Fundarpe abre inscrições para Programa em Gestão Pública de Cultura


Profissionais recém-formados em diferentes áreas de atuação têm uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Isso porque a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) irá selecionar 39 bolsistas para integrarem o Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cultura, que visa capacitar novos profissionais para desenvolverem ações de preservação, fomento, formação, difusão e gestão na área de política cultural. As inscrições começam no dia 4 de setembro e seguem até o dia 5 de outubro.

A idéia é que os bolsistas atuem em projetos desenvolvidos nas diferentes linguagens artísticas e nos equipamentos culturais do estado, tendo como base as diretrizes da atual política pública de cultura implantada pela Fundarpe. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 855 e realizarão atividades supervisionadas dentro de suas áreas profissionais, considerando as linhas de ação do plano de gestão Pernambuco Nação Cultural. A bolsa tem duração de 12 meses, podendo ser renovada por mais um ano, e, ao final, a Fundarpe emitirá um certificado de participação, com base nos projetos e estudos desenvolvidos.

Nesta edição do Programa serão oferecidas vagas nas áreas de administração, antropologia, artes cênicas, dança, teatro, direito, música (instrumental e canto), ciências sociais, ciências econômicas, economia doméstica, história, letras, comunicação social (jornalismo, rádio e TV, relações públicas e publicidade), cinema (animação e digital), design (gráfico e moda), desenho e plástica, educação artística (artes cênicas e artes plásticas), além gastronomia e serviço alimentar.

Podem participar do Programa de Aperfeiçoamento em Gestão Pública de Cultura os candidatos que tiverem até cinco anos de formados, havendo concluído o curso superior no período entre setembro de 2004 e setembro de 2009 e que estejam quites com as obrigações eleitorais e militares. Quem já recebeu anteriormente algum auxílio do governo brasileiro para a mesma finalidade ou é servidor ativo da Administração Pública não está apto para o concurso.

A seleção será feita em quatro etapas: análise documental, adequação da proposta do candidato junto à proposta do Programa, entrevistas e a seleção final, sendo todas as etapas eliminatórias. O resultado final será divulgado no dia 1º de dezembro, no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br) e no Diário Oficial de Pernambuco. Os bolsistas serão selecionados por uma Comissão de Seleção, indicada pela Diretoria de Difusão Cultural da Fundarpe, podendo contar com professores ou profissionais indicados na área de gestão cultural.

Os bolsistas selecionados deverão cumprir 30 horas semanais no Programa, com disponibilidade para viagens. Serão encarregados de apresentar um planejamento de atividades e relatórios mensais, elaborar fichamentos de leituras com indicação do supervisor e da Diretoria, participar de seminários, oficinas e atividades diversas do Programa. Ao final do período de vínculo com o Programa, será cobrada a apresentação de um artigo ou estudo de caso com tema relacionado com a prática exercida na Fundação.

INSCRIÇÕES –
Os interessados devem entregar o formulário de inscrição, disponível no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br), devidamente preenchido, acompanhado dos documentos solicitados no Edital, em envelope lacrado, identificado com o nome do profissional e a área para a qual pretende se candidatar, na sede da Fundarpe, situada na Rua da Aurora, nº 463/469 - Boa Vista, CEP 50050-000. Também serão aceitas propostas enviadas pelos Correios, via Sedex ou carta registrada, com data de postagem até o último dia de inscrição. Informações adicionais através do e-mail dpoliticasc@fundarpe.pe.gov.br, ou pelos telefones (81) 3184.3072 ou (81) 3184.3004.

Nenhum comentário: