Capacitação de Coordenadores

1º Ciclo de Capacitação de Coordenadores de Núcleos - 2008
Ministério do Esporte

Foi encerrado hoje(05) no Onda Mar Hotel em Boa Viagem a Capacitação dos Coordenadores do Programa Segundo Tempo, que começou no dia (03), o evento contou com cerca de 100 coordenadores de todo o estado de Pernambuco, sendo 28 coordenadores de Olinda. Os coordenadores tiveram uma capacitação Projeto Didático Pedagógico, Eles fizeram treinamento para a percepção do comportamento dos alunos com os colegas, com a família, na escola e de como trabalhar com as diferentes fases da criança e do adolescente, além do treinamento prático de Educação Física a tem como objetivo de capacitar e melhorar o desempenho do trabalho efetuado com as crianças, tirando dúvidas e mostrando exemplos de outras regiões.



Para o ministro Orlando Silva, a capacitação dos coordenadores traz um reflexo para crianças de todo o país. "Nós, do ministério, acreditamos que é com o trabalho de cada um dos professores, monitores, que nós podemos mudar o rumo das crianças, das suas famílias e suas comunidades. Por isso esse projeto pedagógico renovado vai motivar ainda mais o processo educacional de todos que integram o Segundo Tempo em todo país", disse.

no mesmo local nos dias 06, 07 e 08 será realizado a 1º Capacitação dos Coordenadores do Estado de Pernambuco, o Programa Segundo Tempo será executado através da Secretaria Especial de Esportes de Pernambuco com o Secretario Nelson Pereira e a Diretoria de Desporto Escolar através da Diretora Isadora Garcia, o programa irá atender a 20mil crianças em todo o estado. Desde o seu lançamento em Olinda que se há uma preocupação da UNACOMO e da Coordenação do Projeto em ajudar na qualificação dos professores, monitores e voluntários. O Programa em Olinda conta hoje com 01 Coordenador Geral o Sr.º Roberto Barbosa, o Coord. Pedagógico Cláudio Furmiga, o Coord. Técnico Fernando Ramos, a Nutricionista Raquel Patriota, mais 08 pessoas no núcleo gestor, 25 coordenadores, 100 monitores e 140 voluntários das comunidades.


- O desenvolvimento da capacidade de Jogo IEU + EB;
- Percepções de competência, autoconceito e motivação;
-
Café com Leite;
-
Inclusão, Gênero e Deficiência;
-
Processos avaliativos para acompanhamento do desenvolvimento humano e capacidades físicas;
- Planejamento e Organização para o Programa Segundo Tempo;
- Xadrez;

Textos

- Apresentação
-
Educação para o desenvolvimento humano pelo esporte;
-
A cultura corporal do movimento humano e o esporte educacional;
-
Aquisição e desenvolvimento de habilidades esportivas;
- Anexos;
-
A metodologia de ensino dos esportes no marco do Programa Segundo Tempo;
- Percepções de competência, auto conceito e motivação;
-
Inclusão, Gênero e Deficiência;
-
Projeto Esporte no Brasil;
-
Planejamento e Organização para o Programa Segundo Tempo;

Modelos de Planejamento

- Exemplo de Planejamento para o Processo de Capacitação de Monitores do PST;
- Modelo de Grade Horária;

Nenhum comentário: