POLITICAS SOCIAS

Ministro Patrus Ananias apresenta políticas sociais e Bolsa Família no Fórum Social Mundial


O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, encerrou sua participação na oitava edição do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA), nesta sexta-feira (30/01) à noite, durante a mesa redonda sobre as perspectivas da renda básica na América Latina, organizada pela ONG mexicana Ingreso Cidadano Universal. Recuperando a história das políticas sociais no Brasil – que só começaram no último século e tiveram impulso a partir do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - o ministro Patrus finalizou os debates explicando o funcionamento do programa Bolsa Família e sua importância na superação da fome e da pobreza. O senador Eduardo Suplicy (PT/SP) também participou da discussão, quando reconheceu a importância da ampliação da faixa de renda para entrar no programa, que passou de R$ 120 para R$ 137 mensais per capita. A mesa redonda, realizada na Universidade Federal do Pará, contou ainda com a participação de estudiosos sobre o tema.


Pela manhã, o ministro Patrus acompanhou o presidente Lula e demais ministros da comitiva em reunião com 150 representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Na quinta-feira (29) à noite, o ministro esteve na abertura do evento no painel “América Latina e o Desafio da Crise Internacional”, que contou com as participações dos presidentes Lula (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai). Fórum Social Mundial - Organizado por um Comitê Internacional formado por 129 instituições espalhadas pelos cinco continentes, o Fórum é um espaço para debates de idéias e troca de experiências entre movimentos sociais, redes de mobilização, ONGs e outras organizações da sociedade civil. A edição de 2009 do evento, que segue até o próximo domingo (01/02), acontece na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e UFPA. As três primeiras edições do Fórum (2001, 2002 e 2003), bem como a quinta edição (2005), aconteceram em Porto Alegre (RS).


Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).


Nenhum comentário: