MST Leva Reforma Agrária Para Folia do Carnaval.



O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) levou a reforma agrária para o carnaval de Olinda (PE). A Barraca da Reforma Agrária funcionou de sábado à terça-feira de Carnaval. Além de um ponto de encontro da militância política que participa do carnaval de Olinda, a barraca desenvolveu uma série de programações. O MST também participou do Carnaval 2012 com a escola de samba do Movimento, a Unidos da Lona Preta, na cidade de Cajamar, interior de São Paulo.


O MST acredita que devolve ao Carnaval seu sentido popular, contestador e, por que não dizer, revolucionário. Com blocos regionais e locais e com a participação da militância nas ruas, o MST acredita que devolve ao Carnaval seu sentido popular, contestador e, por que não dizer, revolucionário. Por isso, o espírito de festejo na mais popular de todas as festas foi acompanhado de alegria, comprometimento e luta.

Em Olinda, no sábado (18) houve desfile do Bloco "Lula e o Polvo" e na segunda-feira (20) aconteceu a "Batucada da Reforma Agrária".

"Se aqui estamos, cantando essa canção, viemos defender a nossa tradição e dizer bem alto que a injustiça dói. Nós somos madeira de lei que cupim não rói", cataram os sem-terra no desfile a Escola de Samba Unidos da Lona Preta, do MST, no sábado de carnaval, na cidade de Cajamar, interior de São Paulo.

Homenagem à companheirada:

O enredo da escola para este ano foi “... E Fez-se A Luta: Uma Homenagem À Toda Companheirada”. E apresentou a história de crianças, mulheres e homens que morreram na luta pela reforma agrária no Brasil. “Somos José, Pedro e Maria, somos Geralda, Teresa e Manoel. Somos sem terra!... E fez-se a luta!”, cantaram ao som de batucada.

“Para representar a grandeza do MST e do povo brasileiro, o samba enredo citou cinco militantes que fazem no dia-a-dia o movimento acontecer. Estes representarão a todos nós, pelo que fazem, fizeram e significam para nossa organização”, anunciaram os organizadores do desfile.

Vanessa dos Santos: sem-terrinha de oito anos assassinada no massacre de Corumbiara. Criança também luta. Sua vida é exemplo da busca por um mundo mais humano.

Mestre Geraldo: a força do samba, a crença na cultura popular como arma de transformação. A semente que foi plantada lá atrás e que nós colhemos e fazemos florescer. Que deixou saudades. Teu repique segue ecoando em nossos corações.

Laércio, preso político. Pai de quatro filhas, esposo, negro, de origem pobre. Surdo de primeira que bate firme. Lutador exemplar, incansável, admirado e querido. O MST te aguarda para seguirmos juntos na caminhada. O povo brasileiro te precisa. Como dizem os Racionais: as grades de ferro jamais prenderão nossos pensamentos.

Mauro, senhor e menino. Puro coração. Pura emoção. Plantador e formador. Migrante que superou as dificuldades da vida e gritou: o MST me levantou! Esta Luta nos levantou! Exemplo de humildade e perseverança. Sabedoria cultivada na escola da vida.

Almerinda, tia a quem pedimos a bênção e a licença pra cantar samba. Embala seu chocalho construindo o tempo da igualdade entre mulheres e homens. Mãe, fecundando o sonho de uma vida melhor para seus filhos e filhas, neste caso, toda a humanidade. Negra, da cor da noite, do sofrimento na pele, a sabedoria nos olhos. Guerreira. Mulher. Linda!

Fonte: MST.

Inscrições Abertas Para Pré-Vestibular Cidadão da UFPE.


Cariocas Expulsam os Reporteres da Rede Globo em Manifestação.



Durante a manifestação da Polícia Militar e dos Bombeiros do Rio de Janeiro, ocorrida nesse domingo (12/02/2012), os reporteres da Rede Globo puderam sentir o gosto do próprio veneno. A população não se intimidou, diante da emissora mais poderosa do país e expulsou os repórteres que acompanhavam a manifestação em Copacabana.

Excluir a rede globo desses espaços é uma forma de lutar contra o seu jornalismo conservador, que é mister em marginalizar os movimentos sociais e manipular a opinião pública com seu idealismo reacionário. Estamos diante de um exemplo virtuoso e que os demais movimentos que representam os anseios populares devem seguir.

Enfim, somente dessa maneira que a soberania popular poderá acumular mais força política, tornando explícita a necessidade de uma efetiva reforma nas políticas voltadas à comunicação, baseada na democratização da mídia e no estabelecimento de um controle social mais efetivo nas concessões públicas, uma vez que a livre expressão é um dos direitos fundamentai inseridos no atual sistema constitucional, e que infelizmente é notavelmente desrespeitado por meio principais meios de comunicação do país.

Por Wallace Melo.

Dilma Acha que 'Exagerou' com Movimentos Sociais e Tenta Mudar.

Após primeiro ano de pouca conversa direta com movimentos sociais e de governo ter ajudado a criar clima 'anti-ONGs', presidenta começa 2012 disposta a ter nova postura. Caso Pinheirinho foi aproveitado pelo governo para sinalizar inflexão e relação diferenciada com movimentos. Prevista para março, proposta de nova regra de repasse a ONGs manterá financiamento público.

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff acredita que ela e o governo “exageraram” no rigor com movimentos sociais no ano passado e quer remediar a situação em 2012. Menos afeita do que o antecessor a conversar diretamente com os movimentos, Dilma está disposta a tentar abrir-se mais daqui para frente. E não pretende mais colaborar com a demonização deles pelo governo, como aconteceu em 2011 a partir de escândalos a envolver organizações não-governamentais (ONGs).

O primeiro gesto individual da presidenta para tentar melhorar a relação dela com os movimentos foi ter feito uma reunião fechada com cerca de 90 representantes de 35 entidades, durante a passagem dela pelo Fórum Social Temático, em Porto Alegre, no dia 26 de janeiro.

A reunião foi planejada, segundo fonte do Palácio do Planalto que conversou com a reportagem, para que Dilma ouvisse e os movimentos pudessem falar à vontade. E não apenas a respeito do tema que, em tese, era o foco do encontro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que o Brasil sediará em junho. Mas de tudo.

Pela biografia diferente da do ex-presidente Lula e por estar se acostumando ao cargo, em 2011, Dilma negociou pouco frente a frente com os movimentos, o que irritou líderes de centrais sindicais e entidades campesinas, por exemplo. Para eles, a presidenta preferia sentar e escutar o empresariado.

Como a reunião de Dilma com os movimentos, em um hotel de Porto Alegre, era a aberta a qualquer tema, a presidenta teve a chance de pela primeira vez comentar com gente de fora do governo, mesmo que a portas fechadas, a violenta ação de despejo contra sem-teto em São José dos Campos, que ela chamou de “barbárie”.

O caso Pinheirinho, aliás, está sendo aproveitado pelo governo para mostrar aos movimentos que ele ainda são, sim, aliados. Por isso, desde a primeira hora pós-despejo, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) deu declarações que buscam demarcar a diferença (para ele, “de método”) na forma como o governo lida com os movimentos, comparado ao PSDB.

Verba a ONGs:

Principal interlocutor de Dilma e do governo perante os movimentos sociais, Carvalho também tem a responsabilidade de tentar desatar um nó, apertado demais com ajuda do próprio governo, na relação com os movimentos. É a revisão da legislação das ONGs, processo que envolve diversos ministérios, mas que está sob comando da Secretaria Geral.

No ano passado, as ONGs tornaram-se vilãs nacionais por causa de denúncias jornalísticas de corrupção que custariam o cargo de uma série de ministros. Foi assim no Esporte, no Trabalho e no Turismo, por exemplo, todos envolvidos em acusações de que o repasse de verba para ONGs era uma forma de desviar dinheiro público.

Os episódios levaram Dilma a baixar decretos draconianos sobre transferência de verba para ONGs e a pedir à equipe que preparasse novas regras. O clima anti-ONGs dentro do governo e de suspeição geral contra essas entidades na imprensa deu origem a situações em que, segundo um colaborador direto de Dilma, claramente “nós exageramos”.

O melhor exemplo do “exagero”, de acordo com esta mesma fonte, talvez tenha sido a recusa do ministério do Desenvolvimento Social de firmar convênio de construção de 750 mil cisternas no Nordeste com uma conhecida e poderosa entidade da região, a Articulação do Semi-Árido (ASA). A ministra Tereza Campello teve receio de que o contrato, por sua dimensão, um dia se voltasse contra ela e evitou autorizá-lo.

A ASA reagiu à postura do governo com um grande protesto em dezembro, para o qual conseguiu mobilizar cerca de 15 mil pessoas em pleno sertão nordestino, a ponto inclusive de bloquear uma ponte importante que liga Juazeiro (BA) a Petrolina (PE).

Um dia depois da reunião de Dilma com os movimentos sociais em Porto Alegre, a Fundação Banco do Brasil divulgou edital para contratar fornecedores de um primeiro lote de 60 mil cisternas, numa licitação que se encerrará dia 27 de fevereiro.

Coordenadora do processo de revisão da legislação das ONGs, a Secretaria Geral deve concluir uma proposta em março. As linhas gerais foram apresentadas a “ongueiros” durante o Fórum Social Temático, em Porto Alegre. Segundo Gilberto Carvalho, a proposta vai manter a previsão de financiamento público das ONGs, ou seja, o governo não vai acabar com os convênios. 

Por: André Barrocal.
Fonte: Carta Maior.


Abaixo-assinado Contra a Privatização da Compesa.

O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco e as Federações Nacional e Regional dos Urbanitários, junto com o Movimento Popular de Pernambuco estão em luta contra a parceria público privada na Compesa, pois entendem que a PPP representa a privatização da Compesa.
Os pernambucanos já sofrem com as altas tarifas de energia cobradas pela Celpe, que foi privatizada, e não aceitarão a privatização da Compesa.
Por isso, convidamos todos os pernambucanos para assinar o abaixo-assinado contra a privatização na Compesa.
Junte-se a nós, participe e assine o abaixo-assinado e diga não à PPP da Compesa!
Click no LINK ONLINE para assinar o abaixo-assinado

LINK DO SITE, VERSAO IMPRESSA:

História Misteriosa do Homem da Meia-Noite Comemora 80 anos Nesta Quinta.



49808908bfc11b1a48dc1783ec6f75ad.jpg
O boneco gigante do Homem da Meia-Noite é a grande atração do bloco
Foto: Malu Silveira / NE10

O mês do Carnaval 2012 já começou com comemoração no Sítio Histórico de Olinda. A figura mística do Homem da Meia-Noite, importante bloco carnavalesco da cidade, completa 80 anos de vida nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro. Coincidência ou não, na mesma data em que se comemora o Dia de Iemanjá, a rainha do mar.

A criação do clube, nascido no ano de 1932 após uma briga entre os intregrantes da tradicional troça carnavalesca O Cariri de Olinda, ainda conta com duas versões muito fortes. A primeira afirma que um dos fundadores, Luciano Anacleto de Queiroz, apaixonado por cinema, se encantou com o filme O Ladrão da Meia Noite. O enredo contava a história de um galante homem que saia de dentro de um relógio gigante para assaltar a população de uma cidade.


A face do boneco está espalhada de diversas formas na sede do bloco

Já a segunda história é ainda mais folclórica. Conta-se que um dos criadores do clube, o carpinteiro e músico Benedito Bernardino da Silva, sentava-se na calçada de sua casa para tocar instrumento de sopro. Todo santo dia via um elegante senhor, com os mesmos trajes do boneco gigante, cartola na cabeça, dente de ouro e um sorrijo malicioso, passar pela rua por volta da meia-noite. A história do homem misterioso foi descoberta logo depois por Seu Benedito. "Depois de um tempo, Seu Benedito descobriu que aquele homem era na verdade um Dom Juan, que usava as madrugadas do sábado para pular as janelas das casas para namorar donzelas", conta Luiz Adolpho.

Cheio de raízes históricas, este galante homem arrasta, todos os anos, a partir da meia-noite do Sábado de Zé Pereira, uma multidão de foliões hipnotizados pelo mistério do calunga. Para Luiz Adolpho, presidente do bloco desde 2002, a paixão dos que acompanham o gigante homem chega a uma espécie de devoção. "O desfile é quase uma romária religiosa. As pessoas seguem a figura como se acreditassem em algo superior. Muitos passam pela sede, param em frente ao homem e fazem orações", afirma.


Mural em madeira recebe os visitantes no hall da casa do Homem da Meia-Noite

A vontade de preservar a identidade do bloco, que se sustenta pelo boneco gigante, é tão grande que o calunga (conta-se que a estrutura da cabeça ainda é a original, de 80 anos atrás) é guardado a sete chaves. Todas as aparições do boneco antes do desfile na meia-noite do sábado de Zé Pereira, que deve arrastar este ano cerca de 500 mil pessoas, são feitas com a réplica do boneco gigante.

FESTA - A noite desta quinta (02) será especial. O bloco se reunirá a partir das 19h15, com orquestra de frevo e grupo de maracatu. Para cantar os parabéns, um bolo de 200 quilos foi encomendado, e será distribuído para a comunidade. A festa contará com a presença da filha de Seu Benedito, Dona Irene, 90 anos.

Com o tema 'O Espetáculo Não Pode Parar', o clube trará duas alegorias, homenageando a história do circo. O ano da 80º edição do Homem da Meia-Noite também será marcado no tradicional desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada. A primeira aparição do homem gigante no carnaval olidense será nas Virgens de Verdade Abraça Brasil, neste domingo (05).

Confira o vídeo com o presidente do clube Luiz Adolpho, sobre as novidades do desfile 2012:



Há 15 anos, a Voz Ativista de Chico Science Era Silenciada.

Sua criatividade e poder de transformação são lembrados por seus parceiros

Agência Estado De tempos em tempos surge uma figura que transforma em absoluto a realidade em que vive, às vezes de maneira tão profunda que não apenas modifica a dimensão cultural de seus amigos ou de sua Cidade, como parece fertilizar permanentemente um terreno artístico estagnado. Até mesmo os jovens de 20 anos, mesma idade do manifesto "Caranguejos com Cérebro", que apontou os caminhos do Manguebeat, esboçam uma lembrança respeitosa à figura de Chico Science, mentor do movimento que há 15 anos teve sua jornada tragicamente interrompida. Ele seguia para tocar na prévia do "Enquanto Isso na Sala de Justiça", quando seu carro se chocou a um poste na Rodovia PE-15, no Complexo de Salgadinho, divisa entre Olinda e Recife.

Nascido em Rio Doce, Chico cresceu em Olinda durante a década de 1970 frequentando bailes de periferia e desde então, passou a criar uma simbiose, chamada de "mangue", entre diferentes referências musicais, do hip hop ao maracatu, das batidas eletrônicas ao rock tipicamente inglês. O atual secretário de Cultura do Recife, Renato L., que ajudou na escrita do manifesto inicial e discotecava nas festas na época, comenta que "Chico era uma grande articulador e isso era uma característica presente não apenas na sua capacidade de reunir amigos, mas também estava presente na sua música, que articulava diferentes estratégias e gêneros musicais".

Antes da Nação Zumbi com quem gravou os discos "Da Lama ao Caos" e "Afrociberdelia" (depois foi lançado o 'ao vivo' "CSNZ"), Chico era um malungo da cena underground pernambucana, passou por bandas como Orla Urbe e Loustal, conhecendo o futuro parceiro musical, Fred Zeroquatro, no programa de rádio "Novas Tendências". "Muita coisa já foi dita sobre a personalidade dele, mas gosto de salientar coisas que fogem do lugar comum, de fato ele tinha uma intuição e criatividade acima da média, mas gosto de lembrar do seu lado ativista. Não bastava imaginar as coisas, ele precisava fazê-las, de forma que nunca se entregava ao conformismo. Era uma coisa contagiante", lembra o músico.

O circuito musical de Recife na década de 1990 era completamente diferente do de hoje. Não havia tanto apoio por parte dos governos municipais e estaduais, o axé dominava as festas e o gosto do público e também não existiam tantos festivais alternativos (o próprio Abril Pro Rock surgiu em 1993 e foi o grande 'debut' da cena Mangue), de modo que o ímpeto de Chico Science foi um dos responsáveis por mudar o panorama da cidade através de um discurso da diversidade e da flexibilidade cultural.

"Ele tinha tinha uma visão generosa de diálogo e troca, viajava e trazia um som novo para compartilhar, tinha uma pegada otimista sem ser uma 'Poliana' deslumbrada. Natural que ele marcasse a cena atravessando gerações", reflete Renato L. Sobre a discussão se existe ou não a estética "pós-mangue", Fred é enfático: "as duas teses podem estar certas, mas o fato é que qualquer garoto de 20 anos ou mais certamente cresceu numa cidade em transformação, em ebulição, de maneira que os frutos póstumos são consequência dessa realidade, assim como de outras mudanças, como o não tão simples fato de vivenciar a adolescência com a internet".

HOMENAGENS

Dentre as lembranças da data, a MTV exibirá amanhã o especial "Chico Science - 15 Anos Depois", apresentado por China, que veio ao Recife para conversar com parceiros artísticos de cantor. O programa vai mostrar também músicas inéditas em versão demo gravadas pelo músico antes da Nação Zumbi. Já no próximo sábado, toda programação da emissora será dedicada à obra do artista, contando com shows históricos, entrevistas e videoclipes.

A família, a Nação Zumbi e a Prefeitura do Recife preferem não lembrar a fatídica data, concentrando as comemorações durante o aniversário de nascimento do malungo (13 de março), com a realização da Semana Chico Science no Memorial dedicado a ele, localizado no Pátio de São Pedro. A coordenadora do espaço, Adriana Vaz, adianta que nesse ano a iniciativa vai contar com curadoria de Ricardo Brasileiro, focando através de seminários, oficinas, laboratórios e shows, a discussão sobre cultura digital e ativismo na internet.

OPORTUNIDADES DE EMPREGO


PROFESSOR DE WEB E HARDWARE

PROFESSOR DE WEB - Conhecimentos na parte gráfica, pacote Adobe, ASP, PGH, Linguagem, Lógica de programação, Javascript etc. Escolaridade Técnico ou Superior cursando na área. Desejável experiência. Horário e salário a combinar.

PROFESSOR DE HARDWARE - Conhecimentos em Redes, Elétrica e Eletrônica, Linux, Manutenção de Notebook, Monitor e Impressora. Escolaridade Técnico ou Superior cursando na área. Desejável experiência. Horário e salário a combinar.

Os interessados deverão enviar seus currículos com o título da vaga para:
recrutamento.mc25@gmail.com
 Concursos 2012 – Junta Comercial de Pernambuco abre concurso para 100 vagas

A Junta Comercial do Estado de Pernambuco divulgou edital de concurso público para 100 vagas em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 1.806,14 a R$ 2.924,23.
 
São 70 vagas de nível médio para o cargo de assistente de registro do comércio. Os profissionais vão atuar nas funções de técnico de registro empresarial e técnico em contabilidade. Já para os concurseiros interessados nos cargos de nível superior são 30 vagas para analista de registro do comércio que devem atuar nas funções de analista de registro do comércio (nível superior em direito, contabilidade, economia e administração), assessor jurídico (bacharel em direito), contador (nível superior em ciências contábeis), analista de TI (nível superior em informática ou ciências da comunicação) e psicólogo (bacharel em psicologia).

Os profissionais vão trabalhar nas cidades de Recife, Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Araripina, Serra Talhada, Goiana, Palmares e Petrolândia.
 
As inscrições devem ser feitas pelo site
www.upenet.com.br entre os dias 6 de fevereiro e 4 de maço. A taxa é de R$ 45 para assistente de registro do comércio e de R$ 55 para analista de registro do comércio.
A prova objetiva está prevista para o dia 25 de março. A prova de nível médio será realizada no período da manhã e a de nível superior na parte da tarde.

O concurso tem validade de 2 anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

90 vagas de trabalho no Consórcio Ipojuca

O Consórcio Ipojuca, responsável pelas obras das tubovias e interligações da Refinaria Abreu e Lima, está com vagas em aberto para funções de nível superior e técnico. São 90 vagas, distribuídas em 30 cargos. Cada função será preenchida por três profissionais.

Os interessados devem encaminhar os currículos para o e-mail: selecao@consorcioipojuca.com.br ou Caixa Postal: 180 – Cabo de Santo Agostinho – CEP.: 54505-970, até a segunda-feira (06/02). Maiores informações: (81)3501.2301

VAGAS:

INSPETOR CONTROLE DE QUALIDADE
INSPETOR DE ELÉTRICA
INSPETOR DE EQUIPAMENTOS ROTATIVOS
INSPETOR DE EQUIPAMENTOS ESTÁTICOS
INSPETOR DE ESTANQUEIDADE
INSPETOR DE INSTRUMENTAÇÃO
INSPETOR DE ISOLAMENTO
INSPETOR DE LÍQUIDO PENETRANTE
INSPETOR DE LÍQUIDO PENETRANTE/PARTÍCULA MAGNÉTICA
INSPETOR DE MEDIÇÃO DE ESPESSURA
INSPETOR DE PARTÍCULA MAGNÉTICA
INSPETOR DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS
INSPETOR DE REFRATÁRIO
INSPETOR DE SOLDA N2
INSPETOR DE TUBULAÇÃO
INSPETOR DE ULTRASSOM N2
INSPETOR DIMENSIONAL DE CALDEIRARIA N2
INSPETOR DIMENSIONAL DE TOPOGRAFIA
INSPETOR DIMENSIONAL DE PINTURA N1
INSPETOR DIMENSIONAL DE PINTURA N2
TÉCNICO DE DOCUMENTAÇÃO
ENGENHEIRO ELETRICISTA E INSTRUMENTAÇÃO SÊNIOR
ENGENHEIRO ELETRICISTA E INSTRUMENTAÇÃO PLENO
SUPERVISORES DE CONDICIONAMENTO E COMISSIONAMENTO
ENGENHEIRO DE CONDICIONAMENTO E COMISSIONAMENTO SÊNIOR
ENGENHEIRO DE CONDICIONAMENTO E COMISSIONAMENTO PLENO
ENGENHEIRO MECÂNICO SÊNIOR
ENGENHEIRO MECÂNICO PLENO
ENGENHEIRO DE TUBULAÇÃO SÊNIOR
ENGENHEIRO DE TUBULAÇÃO PLENO

OPORTUNIDADES DE EMPREGO


VAGAS VENDEDOR – INTERNO E EXTERNO

VENDEDOR INTERNO - Somos uma distribuidora e solicitamos vendedores com sólida experiência no Mercado de peças automotivas.(carteira de clientes é um grande diferencial) rendimentos oferecidos: Salário fixo+comissão+premiação.

VENDEDOR EXTERNO - Somos uma distribuidora e estamos selecionando vendedores com conhecimento no mercado de peças automotivas (carteira de clientes é um diferencial). Rendimentos oferecidos: Salário fixo+comissão+premiações

Os interessados deverão enviar currículos com o título da vaga para: consultein@hotmail.com

RECEPCIONISTA HOSPITALAR

Ensino Médio Completo, Sexo Masculino, Desejável experiência com Atendimento ao Público, Disponibilidade para regime de plantão 12×36;

Os interessados devem cadastrar o currículo no site: www.santajoana.com.br no link Trabalhe Conosco.

OPERADORES DE TELEMARKETING

Ambos os sexos, 2° grau completo / Cursando superior, Vivência com atendimento.
Preferencialmente moradores de Olinda, Peixinhos, Cajueiro e proximidades.
Salario do mercado + benefícios
Interessados enviar currículos para o email: jaqueline-albuquerque@hotmail.com
 

Estudantes Divulgam Nota Sobre a Ocupação em Posto de Recarga do VEM.


2ad9ff11384a9a5f7cfe4d2abdc64d37.jpg
Estudantes ocupam a agência de recarga do VEM.
Os estudantes que ocupam um dos postos de recarga do VEM Grande Recife divulgaram em nota que não foram eles quem fizeram com que o serviço na agência ficasse lento, mas sim os agentes da Polícia Militar (PM) que estavam no local.

Confiram abaixo a nota oficial divulgada:

"
Hoje, primeiro de fevereiro, completamos 12 dias de reajustes nas tarifas do transporte público da RMR. Esse reajuste veio acompanhado por um enorme sentimento de repudio da população o que culminou em duas atividades de rua, duramente reprimidas pela polícia. Após esses criminosos episódios cometidos pelo Governo do Estado, a população foi novamente às ruas entregar uma pauta de reivindicação ao governo e o tratamento recebido após isso foi o pleno desdenho, ante o sentimento e a vontade popular.

Agora, entendemos que qualquer negociação que podemos conseguir, vira pela justa e pacifica pressão popular. Ocupamos o Posto de Recarga do VEM, localizado na Praça Maciel Pinheiro com o objetivo de cobrar publicamente a pauta de reivindicações que apresentamos ao Governador Eduardo Campos.

Entendemos que a sensibilidade com que o governo vem nos tratando é a mesma que tem os donos das empresas de ônibus com o povo, a sensibilidade do lucro. E isso a população não admite mais. Por tanto, reivindicamos o atendimento dos pontos da pauta de reivindicações apresentada ao governo. Não haverá recuo da população que está nas ruas em luta contra o aumento das passagens, enquanto o governo não atender a vontade popular.

Pauta de reivindicações apresentada ao governo de Pernambuco:



-Revogação do aumento das tarifas;
-Congelamento do preço das passagens por 4 anos;
-Anulação imediata de todos os inquéritos contra os manifestantes;
-Passe Livre para estudantes e desempregados;
-Auditoria pública no sistema de transporte metropolitano;
-Maior investimento no modal de transporte sobre trilhos.
-Pela retratação pública do governo do estado, sobre o abuso no uso da força policial contra a população;

1 de fevereiro de 2012
COMITÊ POPULAR CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS

O tenente do 13º Batalhão da Polícia Militar, André Bezerra, afirmou que a PM teve que fechar umas das portas do posto e controlar a entrada e saída das pessoas para "garantir a segurança e integridade física tanto dos funcionários quanto do prédio público". Por causa dessa ação, uma fila enorme que chegou até o Teatro do Parque se formou do lado de fora do posto de recarga.

PROTESTO - A manifestação desta quarta (1º) começou com a promessa de que iria seguir o mesmo rumo das passeatas de quarta (25) e quinta-feira (27): caminhar pela Avenida Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães e terminar no Palácio do Campo das Princesas. Ao perceberem que o número de pessoas que compareceram na concentração desta quarta, a organização do protesto decidiu mudar o itinerário e, depois de boatos que iriam para a Câmara Municipal do Recife, seguiram para o posto de recarga do VEM localizado na Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista.

Os manifestantes ocuparam o térreo do prédio e avisaram que pretendiam ficar lá até que suas reivindicações fossem ouvidas pelas autoridades. A Polícia Militar fechou uma das portas da agência e começou a controlar a saída e entrada da população que queria recarregar seus VEMs.

Após realizarem uma rápida reunião, às 18h15 os estudantes resolveram terminar a ocupação e se reunirão para decidir que rumos tomar agora. Apesar da reação negativa da população, que jogou ovos durante a passeata na Conde da Boa Vista e ficou revoltada com a demora no posto de recarga, os estudantes consideraram o ato um sucesso. Uma plenária aconteceu do lado de fora do posto de reabastecimento onde foi decidido que agora os estudantes iriam realizar o "catracato", que consiste em pular a catraca dos ônibus e incentivar a população a fazer o mesmo.

Encontro Reunirá Jovens Comunicadores/as Comunitários da América Central em Honduras.

por Karol Assunção
Jornalista da Adital

Radio Revelación, localizada em Toncontín, Honduras, será a sede do I Encontro Centro-Americano de Jovens Comunicadores/as Comunitários/as. O evento, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, reunirá jovens comunicadores/as de vários países da América Central para trocar experiências e discutir questões relacionadas à juventude e à democratização da comunicação. 
 
A expectativa é que participem do Encontro dez jovens por país. O evento contará com o apoio da Associação Mundial de Rádios Comunitárias – Honduras (Amarc - Honduras) e da Fundación Simiente, responsáveis por oferecer alimentação e hospedagem aos participantes. Amarc América Latina e Caribe (Amarc-ALC) contribuirá com o transporte interno.

As ações estão programadas para começar na manhã do dia 24, com uma troca de experiências dos jovens comunicadores. Participarão da atividade representantes das Rádios Revelación, Progreso, Garúfunas e Copin (Honduras), e da Rádio Izcanal, de El Salvador.

Os participantes do Encontro ainda terão a oportunidade de conhecer um "Diagnóstico da situação dos/as jovens na América Central”, apresentação que está sob a responsabilidade de padre Ismael Moreno, diretor da Radio Progreso.
Durante a tarde, estão previstas mais trocas de experiências. Dessa vez com Radio Guazapa; Radios Indígenas de Guatemala; Rádio Vos y Camoapa, da Nicarágua; além de iniciativas do Panamá e da Costa Rica.

A manhã do dia seguinte será dedicada aos debates sobre "os 40 pontos para democratizar as Comunicações”, atividade que será encaminhada por Carlos Aparicio, vice-presidente da Amarc-ALC. À tarde, os/as jovens discutirão o posicionamento do Encontro e realizarão uma visita guiada aos projetos de jovens da Rádio Revelación.

Rádio Revelación:
"A voz da juventude”. Esse é o lema da Rádio Revelación, anfitriã do Encontro Centro-Americano de Jovens Comunicadores/as Comunitários/as. A rádio, fundada em agosto do ano passado, tem a intenção de garantir o acesso dos/as jovens à comunicação, com destaque para a defesa dos direitos da juventude.  De acordo com o perfil da Rádio no facebook, a iniciativa tem "um compromisso claro sobre as mudanças sociais que se aproximam no nosso país, nas quais a juventude terá, sem dúvida, sua cota de poder”.

Com informações de OCLACC.
Fonte: Adital