Senac oferece 325 vagas em cursos gratuitos

O Senac, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), ação promovida pela instituição em parceria com o Governo do Estado, inscreve para uma série de cursos gratuitos. Ao todo, são 325 vagas distribuídas pelos municípios de Garanhuns, Glória do Goitá, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Recife. São oferecidos os cursos de Operador de Computador, Garçom, Cuidador de Idoso, Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Pessoal, Vendedor, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Artesão de Pintura em Tecido e Manicure.

Os interessados devem se apressar, uma vez que as inscrições só podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (2), através do site do Senac. No ato na matrícula, os inscritos devem comparecer ao local indicado na tabela abaixo, levando cópias do RG, CPF e comprovante de residência. No município de Vitória de Santo Antão, porém, as inscrições seguem enquanto houver vagas e, quem desejar fazer algum dos cursos oferecidos, deve comparecer ao Senac do município, localizado na Rua Áurea Pimentel, nº 210, bairro do Cuscuz, munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade compatível ao requisito do curso, de acordo com a tabela informativa abaixo.

SERVIÇO:

Programa Senac de Gratuidade – Cursos

Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Glória do Goitá e Recife
Inscrições: 27/08 a 02/09
Resultado: 03/09
Matrículas: 03 e 04/09
Inscrições: online através do site www.pe.senac.br/psgnet

Vitória de Santo Antão
Inscrições: Presenciais no Senac Vitória - Rua Áurea Pimentel, nº 210, bairro do Cuscuz
Mais informações: (81) 3523.1428 ou 3523.0788.



ASSÉDIO MORAL

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido.
Assédio descendente

É o tipo mais comum de assédio, se dá de forma vertical, de cima (chefia) para baixo (subordinados). Principais causas é desestabilizar o trabalhador de forma que produza mais por menos, sempre com a impressão que não esta atingindo os objetivos da empresa, o que na maioria das vezes já foi ultrapassado e a meta revista por seus superiores.3

Assédio ascendente

Tipo mais raro de assédio, se dá de forma vertical, mas de baixo (subordinados) para cima (chefia). É mais difícil de acontecer pois geralmente é praticado por um grupo contra a chefia, já que dificilmente um subordinado isoladamente conseguiria desestabilizar um superior. As principais causas são subordinados com ambição excessiva, onde geralmente, existe um ou dois que influenciam os demais, objetivando alcançar o lugar do superior e já tendo os subordinados como aliados, uma vez que estes o ajudaram a "derrubar" a antiga chefia, e, sentem-se parte do grupo de tomada de decisões.

Assédio paritário

Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro - parceiro. Principais causas é eliminar concorrentes, principalmente quando este individuo vem se destacando com frequência perante os superiores.


Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha, denominação popular da Lei número 11.340, é um dispositivo legal brasileiro que visa a aumentar o rigor das punições das agressões contra as mulheres quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

A introdução da lei diz:

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Projeto de Lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

O Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil contribui de maneira relevante para o aperfeiçoamento das parcerias celebradas entre o Poder Público e as organizações da sociedade civil, com base na valorização e fortalecimento das organizações, na segurança jurídica e na transparência e controle sobre os recursos públicos.

A nova lei consolidará medidas importantes para a celebração de parcerias como: exigência de chamamento público obrigatório, três anos de existência e de experiência das entidades e ficha limpa, tanto para as organizações quanto para os seus dirigentes. Além disso, a norma prevê regras mais claras em relação ao planejamento prévio dos órgãos públicos, à seleção das entidades, à execução das despesas para atingir o objeto pactuado, ao monitoramento e à avaliação e ao sistema de prestação de contas.

Com isso, as boas iniciativas de organizações da sociedade civil e as políticas públicas implementadas em parceria serão fortalecidas, reconhecendo que as OSCs são atores fundamentais para a consolidação da cidadania e da democracia no Brasil.


RESPEITO AO IDOSO


Melhor idade, terceira idade, idoso, vovô, vovó, pode chamar como você preferir desde que você respeite, ame, proteja! É por isso que o Henrique apresentou o projeto de lei № 5510/13 (em tramitação na Câmara dos Deputados) que torna mais severa a pena contra quem cometer algum delito ou violência contra idoso. O projeto impede a aplicação de medidas despenalizadoras para o agressor mesmo que este tenha atenuantes como réu primário, bom comportamento, etc.

Ou seja: agrediu um idoso, tem que cumprir pena! Se você concorda, apoie este Projeto de Lei que dará mais garantia e segurança a quem já nos deu tanta atenção, proteção e amor.

Paulista oferece 189 vagas em cursos profissionalizantes

A Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude do Paulista abre inscrições para cursos profissionalizantes. Ao todo, 189 vagas estão sendo disponibilizadas em áreas distintas, entre elas: Auxiliar Administrativo; Maquiador; Costureiro; Depilador; Cabeleireiro; Espanhol Básico; Instalador e Reparador de Redes e Computadores; Porteiro e Vigia e Recepcionista. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante (PRONATEC). Os cursos integram o plano de metas da atual gestão, que está capacitando jovens e adultos da cidade para o mercado de trabalho.

Para realizar a matrícula, os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, terão que se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I, II, III, IV e V) e apresentar a cópia dos seguintes documentos: CPF, RG e comprovantes de residência e escolaridade. O procedimento pode ser feito De segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h30. As vagas seguem abertas até serem preenchidas.

As aulas, que terão início neste mês de agosto e setembro, vão ser ministradas por professores do SENAC, nos turnos da manhã, tarde e noite. O início da qualificação depende da formação das turmas. Os locais das atividades variam de acordo com o curso escolhido, podendo ser na própria sede do CRAS, em escolas municipais ou em instituições parceiras. Cada participante da qualificação terá direito a uma ajuda financeira diária no valor de R$ 8,00 (oito reais) para custear despesas com transporte e lanche.

Endereços dos CRAS:

CRAS I – Rua Carpina, nº 45, Arthur Lundgren I.
CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, nº 45, Jardim Paulista Baixo.
CRAS III – Rua Dourado, nº 88, Janga.
CRAS IV – Rua 32, nº 671, Maranguape II.
CRAS V – Rua Funilândia, nº 03, Nossa Senhora da Conceição.

SEGUNDAS DIDÁTICAS


As férias estão acabando. Misto de tristeza e ansiedade de rever os colegas e professores (ou não). Enfim, vamos aproveitar para aprender um pouco sobre uns casos especiais de PLURAL.

FÉRIAS é um substantivo plural, ou seja, com o significado que estamos usando aqui, só pode ser usado no plural. Seus determinantes devem concordar no plural: AS MINHAS FÉRIAS ESTÃO acabando.



ÓCULOS é outro substantivo plural, e só no plural significa aquele acessório de correção visual ou acessório estético. Seus determinantes também deve concordar: OS MEUS ÓCULOS ESCUROS. No dia a dia costumamos usar os determinantes no singular: o óculos. Porém na norma culta constitui um erro. Caso lhe soe estranho a estrutura "os óculos", use "o par de óculos".



LÁPIS E ÔNIBUS também são um caso especial de plural, porém diferente das palavras anteriores, pois possuem os dois números, ou seja, vão para o plural ou singular sem sofrer alterações, só os determinantes vão variar: peguei UM ÔNIBUS CHEIO. Em dia de jogo, OS ÔNIBUS ACABAM SENDO DESTRUÍDOS. Comprei UM LÁPIS. OS LÁPIS QUEBRARAM.



GRAVIDEZ é outra palavra que causa muita dúvida. Resumindo, existe plural: GRAVIDEZES. Convenhamos, porém, que soa bastante estranho. Nesse caso, dê preferência a frases que usam o singular: em vez de "há muitas gravidezes nesta região", use "há muitos casos de gravidez".
Bem, por ora, é só.



Abraços a todos.
Professor Diogo Xavier


Recife abrirá inscrições para quase 5 mil vagas em cursos gratuitos

Começou nesta segunda-feira (4) as inscrições online para 59 cursos profissionalizantes gratuitos pela Prefeitura do Recife. Ao todo, serão disponibilizadas 4,8 mil vagas nas áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, construção civil, industrial, escritório, arte, idiomas, alimentação, saúde, turismo e educação. 

Os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site Qualifica Recife, entre os dias 4 e 9 de agosto.

A novidade deste semestre é o curso de planejamento de eventos culturais, oferecido em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, que terá 50 vagas. O passo-a-passo da organização de pequenos, médios e grandes eventos, da pré a pós-produção é o que os alunos irão aprender durante as aulas.

No momento da inscrição é importante que os candidatos consultem os requisitos de idade e escolaridade para cada curso. As informações estão disponíveis no site. O preenchimento das vagas será por ordem de acesso. A lista dos inscritos será divulgada no dia 12 de agosto.

No período de 13 a 18 de agosto, os alunos deverão efetivar suas matrículas nas escolas profissionalizantes nas quais se inscreveram, portando originais e cópias da carteira de identidade, CPF e comprovantes de inscrição, residência e escolaridade.

No caso de preenchimento das vagas, será criada uma lista de espera com as inscrições que excederem o limite de cada curso. Esses candidatos serão chamados no lugar daqueles que não efetivarem suas matrículas. As aulas começam no dia 25 de agosto nas 17 escolas da rede profissionalizante. Os cursos têm duração de três a seis meses e serão ministrados na modalidade presencial, nos horários da manhã, tarde ou noite.