNACOMO

Saudações Comunitárias.

CEPIR e Secretária de Educação do Estado de Pernambuco Fecham Parceria

A Ação Conjunta é para a abertura de turmas de alfabetização nos terreiros de Umbanda e Candomblé do Estado.

A preocupação do Governo do Estado de Pernambuco em relação à educação vem sendo uma das principais prioridades do Governador Eduardo Campos e com isso, Pernambuco lança cartilha para complementar o Programa Paulo Freire.

Segundo o Secretario Executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), e assessor especial do governador, Jorge Arruda, “a cartilha vem empoderar e complementar o trabalho que o CEPIR vem realizando nos terreiros de Umbanda e Candomblé de nosso Estado” e afirma que “Pernambuco vem avançando e contemplando a lei 10.639/03”.

O Programa Paulo Freire tem a proposta de ministrar aulas em qualquer local que apresente condições de abrigar uma sala de aula, como fez o revolucionário que tem seu nome homenageado no programa, na década de 60.

Além de fomentar a lei 10.639/03, em que a cartilha do CEPIR vem fortalecer mais uma pilastra do Programa Paulo Freire, a secretaria do Estado já avança nesse aspecto, em que Vera Capucho (Sec. De Educação) comentou em última reunião com a comissão de alfabetização nos terreiros, que já vem “procurando bons livros de conteúdo de cultura afro”.

Nessa reunião, que ocorreu na última sexta-feira (20), na UNICAP, esteve presente Teresa Braga, que é assistente de articuladores e mobilização do Programa Paulo Freire, Elba Leicht Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNICAP, Pe. Clovis Cabral (NEABI – UNICAP), Consultores do CEPIR, como também os coordenadores da Região Metropolitana da Cidade do Recife.

Para quem não teve a oportunidade de participar da primeira reunião, pode participar nesta próxima quinta-feira(26).

AGENDA CEPIR:
Reunião Sobre Alfabetização nos Terreiros
Data: 26 de agosto de 2010
Horário: 14h00 as 18h00
Local: Auditório Professor Nelson Correia – Rua 15 de Novembro, 184. Varadouro - Olinda

Estão abertas as inscrições para CNH popular

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades/Detran-PE, abrirá no período de 20 de agosto a 07 de setembro novas inscrições para mudança de categoria dentro do Programa de Carteira Nacional de Habilitação Popular, que proporciona a emissão gratuita da (CNH) à população de baixa renda. As inscrições serão realizadas através do site www.detran.pe.gov.br .

Neste ano a capacidade de atendimento do Programa foi ampliada para 14 mil pessoas, na Região Metropolitana e interior do Estado.  Desse total, 9,8 mil vagas foram específicas para mudança de categoria, sendo 70% para categoria “D”, 20% para “C” e 10% para “E”. Dos candidatos selecionados, muitos não atenderam ou comprovaram às exigências para validar a inscrição, o que gerou 5276 novas oportunidades de inscrições para a população.

Os beneficiados continuam sendo os egressos do sistema penitenciário, beneficiados do Bolsa Família, desempregados, alunos da rede pública e os contemplados pelo programa Estadual Chapéu de Palha.

Petrobrás seleciona projetos de Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente


A Petrobrás está selecionando propostas de projetos que abordem as violações e iniqüidades que atingem as crianças e os adolescentes dos grupos mais vulneráveis e excluídos da sociedade.

Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de municípios pertencentes à área de influência da companhia identificados no Programa Petrobrás e de Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e Adolescente definidos mediante processo coordenado por Comissão composta por instituições públicas, da sociedade civil e da Petrobrás, como foco e atuação voltada para crianças e adolescentes devem encaminhar projetos que orcem de R$ 100 mil a R$ 250 mil até 20 de outubro de 2010.

Confira informações mais detalhadas no link: http://www.cedca.mt.gov.br/html/noticia.php? 

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) abre o Edital 03 de 2010

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) vai selecionar projetos vinculados ao tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, “Economia e Vida”. O edital atenderá especificamente projetos encaminhados por comunidades e/ou instituições diaconais que têm vínculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A proposta é inédita e foi pensada a partir da parceria FLD e Secretaria de Ação Comunitária (SAC) da Secretaria Geral da IECLB. Os recursos a serem transferidos para os projetos apoiados são provenientes parte do Fundo de Projetos da FLD e parte do Fundo da IECLB composto com as doações de membros, destinadas diretamente para a IECLB, na Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Os projetos devem ser encaminhados até o dia 5 de setembro, anexados a uma mensagem de correio eletrônico, identificando como assunto o número deste Edital (“assunto”: EDITAL FLD 03/2010) e enviado para endereço projetos@fld.com.br

As informações completas estão no Edital FLD_03_2010 disponível abaixo, junto com o formulário para a elaboração dos projetos.

Atenção! É bom relembrar que os recursos deste edital estão relacionado especificamente à FLD e à IECLB/CFE. Existe ainda o Fundo Nacional da Solidariedade da CFE, com critérios e formulário de encaminhamento específicos e datas diferenciadas para o recebimento de projetos. Essas datas também têm sido divulgadas no site da FLD.

Calendário e prazos

- Abertura do Edital (início do prazo de encaminhamento de projetos) – 09 de Agosto de 2010
- Encerramento do Edital (prazo final de encaminhamento de projetos) – 05 de Setembro de 2010
- Divulgação no site da FLD e no Portal Luteranos dos projetos pré-selecionados – 16 de Setembro de 2010
- Reunião da Comissão de Projetos para análise dos projetos pré-selecionados – 23 e 24 de Setembro de 2010
- Divulgação dos projetos aprovados no site da FLD e no Portal Luteranos – 05 de Outubro de 2010
- Repasse do recurso financeiro/ Início da execução dos projetos selecionados – A partir de Outubro de 2010

Começam nesta terça as inscrições para o Prominp


Começam nesta terça-feira (17) as inscrições para os interessados em participar da seleção do 5º ciclo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). O prazo segue até o dia 12 de setembro. O objetivo é oferecer cursos de qualificação profissional para atender as demandas da indústria nacional da área de petróleo e gás, especialmente da Petrobras.


Serão oferecidas 27.915 vagas, em 13 Estados do Brasil, sendo 8.326 só em Pernambuco. Os municípios mais beneficiados do Estado serão Cabo de Santo Agostinho e Recife. As inscrições podem ser feitas no site do Prominp (www.prominp.com.brwww.prominp.com.br) e da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), responsável pela execução do processo.
Os cursos são gratuitos e estão sendo ofertados em várias categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. As maiores ofertas são para soldador, encanador e montador (ver quadro).


É para o Cabo que será destinado o maior número de vagas, 2.604, aproximadamente 31% do total oferecido a Pernambuco. Para o Recife, onde há a maior diversidade de categorias profissionais, estão previstas 2.095 vagas (quase 25%) e para Paulista, 1.728 (aproximadamente 21%).


O Prominp ainda está decidindo o destino das outras 1.899 oportunidades, das quais 800 poderão ficar no Cabo ou em Escada, e as outras 1.099 para Recife ou Jaboatão dos Guararapes. A decisão, segundo a organização, dependerá da estrutura oferecida em cada cidade para sediar as aulas.


Para os cursos de nível básico, a inscrição custa R$ 24. Nos níveis médio e técnico, R$ 40 e para as categorias de nível superior o valor é de R$ 60.


Os candidatos que possuírem o Número de Identificação Social (NIS) e declararem que não podem arcar com os custos da inscrição poderão ficar isentos do valor. Para isso, devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de uma família que possui renda mensal de até três salários mínimos ou até meio salário mínimo por pessoa.


A isenção deve ser solicitada durante a inscrição na internet, dentro do prazo determinado para isenção de inscritos (até 24 de agosto).


Os candidatos que forem aprovados e estiverem desempregados durante a realização do curso receberão uma bolsa-auxílio mensal, que pode variar de R$ 300 a R$ 900, a depender do nível do curso.


Também serão beneficiados trabalhadores dos Estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.


O edital está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União, no Portal do Prominp e no site da Fundação Cesgranrio.

FUNASA prorroga prazo para recebimento de projetos com foco em materiais recicláveis


A FUNASA está selecionando projetos de Associações ou Cooperativas, sem fins lucrativos, voltadas diretamente às atividades de coleta e processamento de material reciclável.


 

 

 

 

Os projetos poderão orçar até R$ 200 mil e deverão ser cadastrados e enviados até dia 10 de setembro, segundo prorrogação publicada.

 

Para conferir o edital original, acesse o link: http://www.funasa.gov.br/internet/linkBanner/arquivos/2010/edtCat01_2010.pdf.

 

Para obter mais informações, envie e-mail para apoioaoscatadores@funasa.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou entre em contato pelo telefone (61) 3314-6622.

Lançado Comitê contra Corrupção Eleitoral

A Universidade Católica de Pernambuco se uniu à Arquidiocese de Olinda e Recife e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a implantação do Comitê Contra a Corrupção Eleitoral. A iniciativa tem o objetivo de orientar a população quanto à importância do voto consciente, além de receber denúncias sobre desrespeito à lei eleitoral, que serão encaminhadas aos órgãos competentes.

A solenidade de inauguração do comitê, realizada na tarde desta quinta-feira (12), no auditório G1 da Unicap, teve como anfitriões o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e o presidente da OAB/PE, Henrique Mariano. Além deles, prestigiaram o evento os deputados federais Raul Henry (PMDB) e Paulo Rubem Santiago (PDT), os deputados estaduais Terezinha Nunes (PSDB) e Pedro Eurico (PSDB), o vereador Josenildo Sinésio (PT), o vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Edir Pinto Peres (PPS), a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB) e a candidata ao Senado pelo PV, Renê Patriota. No auditório, que estava lotado, também estavam presentes gestores, professores, funcionários e alunos da Unicap e representantes de diversas entidades da sociedade civil.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral é composto por 46 entidades de todo o país e tem o objetivo de promover a transparência do processo eleitoral em todo o Brasil. Uma das iniciativas mais divulgadas do movimento é a Lei da Ficha Limpa, surgida a partir de um projeto de iniciativa popular, que reuniu 1,3 milhão de assinaturas no Brasil inteiro e que foi aprovada em 19 de maio deste ano.

O encontro teve início com a apresentação dos músicos Percy Marques e Genilson Pontes, do grupo instrumental Wave, da própria Universidade. Eles interpretaram canções como Manhã de Carnaval, de Luis Bonfá, e Anos Dourados, de Chico Buarque.

Em seguida, a cultura popular foi lembrada, através da poesia de Eugênio Pacelli. Num dos poemas que declamou, ele ressaltou a importância do voto consciente. O outro texto, com muito humor, narra a viagem de um político corrupto pelo céu e pelo inferno. Vendo as alegrias do inferno, escolhe ficar por lá, e depois descobre que foi enganado pelo diabo, que se justifica dizendo que estava em campanha eleitoral. Apesar da brincadeira, a narração simboliza os casos dos candidatos que, após eleitos, esquecem tudo o que prometeram durante o período eleitoral.

Dom Fernando Saburido fez um discurso lembrando a mobilização popular que culminou na aprovação da Lei da Ficha Limpa. “Votar é gesto de cidadania e deve ser realizado com responsabilidade e grande consciência política e social. Através do voto, temos possibilidade de promover as necessárias mudanças, desde que sejam escolhidas pessoas certas para os lugares certos”, destacou.

Dom Fernando também apontou “pistas” sugeridas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que devem ajudar a população a discernir em quais candidatos votar. Alguns desses sinais seriam, de acordo com o texto, promessas em demasia, sem esclarecimento dos meios para cumpri-las, a prepotência e o apego ao poder.

O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, destacou que o abuso do poder político e econômico é mais comum na região Nordeste. Ele fez um apelo para que as pessoas visitassem o comitê e divulgassem a cartilha. “Queremos simplesmente que as funções públicas sejam exercidas por pessoas da confiança do povo brasileiro e do povo pernambucano”, ressaltou.

Segundo Padre Pedro Rubens, a iniciativa demonstra que a Universidade não quer apenas formar homens e mulheres para atuar com competência no mercado de trabalho, mas também para transformar a sociedade. O Reitor recebeu aplausos do público ao dizer que não concorda com um sistema educacional no qual o ensino público superior só dá acesso a uma minoria com melhores condições sociais, enquanto os estudantes menos favorecidos precisam pagar para ter um diploma. Ele frisou que a dualidade entre o ensino público e ensino privado é injusta e acaba por gerar distorções na democracia.

Após os discursos, os convidados seguiram para o Núcleo de Prática Jurídica da Católica (Astepi), onde funcionará o comitê. No caminho, eles foram saudados por jovens do Movimento Pró-criança, que fizeram uma apresentação de dança popular.

Antes da bênção, o coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Padre Josenildo Ferreira, leu um texto que esclarece a participação da Igreja Católica no comitê, tendo como base o Documento de Aparecida nº 77. Segundo o texto “a democracia e a participação política são frutos da formação que se faz realidade somente quando os cidadãos são conscientes de seus direitos e deveres”. Em seguida, Dom Fernando realizou orações e aspergiu o Núcleo de Prática Jurídica.

A professora Harriet Farias, que coordena o Movimento da Renovação Carismática Católica em Pernambuco disse ao Boletim Unicap que esse foi um grande passo que a Igreja deu, ao assumir essa realidade política. Segundo ela, a Renovação Carismática já vem realizando esse trabalho de conscientização através da Coordenação de Fé e Política.

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco Focco-PE) também esteve presente ao lançamento do comitê. Os representantes Fernanda Calado, Francisco Gominho e Lincoln Maciel divulgaram a assinatura, no próximo dia 17, do Pacto em Defesa do Voto Consciente. Na ocasião, estarão presentes reitores das principais universidades de Pernambuco, membros da OAB, sindicatos e associações, da Igreja Católica e de outras denominações religiosas.

O pacto multilateral integra pelo menos 22 instituições públicas. A assinatura acontece na sede do TRE, na Avenida Agamenon Magalhães, às 10h. O site do Focco-PE é http://www.prr5.mpf.gov.br/forum

Serviço

O Comitê Contra a Corrupção Eleitoral vai funcionar de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, na Astepi, que fica na Rua Afonso Pena, 249, próximo à Unicap. Os trabalhos serão realizados por estagiários do curso de Direito, supervisionaods por seus professores, além de voluntários ligados à Igreja Católica. Fone: 2119-4157.

A cartilha Vote Limpo, da OAB, está disponível para download no site da entidade que é http://www.oabpe.org.br

ÚLTIMOS DIAS PARA CURSO DE INFORMÁTICA GRATUITA

A Legião da Boa Vontade(LBV) está com inscrições para o preenchimento de 50 vagas para o Curso de Informática Básica, destinados a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, a idade exigida é a partir de 14 anos, cuja escolaridade mínima, esteja cursando ou concluído o 9º ano (8ª série). Durante as aulas, cujo período são de três meses, os alunos aprenderão sobre ferramentas de editores de textos e planilhas, digitação, apresentação de slides e internet, além de noções de cidadania.

Para se inscrever, o estudante precisa estar munido de xerox da RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O candidato fará uma prova de habilidades em língua portuguesa e matemática.

A inscrição para o curso de Informática vai até sexta-feira, dia 20, das 08h30 às 17h. Interessados devem se dirigir, a sede da Legião da Boa Vontade(LBV), localizada na Rua dos Coelhos 219, Boa Vista. Informações pelo telefone (81) 3413-8600.

Serviço:


Curso de Informática da LBV
Inscrições: Segunda à sexta-feira, das 08h30 às 17h
Rua dos Coelhos, 219 - Boa Vista
Informações: (81) 3413.8600

Edição 2011 - Parceria BNDES

O Programa BNB de cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 1.131 projetos, beneficiando diretamente 474 municípios.

O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as prioridades políticas apontadas pela conferência nacional de cultura e pelo Governo Federal para a cultura, o Programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais, bem como intercâmbio com outras culturas, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural.

O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações a cerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo.

Foram essas características, bem como os resultados obtidos, que promoveram a aproximação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), hoje copatrocinador do Programa.

Desde 1995 o BNDES utiliza recursos não-reembolsáveis para apoiar projetos culturais, prioritariamente em investimentos na preservação do patrimônio histórico nacional e na produção audiovisual. Hoje, pela regularidade e pelo montante de recursos já investido, o BNDES é o maior investidor do país no segmento de Patrimônio Histórico e o segundo maior no de Audiovisual.

A participação no Programa BNB de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do BNB.

Essa parceria contribuirá, sobremaneira, para a ampliação dessa possibilidade de concretização de ações pensadas pelos protagonistas da cultura, situados nos mais diversos municípios da área de atuação do BNB, principalmente naqueles menos providos de atividades culturais.

Consolidando essa parceria, o BNB e o BNDES abrem o Edital do PROGRAMA BNB DE CULTURA – Edição 2011 – Parceria BNDES, patrocinando conjuntamente e com recursos próprios, projetos nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Área de Artes Integradas ou Não Específicas, alocando o valor de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).

http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Eventos/programabnb_decultura/gerados/apresentacao.asp

Inscrição de Projetos

O Instituto Votorantim inicia seu 4º processo de seleção pública de projetos, voltados a todas as áreas culturais – artes visuais, artes cênicas, cinema, vídeo, literatura, música e patrimônio. O edital, que acontece desde 2007, seleciona iniciativas que promovam a ampliação e a qualificação do acesso de jovens, entre 15 e 29 anos, a bens culturais.

Nessa edição, serão investidos R$ 3 milhões, e a novidade fica por conta da categoria Acessibilidade, que contemplará projetos de inclusão e formação cultural para jovens com deficiência ou mobilidade reduzida. Do investimento total, até R$1 milhão será destinado à essa categoria. Segundo o Gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Instituto Votorantim, Rafael Gioielli, “é preciso investir em projetos que diminuam as barreiras simbólicas, econômicas e físicas que dificultam o acesso às artes, e que no caso de jovens com deficiência, são ainda mais complexas”.

Fique atento! As inscrições começam em agosto pelo blog Acesso. O Edital já está disponível, não deixe de conferi-lo para preparar sua inscrição.

Curso Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos

O curso irá apresentar uma forma mais pragmática, simples e objetiva de conceber e viabilizar a elaboração, o gerenciamento, a avaliação e a captação de recursos de projetos, favorecendo aos participantes a visualização das diversas fases de um projeto, desde a concepção da idéia até a avaliação final.

Facilitador Ricardo Falcão.

Economista, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos e instrutor do Curso de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do MBA/UFRJ em Terceiro Setor, IEE-PUC/SP, IBAM/RJ, VIVA RIO-ISER/RJ, SEBRAE/RJ, UNB/Finatec, PUC/MG, Ministério da Saúde entre outros. 30 anos de experiência profissional sendo 20 destes, dedicados ao gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos e sua captação de recursos na iniciativa privada e na ONU, entre outros.

Inscrições e informações:

no site: http://www.dialogosocial.com.br , no e-mail: dialogo@dialogosocial.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
ou através dos telefones: (11) 2281-9643 e 7864-1745

ATENÇÃO:

Calendário único de 2010. O treinamento não se repetirá este ano em 2010 em sua cidade.

Veja a programação:

19/Julho (2ª feira) - Rio de Janeiro (RJ)
02/Agosto (2ª feira) - São Pauo (SP)
27/Agosto (6ª feira) - Belo Horizonte (MG)
27/Setembro (2ª feira) - Porto Alegre (RS)
14/Outubro (5ª feira) - Recife (PE)
08/Novembro (2ª feira) - Curitiba (PR)
29/Novembro (2ª feira) - Belém (PA)

Mais informações e inscrições em: Diálogo Social

http://www.dialogosocial.com.br/0Treinamentos/01_TREINA_INFOS.asp?Id_Turma=85&acao=info

Recife inaugura núcleos de atendimento comunitário gratuito

Os espaços funcionarão, durante dois anos, em Camaragibe, Moreno, Paulista e Olinda, oferecendo, gratuitamente, atendimento jurídico, psicológico, assistência social e cursos de formação e capacitação

O Projeto Rede Cidadã – Pelo progresso das nossas comunidades, financiado pela União Europeia e executado pela organização não-governamental Casa de Passagem, escolheu o mês de agosto para inaugurar núcleos comunitários. As cerimônias acontecerão durante esta semana em Tabatinga (Camaragibe), Bonança (Moreno) e Arthur Lundgreen II (Paulista). A única que ainda não tem data marcada é a do núcleo dos Bultrins, em Olinda.

Os núcleos comunitários vão oferecer, gratuitamente, atendimento jurídico, psicológico, assistência social e cursos de formação e capacitação, como o de Promotoras Legais Populares e o de Adolescentes Multiplicadores de Informações (AMIs). O serviço acontece  de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

No total, essas ações beneficiarão 4.000 crianças, adolescentes, jovens e mulheres. Além disso, os moradores participam de terapias comunitárias, TVs de rua, oficinas de saúde, sexualidade, mídia e advocacy, palestras, conselhos e outros espaços políticos; produzem o jornal e o site comunitário; e são encaminhados ao mercado de trabalho.

"O projeto chega para diminuir problemas sociais como desemprego, violência, baixa escolaridade e vulnerabilidade social da população, entre outros. Os espaços funcionarão durante dois anos, em cada comunidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das regiões escolhidas", explicou a gerente executiva da Casa de Passagem, Cristina Mendonça.

SERVIÇO:

Camaragibe
Rua Aprígio Alves, nº 05, Loteamento São Jorge – Tabatinga
Fone: (81) 3484-0709
Inauguração: terça-feira (3)

Moreno
BR 232, Km 36, no Distrito de Bonança – Moreno
Fone: (81) 3423-3839
Inauguração: quarta-feira (4)

Paulista
Rua Ribeirão, nº 90 Z/104, Arthur Lundgreen II – Paulista
Fone: 3437-3395
Inauguração: sexta-feira (6)

03/08 - Aniversário do Batalhão Duarte Coelho

A UNACOMO vem gentilmente homenagear os 118 anos do 1° BPM Duarte Coelho, que ao longo dos anos vem sempre atendendo as solicitações da UNACOMO e das entidades de Olinda, para acompanhar e garantir a paz, nas eleições das entidades, atividades festivas, entre diversas outras ações.

Os Correios selecionam projetos culturais encaminhados até 31 de agosto 

Os Correios estão recebendo inscrição de projetos da área cultural com realização entre março de 2011 a agosto de 2012.  Os interessados devem encaminhar suas propostas até 31 de agosto. Confira informações mais detalhadas no link: 

Sebrae/RS seleciona projetos de MPEs

O Sebrae/RS está selecionando propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos inovadores realizados por micro e pequenas empresas.

Micro e Pequenas Empresas sediadas no Rio Grande do Sul constituídas, formalmente há no mínimo um ano, realizando atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com registro na Junta Comercial do Estado e faturamento anual de até R$ 2,4 milhões podem encaminhar suas propostas até 13 de setembro.

Confira o edital na íntegra no site: www.inovapers.com.br.
AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO COMUNIDADE
JUVENTUDE EM EXPRESSÃO- GOVERNO PRESENTE 2010

A Secretaria Especial de Juventude e Emprego executa, por meio de entidades contratadas, projeto “Ação de Qualificação Profissional em Teatro Comunidade” – JUVENTUDE EM EXPRESSÃO - Governo Presente 2010, no âmbito do Programa Qualifica Pernambuco, com recursos do Governo do Estado e/ou oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECEP), bem como recursos de outras fontes. 

EDITAL
www.sje.pe.gov.br/images/documentos/qualificacao/edital_governopresente_teatro.pdf

TERMO DE REFERÊNCIA
www.sje.pe.gov.br/images/documentos/qualificacao/termoreferencia_governopresente_teatro.pdf

ANEXO: cardápio
www.sje.pe.gov.br/images/documentos/qualificacao/anexo1_cardapio_19_abril_2010_versao2.pdf

Mais informações na Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Gerência de Qualificação, na Rua da Aurora, nº425 – Boa Vista, pelo telefone: 3183-7018 ou 3183-7044 ou pelo e-mail: fernanda.lessa@sje.pe.gov.br


Juventude Tecnológica Cidadã
AÇÔES DE QUALIFICAÇÃO SOCIAL MODALIDADE ENSINO Á DISTÂNCIA - PROGRAMA QUALIFICA PERNAMBUCO
SELEÇÃO PÚBLICA DE ENTIDADES E DE PROJETOS

A Secretaria Especial de Juventude e Emprego, por meio de entidade contratada, executa o projeto “Ações de Qualificação Social Modalidade Ensino à Distância”, no âmbito do Programa Qualifica Pernambuco, com recursos do Governo do Estado, procedentes do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECEP).

DOCUMENTOS:

•    EDITAL
•    TERMO DE REFERÊNCIA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As entidades deverão entregar a documentação, no período de 02 de agosto de 2010 a 09 de agosto de 2010, (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 8h às 12h, exclusivamente na Comissão Especial de Licitação, Rua da União, 273 – Boa Vista – Recife. Os documentos deverão ser entregues no local acima supracitado, devidamente autenticado. Mais informações na Secretaria Especial de Juventude e Emprego – Gerência de Qualificação, na Rua da Aurora, nº425 – Boa Vista, pelo telefone: 3183-7018 ou 3183-7044 ou pelo e-mail: fernanda.lessa@sje.pe.gov.br

CONGRESSO VITORIOSO

8º Congresso da União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda – UNACOMO.

“Movimento de Unificação”


Após muitos esforços, a direção da União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda -  UNACOMO, junto com uma comissão organizadora, promove no Colégio Santa Emília, localizado no bairro de Jardim Atlântico o seu VIII Congresso, visando eleger a próxima diretoria, assim como, ampliar o debate com as demais entidades sociais que fazem parte do município de Olinda e criar uma plataforma de lutas para os próximos anos da nova gestão . 

Unificando os principais movimentos sociais existentes em Olinda e contando com calorosas intervenções das lideranças comunitárias de diversos bairros do município. Todas as dificuldades que antecederam para o acontecimento do congresso foram superadas pela vontade de transformações sociais, mostrando que o movimento popular é forte e ousado. E diante disso, várias foram as temáticas debatidas pelos delegados que participaram do evento, provando que a UNACOMO é de fato uma importante entidade social dentro e sua relevância política é notável dentro do município de Olinda.


Como era esperado, a plenária final, elegeu a nova direção da UNACOMO, como também modificou alguns pontos do estatuto da entidade, criando assim novos departamentos, novos cargos de direção e também o conselho fiscal da entidade renovando algumas metodologias de trabalho e identificando novas bandeiras de lutas para a entidade. A Presidência da UNACOMO, foi reconduzida para o até então presidente em exercício, Marcos Morais que foi saudado por calorosos aplausos e apoio de todos os delegados que fizeram parte do evento.

Nesse contexto, Olinda conta agora mais uma vez com uma das mais importantes entidades sociais, bastante renovada, com novos quadros de diretores e muita motivação para fortalecer cada vez mais a luta do povo, tarefa que a UNACOMO sempre desempenhou, ao lado das demais entidades associadas.