Durante a manifestação da Polícia Militar e dos Bombeiros do Rio de Janeiro, ocorrida nesse domingo (12/02/2012), os reporteres da Rede Globo puderam sentir o gosto do próprio veneno. A população não se intimidou, diante da emissora mais poderosa do país e expulsou os repórteres que acompanhavam a manifestação em Copacabana.
Excluir a rede globo desses espaços é uma forma de lutar contra o seu jornalismo conservador, que é mister em marginalizar os movimentos sociais e manipular a opinião pública com seu idealismo reacionário. Estamos diante de um exemplo virtuoso e que os demais movimentos que representam os anseios populares devem seguir.
Enfim, somente dessa maneira que a soberania popular poderá acumular mais força política, tornando explícita a necessidade de uma efetiva reforma nas políticas voltadas à comunicação, baseada na democratização da mídia e no estabelecimento de um controle social mais efetivo nas concessões públicas, uma vez que a livre expressão é um dos direitos fundamentai inseridos no atual sistema constitucional, e que infelizmente é notavelmente desrespeitado por meio principais meios de comunicação do país.
Por Wallace Melo.
Por Wallace Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário