Planejar para que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) possa acolher melhor os trabalhadores. Esse é o objetivo da Coordenação de Saúde do Trabalhador de Olinda, que, em parceria com o Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest), lançou, recentemente, nas unidades de saúde, um serviço que identifica e registra os casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Qualquer trabalhador, seja do setor público ou privado e até do setor informal, poderá ser atendido nas unidades sentinelas. Lá é feito uma avaliação detalhada do caso e, se for identificado acidente ou doença relacionada ao trabalho, inicia-se o processo da notificação compulsória e investigação epidemiológica dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Segundo o coordenador da Saúde do Trabalhador de Olinda, Nelson Souto Maior, esse registro será importante para acompanhar quantos acidentes e agravos estão acontecendo com os trabalhadores. “Esses registros vão alimentar o sistema de informação chamado Sinan-Net e, com estas informações, as secretarias municipais, estaduais e o Ministério da Saúde vão poder se planejar melhor para que a rede SUS possa acolher melhor os trabalhadores”, avaliou.
FONTE: Olinda Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário