RMR: usuários serão revistados com ônibus em movimento

PMPE começa a revistar passageiros com os ônibus em movimento


Para tentar reduzir o índice de assaltos a ônibus, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) começou uma nova modalidade de abordagem nos coletivos. Os policiais passarão a fazer a revista de suspeitos com os veículos em movimento. A ação terá início na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. 

Essa nova modalidade também será implantada em outras localidades. A partir de segunda-feira (10), policiais militares dos demais batalhões das Áreas Integradas de Segurança (AIS) da capital e da Região Metropolitana farão as abordagens com veículos em movimento.

Normalmente, os policiais paravam os ônibus para abordar passageiros em atitude suspeita. Agora, a ideia é evitar atrasos nos coletivos. Os veículos serão acompanhados por uma viatura.

De acordo com a assessoria de comunicação da PMPE, o trabalho será realizado pelo 1º Batalhão Duarte Coelho (Olinda) e seguirá um cronograma traçado a partir das estatísticas de pontos com maior incidência de crimes.

A cada turno, vários coletivos serão alvo da ação. Ao terminar a abordagem em um ônibus, a equipe vai parar outro veículo. Repetirá a ação entre o Centro da Moda (Peixinhos), ponto inicial, e o Terminal Integrado de Xambá. No ponto inicial haverá outra viatura para fazer as revistas convencionais.

No dia 27 de março deste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) informou que 503 assaltos a ônibus foram registrados nos primeiros 86 dias de 2017. Os dados foram repassados durante entrevista coletiva.

Ao todo, foram 129 investidas criminosas contra coletivos somente em março. O número foi obtido por meio dos registros feitos até o fim do último domingo (26) de março.

Segundo o chefe da força-tarefa que investiga os assaltos a ônibus no Grande Recife, delegado Joel Venâncio, há uma projeção de redução de cerca de 20% para o fim de março, levando em conta a média diária dos crimes do tipo. Em 2017, foram quase seis investidas a ônibus por dia.

Nenhum comentário: