SEGUNDAS DIDÁTICAS


As férias estão acabando. Misto de tristeza e ansiedade de rever os colegas e professores (ou não). Enfim, vamos aproveitar para aprender um pouco sobre uns casos especiais de PLURAL.

FÉRIAS é um substantivo plural, ou seja, com o significado que estamos usando aqui, só pode ser usado no plural. Seus determinantes devem concordar no plural: AS MINHAS FÉRIAS ESTÃO acabando.



ÓCULOS é outro substantivo plural, e só no plural significa aquele acessório de correção visual ou acessório estético. Seus determinantes também deve concordar: OS MEUS ÓCULOS ESCUROS. No dia a dia costumamos usar os determinantes no singular: o óculos. Porém na norma culta constitui um erro. Caso lhe soe estranho a estrutura "os óculos", use "o par de óculos".



LÁPIS E ÔNIBUS também são um caso especial de plural, porém diferente das palavras anteriores, pois possuem os dois números, ou seja, vão para o plural ou singular sem sofrer alterações, só os determinantes vão variar: peguei UM ÔNIBUS CHEIO. Em dia de jogo, OS ÔNIBUS ACABAM SENDO DESTRUÍDOS. Comprei UM LÁPIS. OS LÁPIS QUEBRARAM.



GRAVIDEZ é outra palavra que causa muita dúvida. Resumindo, existe plural: GRAVIDEZES. Convenhamos, porém, que soa bastante estranho. Nesse caso, dê preferência a frases que usam o singular: em vez de "há muitas gravidezes nesta região", use "há muitos casos de gravidez".
Bem, por ora, é só.



Abraços a todos.
Professor Diogo Xavier


Nenhum comentário: