O que é a UNACOMO???

Bem camaradas resolvemos criar o Blog da UNACOMO para ajudar a divulgar as nossas atividades em Olinda/PE. Começamos o nosso Blog tirando algumas dúvidas sobre o que é a UNACOMO.

A UNACOMO - União das Associações de Moradores de Olinda, foi fundada em 03 de maio de 1988, com foro na Cidade de Olinda/PE, entidade essa sem fins lucrativos, a qual tem como objetivos por exemplo:

a) Congregar as Associações de Moradores, Conselhos de Moradores, Centros Sociais e de Moradores, União de Moradores, Clube de Mães, Movimentos Sociais e Similares;

b) Promover as referidas Entidades providenciando para que todas recebam igual tratamento por parte dos órgãos governamentais e particulares. Dando-lhes ciências de todos os projetos, possibilidades que possam ser desenvolvidas ou não.

c) Assessorar as comunidades facilitando a criação de organizações onde não haja movimento similar.

d) Articular-se em outras Entidades Populares e organizadas de categoria de trabalhadores a nível local, estadual, nacional e internacional, que estejam comprometidas com a luta dos trabalhadores;

A mesma teve fundação marcada com a presença de várias outras entidades de Associações e Conselhos de Moradores com o intuito de criar uma federação que organiza-se todas as outras entidades em Olinda, e desta maneira aglutinando maior força e respaldo para debater nas três esferas governamentais a ânsia do Movimento Comunitário, assim foi criada a UNACOMO.
Durante 15 anos a entidade foi conduzida por um único presidente, tornando-se uma entidade de pouca visibilidade. Diante disso várias associações de moradores resolveram cobrar novas eleições da entidade, quando no dia 23 de Janeiro de 2003 no VI Congresso da UNACOMO o qual ocorreu no CAIC Norma Coelho no Bairro de Peixinhos, através do voto livre e secreto foi eleita uma nova diretoria a entidade, naquele momento se dava um outro rumo a entidade que estava esquecida pelo movimentohouve uma renovação de 100% na direção a UNACOMO se tornou uma entidade com mais força, unidade política, uma entidade de massa e da luta do povo, como previsto em seu estatuto.

Em 26 de Junho de 2006 A UNACOMO realizou o maior Congresso da sua história o congresso contou com 80% das entidades filiadas o VII Congresso aconteceu no Teatro Beberibe-Centro de Convenções -Olinda/PE, onde houve um grande ciclo de debates sobre: reforma urbana, meio ambiente, saúde, educação, transporte entre outros, o congresso contou ainda com a presença da CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Após seis meses a nova diretoria eleita conseguiu uma sede em comodato com a prefeitura da cidade, doação de mobilha para a mesma, realizou mais de 30 eleições de Associações e Conselhos que estavam de portas fechadas ou eram má conduzidas por suas direções, como também a fundação de novas entidades e apoio juridico quanto aos documentos da entidade e participamos dos Conselhos de Saúde, Transporte, Desenvolvimento Urbano, Segurança Alimentar, Orçamento Participativo e o Conselho Curador da FUNESO.

Campanha Trote Legal - Projeto da UJS-União da Juventude Socialista apoiada pela UEP-União dos Estudantes de Pernambuco e Diretórios Acadêmicos das Faculdades da Cidade de Olinda, o qual tinha o objetivo de arrecadar alimentos para comunidades carentes assim entregando a arrecadação a UNACOMO a qual beneficiou com esses alimentos os moradores de Cabo Gato através do Conselho de Moradores do Cabo Gato e de Beira Rio através do Conselho Comunitário da Beira Rio Jardim Fragoso.


Curso de Capacitação de Lideranças Comunitárias - o qual teve como objetivo capacitar as lideranças para a elaboração de projetos para captação de recursos financeiros e materiais como também sobre como legalizar a entidade e a reformulação dos estatutos pelo OSCIP-Organização das Sociedade Civil de Interesse Público.

Aprovação do Programa Segunto Tempo do Governo Federal do Ministério dos Esportes Termo Convênio nº 353/06, em parceria a Prefeitura de Olinda com o termo convênio nº188/06 e tem como gestora do Projeto a UNACOMO o qual atende a dez mil crianças na Cidade de Olinda, envolve em torno de 500 pessoas sendo cerca de 150 bolsistas pagos pelo ministério, 50 voluntários das comunidades e mais 300 pessoas que trabalham na empresa que fornece o lanche dos alunos do projeto. Desta maneira esse torna-se o maior trunfo dessa diretoria, temos dez mil crianças fora do horário escolar tendo atividades de recreação desta maneira ficando longe do mundo das drogas e da prostituição e gerando cerca de 400 empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: