PARAÍSO DO TUIUTI: SAMBA ENREDO À ALTURA DA HISTÓRIA



Por Wallace Melo Barbosa

O desfile da G.R.E.S Paraíso do Tuiuti com o samba enredo, "Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?", foi histórica e respondeu a altura os anseios de grande parcela da população brasileira, sobretudo da classe trabalhadora.

O samba apresentou estrofes fortes e significativas, principalmente no âmbito da história contemporânea do Brasil.
"Senhor, eu não tenho a sua fé e nem tenho a sua cor; Tenho sangue avermelhado; O mesmo que escorre da ferida; Mostra que a vida se lamenta por nós dois; Mas falta em seu peito um coração... Ao me dar a escravidão e um prato de feijão com arroz" 
(TUIUTI, 2018).
As fortes críticas à escravidão no Brasil deu a tônica ao samba enredo, e nos momentos de evolução, o atual relevo politico do país foi pontuado pela escola, sobretudo, a partir do contexto do golpe parlamentar e judiciário ocorrido em 2016 e das reformas instituídas por Temer.

"Onde mora a senhora liberdade; Não tem ferro nem feitor"(TUIUTI, 2018)

Um dos momentos mais marcantes do desfile se deu com a ala dos "manifestoches", que mostrou os famosos paneleiros que, manipulados pela mídia, foram usados para ajudar nos protestos que pediam o impeachment de Dilma.

O carro alegórico fez uma releitura de um navio negreiro, com alegorias que mostravam o presidente da República como um vampiro, acompanhado com os batedores de panela, trajados com camisa da seleção brasileira, com direito aos patinhos da Fiesp e as mãos manipuladoras da mídia golpista.

A reforma trabalhista também foi criticada pela escola de samba. Na ala, "Guerreiros da CLT", a precarização e a revogação de grande parte do direito do trabalho, foi tocada pelas fantasias. Os gritos "Fora Temer" foram inevitáveis no sambódromo, deixando as equipes de comentaristas sem palavras em dados momentos do desfile.

Um desfile que, sem dúvidas, terá espaço privilegiado para nossa história de resistência e lutas. Que o exemplo do G.R.E.S Paraíso do Tuiuti se propague nos mais diversos espaços, e assim, acumulemos forças, a fim de superar essa página e construir um novo tempo.

Nenhum comentário: