1020 vagas em cursos gratuitos

Senac e Diageo abrem 1020 vagas em cursos gratuitos para jovens de baixa renda
Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a britânica Diageo, maior distribuidora de bebidas do mundo, vai proporcionar a capacitação gratuita de 1020 jovens de doze municípios de Pernambuco para o mercado de trabalho. Dezesseis diferentes cursos de rápida duração na área de serviços em hospitalidade e lazer serão abertos, totalizando 41 turmas. As aulas são para aperfeiçoamento de bartender, confeitaria, camareira em meios de hospedagem, recepcionista, entre outros. Das vagas ofertadas, 140 já foram preenchidas e cinco turmas fechadas.

A iniciativa faz parte do projeto "Learning for Life" (aprendendo para a vida, em português), lançado no estado em 2002. Até agosto do próximo ano, a multinacional – representante de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness e Baileys – espera capacitar 1,1 mil alunos em Pernambuco, uma marca inédita para o programa.

"Antes de escolhermos os cursos que seriam trabalhados, realizamos um levantamento para identificar o perfil econômico de cada cidade e as áreas profissionais com maior carência de mão de obra", explica Mércia Araújo, técnica em coordenação pedagógica do Senac Pernambuco e uma das responsáveis pelo projeto.

Para a Diretora de Educação Profissional, Ana Morais, a iniciativa reforça o caráter social da entidade, referência em formação profissional no país. "É uma oportunidade ímpar para as pessoas que não têm condições financeiras se aperfeiçoarem para competir no mercado de trabalho", ressaltou. Além da formação profissional, o projeto "Learning for Life" irá preparar os alunos para entrevistas de emprego, desenvolvendo neles habilidades de marketing pessoal.

Os cursos patrocinados pela Diageo são destinados à população de baixa renda na faixa etária dos 18 aos 30 anos e contemplam os municípios de Paulista, Olinda, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, São José do Egito, Petrolina e Salgueiro. A carga horária para cada módulo varia de 60 horas (Drinques e Coquetéis) até 300 horas (Bartender), incluindo, em alguns casos, um estágio não-remunerado em empresas do ramo.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário ter o ensino fundamental completo e se dirigir ao Senac mais próximo da área de abrangência do programa munido de original e cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Dependendo da demanda, uma redação e uma entrevista serão aplicadas como parte do processo seletivo.

"O programa é destinado ao jovem que precisa ter uma rápida inserção no mercado de trabalho, ele precisa deixar a sala de aula com uma profissão", reforça Fátima Honório, gerente de projetos da Diageo no Brasil. Além de Pernambuco, o programa "Learning for Life" também beneficia outros nove estados brasileiros, onde mais de 3 mil pessoas já foram contempladas. Hoje, o modelo do programa criado pela Diageo é aplicado em países da América Latina, Europa, África e Ásia.


Vagas Disponíveis

http://www.pe.senac.br/ascom/imgs_noticias/Diageo_20102.html

Nenhum comentário: