Encontro Reunirá Jovens Comunicadores/as Comunitários da América Central em Honduras.

por Karol Assunção
Jornalista da Adital

Radio Revelación, localizada em Toncontín, Honduras, será a sede do I Encontro Centro-Americano de Jovens Comunicadores/as Comunitários/as. O evento, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, reunirá jovens comunicadores/as de vários países da América Central para trocar experiências e discutir questões relacionadas à juventude e à democratização da comunicação. 
 
A expectativa é que participem do Encontro dez jovens por país. O evento contará com o apoio da Associação Mundial de Rádios Comunitárias – Honduras (Amarc - Honduras) e da Fundación Simiente, responsáveis por oferecer alimentação e hospedagem aos participantes. Amarc América Latina e Caribe (Amarc-ALC) contribuirá com o transporte interno.

As ações estão programadas para começar na manhã do dia 24, com uma troca de experiências dos jovens comunicadores. Participarão da atividade representantes das Rádios Revelación, Progreso, Garúfunas e Copin (Honduras), e da Rádio Izcanal, de El Salvador.

Os participantes do Encontro ainda terão a oportunidade de conhecer um "Diagnóstico da situação dos/as jovens na América Central”, apresentação que está sob a responsabilidade de padre Ismael Moreno, diretor da Radio Progreso.
Durante a tarde, estão previstas mais trocas de experiências. Dessa vez com Radio Guazapa; Radios Indígenas de Guatemala; Rádio Vos y Camoapa, da Nicarágua; além de iniciativas do Panamá e da Costa Rica.

A manhã do dia seguinte será dedicada aos debates sobre "os 40 pontos para democratizar as Comunicações”, atividade que será encaminhada por Carlos Aparicio, vice-presidente da Amarc-ALC. À tarde, os/as jovens discutirão o posicionamento do Encontro e realizarão uma visita guiada aos projetos de jovens da Rádio Revelación.

Rádio Revelación:
"A voz da juventude”. Esse é o lema da Rádio Revelación, anfitriã do Encontro Centro-Americano de Jovens Comunicadores/as Comunitários/as. A rádio, fundada em agosto do ano passado, tem a intenção de garantir o acesso dos/as jovens à comunicação, com destaque para a defesa dos direitos da juventude.  De acordo com o perfil da Rádio no facebook, a iniciativa tem "um compromisso claro sobre as mudanças sociais que se aproximam no nosso país, nas quais a juventude terá, sem dúvida, sua cota de poder”.

Com informações de OCLACC.
Fonte: Adital

Nenhum comentário: