UNACOMO conclui o convênio 353/06 - Ministério do Esporte - Segundo Tempo Olinda


A UNACOMO concluiu com êxito a execução do convênio 353/06 do Ministério do Esporte e o termo convênio 188/06 da Prefeitura de Olinda, ambos em parceria com a UNACOMO para a execução do Programa Segundo Tempo - Olinda/PE. O programa atendeu a 10.000(dez mil) crianças e jovens de 7 a 17 anos, no contra turno escolar, com atividades de inclusão social através do esporte e da cultura, realização de torneio entre os pólos e pequenas palestras, ao final das atividades eles tinham o reforço alimentar e estavam prontos para retornarem aos seus lares.


O Programa teve a duração de 13(treze meses), era desenvolvido 3(três) vezes na semana, foram desenvolvidas várias atividades em parceria com as entidades de cada bairro e com a participação direta da comunidade através dos seus voluntários.






Durante esses treze meses tivemos capacitações para os coordenadores, professores, bolsistas e voluntários, palestra sobre a dengue, avaliação do projeto constantemente, festival de cultura, festivais entre os pólos, interpolos, visita do Conselho Britânico, do secretário nacional de esportes Júlio Filgueira, do Ministro Orlando Silva, recebemos homenagem do secretário estadual de esporte Nelson Pereira, além de tirar jovens do mundo das drogas e da violência.

Em nossa realidade, buscamos naquilo que se propõe o Programa Segundo Tempo, gerar mecanismos que possibilitem o acolhimento a crianças que possam vir a sofrer algum tipo de violência. Neste sentido, este termo convênio tem buscado cumprir com seu papel social de re-inclusão de crianças e adolescentes na busca da construção do ser cidadão. Através do conselho tutelar, órgão responsável em zelar pelos Direitos da Criança e do Adolescente (Estatuto da Criança e do Adolescente), tem sido encaminhado para este programa alunos com esta característica.


Infelizmente, tivemos alguns pontos negativos que conseguimos dar respostas, um deles foi ao final do ano onde tivemos problema com o repasse da verba para a continuação do programa, ficamos três meses sem poder pagar aos bolsistas e funcionários, só que diante desses três meses ainda conseguimos fazer com que chegasse o reforço alimentar, logo após no mês de dezembro conseguimos regularizar todos os empecilhos.

Sabemos que a mídia está a favor de quem lhe é de interesse, diante disso a revista Veja soltou uma matéria acusando o Ministro do Esporte Orlando Silva de beneficiar as entidades ligadas ao PCdoB, e aqui no Estado o Dep. Estadual Pedro Eurico, querendo decolar com sua candidatura fracassada a prefeito de Olinda, acusou a UNACOMO de desvio de verbas querendo desta maneira atingir o Governo Lula e o Governo da Luciana, mais o tiro saiu pela culatra.


Hoje estamos com a nossa prestação de contas com o Ministério do Esporte em ordem e aguardando a resposta para a renovação do programa, e mostramos a todos que as denuncias vazias de nada adiantaram ao contrário nos fortaleceu para continuar o projeto e diminuir a exclusão social através do esporte, lazer e cultura.


Agora vamos esperar a renovação do projeto para 15.000(quinze mil) crianças e melhorar ainda mais o atendimento as comunidades que ficaram de fora desse 1º ano de projeto, estamos mais experientes, com profissionais, bolsistas e voluntários capacitados, desta maneira vamos fazer com que o novo convênio seja melhor em todos os sentidos. Convidamos a todas as entidades parceiras e outras entidades que ainda não são filiadas e que venham a ter interesse nesse e em outros projetos que procure a UNACOMO para manter-se informado sobre o novo convênio e manter-se em dias com sua filiação à UNACOMO.




ATENÇÃO:

Entidades filiadas a UNACOMO deverão manter suas obrigações estatutárias em dias caso contrário passarão a não serem contempladas com convênios, projetos, programas, parcerias e outros benefícios firmados pela UNACOMO.




Entidades Parceiras execução do Programa Segundo Tempo – Olinda – Convênio 353/06 Ministério do Esporte e Convênio 188/06 Prefeitura de Olinda com a UNACOMO:

Assoc. de Mor. da I e II etapa de Rio Doce; MTL(Movimento Terra e Liberdade) da Ocupação Carlos Lamarca; Assoc. de Mor. da IV Etapa de Rio Doce; UNILOTES – IV Etapa de Rio Doce; Cons. Com. da Vila Esperança; Assoc. de Mor.do Córrego do Monte; Maracatu Renovação; Cons. Com. do Cabo Gato; Assoc. de Mor. e Comerciário de Peixinhos; AMCOP(Assoc. de Mor. de Ouro Preto); Assoc. de Mor. da Vila Manchete; LAMAPE; ACRA; Assoc. de Mor. de Sapucaia de Dentro; Cons. Com. do Alto Jardim Conquista; União dos Mor. do Alto do Sol Nascente; CONVIVER; CONCOBRI(Conselho Comunitário da Beira Rio); Clube Esportivo Atlético de Ouro Preto; FUNESO - Fundação de Ensino Superior de Olinda; Cons. Com. da Ilha do Maruim; Assoc. de Mor. de Salgadinho; NANC;

Comunidade do Amaro Branco; SOS Cidadão; Centro Social e Cultural de Rio Doce II Etapa; Galinha Caipira; União dos Moradores de Jardim Fragoso; Assoc. de Mor. de Passarinho; Cons. Com. de Azeitona; Cons. Com. de São Benedito; Assoc. de Mor. da Base Rural; Centro Social e Cultural de Jardim Brasil V; Conselho Tutelar; Capoeira Arte e Mandinga; Colégio Santa Emilia;

OBRIGADO A TODOS(AS) QUE FIZERAM O SEGUNDO TEMPO!!!

Nenhum comentário: