DETRAN DIVULGA QUADRO DE VAGAS DO CONCURSO

O tão aguardado concurso do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) está em seus preparativos finais. A instituição já divulgou que o concurso irá oferecer 100 vagas para todo o Estado, sendo 70 para nível médio e 30 para nível superior. Porém, com a necessidade de reposição de servidores aposentados e exonerados, há a possibilidade de mais aprovados serem chamados, de acordo com autorização da Secretaria de Administração.


Para o nível médio, as ofertas são para agente de trânsito, assistente de trânsito, técnico de segurança do trabalho e técnico de contabilidade. As duas últimas exigem formação específica. Já para o nível superior, as oportunidades são para assessor jurídico, engenheiro de trânsito, orientador educacional de trânsito, psicológo, estatístico, contador, bibliotecário, jornalista e médicos peritos de trânsito em sete especialidades. Além dessas, há as funções de analista de trânsito e analista de gestão, que podem ser exercidas por candidatos formados em qualquer graduação.


Os salários iniciais serão de R$ 1.138, para os cargos de nível médio, e R$ 2.210,32 para os de nível superior, além dos benefícios de auxílio-alimentação, plano de saúde e vale-transporte. O regime de trabalho será o de estatutário, regido pelo Estatuto do Servidor do Estado.


A fase atual é a de elaboração do projeto básico do edital e avaliação da organizadora para, em seguida, contratá-la e divulgar o documento de abertura do certame. “A contratação deve ser pelo modelo de dispensa de licitação, no qual entramos em contato com, no mínimo, três organizadoras para, após uma apreciação, decidir internamente a escolhida”, explica a chefe de Unidade e Desenvolvimento do Detran, Inês Perruci.


De acordo com o cronograma da empresa, as inscrições estão previstas para iniciar em 4 de janeiro indo até o dia 20 do mesmo mês e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. “Essa é a nossa meta. Não queremos perder esse prazo, por conta da lei eleitoral”, afirma o diretor-presidente do Detran, Manoel Marinho. A preocupação se dá por 2010 ser um ano eleitoral e, pela determinação, fica restrita a nomeação, contratação ou admissão de servidor público três meses antes do pleito.


Ainda segundo o diretor-presidente do Detran, o concurso irá aliviar o quadro de servidores, que atualmente encontra-se deficiente. “Existe pouca quantidade de funcionários principalmente nos serviços relacionados com o atendimento ao público. Por isso, a maioria das vagas dos cargos de nível médio do concurso irá contemplar esse setor. Os aprovados no certame irão atuar nos postos da Região Metropolitana do Recife - como os dos shoppping centers - do interior do Estado e das Ciretrans”.

Nenhum comentário: