Senac abre 800 vagas para cursos gratuitos

Da Folha de Pernambuco
   
Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 880 vagas para 16 cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio da empresa britânica Diageo, maior distribuidora de bebidas do mundo. As oportunidades são para  bartender, confeitaria, camareira em meios de hospedagem, recepcionista, preparação e decoração de doces e salgados, qualidade no atendimento ao turista e outros na área de serviços em hospitalidade e lazer. As capacitações acontecem em 12 municípios do Estado. 
 
De acordo com a técnica em Coordenação Pedagógica do Senac Pernambuco, Mércia Araújo, a iniciativa faz parte do projeto “Learning for Life” (aprendendo para a vida, em português), que acontece desde 2002. Até agosto do próximo ano, a multinacional espera capacitar 1,1 mil alunos no Estado. “Depois que são capacitados, esses alunos passam por um estágio para aplicar, na prática, o que aprenderam em sala de aula. Em seguida, ele pode se inscrever no banco de dados de emprego do Senac e a medida que as empresas precisam de mão de obra qualificada, nós indicamos essas pessoas”, explicou.

O bartender Afonso Henrique, 20, foi um dos alunos do projeto “Learning for Life” no primeiro semestre deste ano e foi encaminhado para o mercado de trabalho pelo Senac. “Em três meses, fiz um curso de bartender e pouco tempo depois comecei a trabalhar. Hoje, estou no Habib’s e depois que fiz o curso meu salário aumentou 30%. O intessante é que as aulas para ser um bartender contemplam a parte de atendimento ao público, como fazer determinados pratos e outros”, contou.

Os cursos promovidos pela Diageo são destinados à população de baixa renda com faixa etária dos 18 aos 30 anos. A carga horária para cada módulo varia de 60 horas a 300 horas, incluindo, em alguns casos, um estágio não-remunerado em empresas do ramo. Para se inscrever é preciso ter Ensino Fundamental completo, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e se dirigir a uma unidade do Senac mais próxima da área de abrangência do programa.

Nenhum comentário: