Marcha Reúne Pescadores e Pescadoras de Todo o Brasil no Lançamento da Campanha pelo Território

Na última quarta-feira (6) foi realizada, em Brasília, a Marcha em Defesa da Pesca Artesanal do Brasil que reuniu 2 mil integrantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) do Brasil. O acontecimento serviu para marcar o lançamento da Campanha pelo Território, que teve início no dia 5 de junho deste ano e se estenderá até julho de 2015. 

A jornada de dois dias iniciou com uma mesa de abertura e teve a participação de pescadores e pescadoras das cinco regiões do país e de movimentos sociais. Também estiveram presentes no evento o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, a Secretária Adjunta da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Louise Ritzel, o Deputado Federal por PE Pedro Eugênio e representantes da Via Campesina e Cese. 

Segundo Marizelha Carlos Lopes, da Coordenação Nacional do MPP, a marcha, no segundo dia do lançamento da Campanha, aconteceu de forma pacífica e sem manifestações agressivas: "O nosso objetivo era chamar a atenção da sociedade e da imprensa e passarmos a nossa mensagem; a marcha foi tranquila e não teve caráter radical”, afirma. 

Durante o percurso, os pescadores e pescadoras seguiram até o Congresso Nacional para apresentar a proposta de lei de iniciativa popular pela regularização dos territórios. A lei propõe que seja regulamentado e garantido o direito das comunidades pesqueiras sobre as terras e as águas. 

 "Vamos demandar até julho de 2015 o recolhimento de um milhão, trezentos e oitenta e cinco mil assinaturas para colaborar com a aprovação da lei e para a melhoria dos povos do pescado”, disse Marizelha. 

A Campanha pelo Território tem a participação de 18 estados brasileiros e até julho de 2015 haverá uma maratona de estratégias, organizada pelos pescadores e pescadoras e por várias lideranças, para a realização de feiras do pescado nas comunidades e de outras atividades para estimular o consumo e contribuir com a pesca artesanal no país: "Estamos em caravana para alcançar nossa meta”, finalizou a integrante do MPP. 

Fonte: Adital

Nenhum comentário: