500 empregos em navios transatlânticos


Para quem tem interesse em viajar, conhecer novas culturas e ainda juntar algum dinheiro, uma das opções é trabalhar em transatlânticos. Com o início da alta temporada de cruzeiros, que segue de outubro a março, há mais de 500 vagas disponíveis para o Nordeste, com salários que podem chegar a R$ 5 mil. De acordo com a Seaman Náutica, empresa que oferece cursos para o trabalho a bordo, entre as oportunidades disponíveis há vagas para barkeeper, garçom, camareiro, auxiliar de cozinha e governança. Para se candidatar é preciso ser maior de 18 anos, possuir passaporte válido por pelo menos um ano e ter disponibilidade para viajar.

É imprescindível ter feito o curso básico de segurança de navio (STCW/CBSN). Na Seaman, que oferece o curso no Nordeste, ele dura 34 horas, com aulas teóricas e práticas e custa R$ 830. Entre as disciplinas ensinadas estão segurança pessoal e responsabilidade social, primeiros socorros elementares, prevenção e combate ao incêndio, técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência. Em geral, não é exigida a fluência em outro idioma, apenas conversação básica. Mas, para alguns cargos, francês ou espanhol podem ser diferenciais.

O contrato de trabalho em navios é internacional e feito diretamente entre o tripulante e a companhia interessada. Conforme a Seaman Náutica, por ser regido por leis marítimas internacionais e submetido à aprovação prévia da International Trade Federation (ITF), não se trata de um contrato através da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como na maioria dos empregos formais brasileiros.

Para quem já tem o curso CBSN, a empresa já está agendando entrevistas. Elas podem ser feitas por videoconferência e são observadas, por exemplo, experiência em terra, vivência extracurricular, fluência em idiomas estrangeiros, hospitalidade e sociabilidade dos candidatos. Os interessados podem mandar seus currículos para o email curriculo@seaman.com.br ou entrar em contato através do (81) 3221.3719.

Nenhum comentário: