Jornada de lutas vitoriosa da CONAM, para combater a crise, menos juros, mais direitos sociais, mais políticas públicas, termina com marcha e audiências em Brasília.
Caravanas de todo o país trouxeram centenas de lideranças comunitárias; passeata pela Esplanada dos Ministérios, audiências nos Ministérios marcaram a Jornada da CONAM no dia 12 de agosto em Brasília.
Caravanas de todo o país trouxeram centenas de lideranças comunitárias; passeata pela Esplanada dos Ministérios, audiências nos Ministérios marcaram a Jornada da CONAM no dia 12 de agosto em Brasília.
Grande Marcha coloriu de amarelo a Esplanada dos Ministérios e marcou o encerramento da Jornada de Lutas da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). A voz e a força de mais de mil lideranças do movimento comunitário de todo o país reafirmaram o entendimento dos eixos considerados prioridades fundamentais para que o governo avance ainda mais nas questões sociais: Para derrotar a crise menos juros, mais direitos sociais, mais políticas públicas.
O dia começou bem cedo. Ainda de madrugada chegaram lideranças e ônibus de todas as regiões do Brasil. Pela manhã contamos com a presença no nosso início de jornada dos deputados federais; Paulo Teixeira do estado de SP e Rômulo Golveia do estado da PB, todas as lideranças dos estados reafirmaram os principais pontos da plataforma de reivindicações do movimento comunitário.
A plataforma da "Caravana Nacional da CONAM" apresentada em diferentes áreas, com especial atenção às questões da luta pela moradia digna pela aprovação da PEC 285/08, direito à saúde com a regulamentação da EC 29.o direito a energia, ao transporte, à educação, ao saneamento ambiental e à preservação do meio ambiente, contra os despejos, anistia das associações de moradores junto à receita federal.
Essa plataforma pautou as audiências realizadas em vários ministérios e órgãos federais, como: Ministérios dos Esportes, Meio Ambiente, Educação, Trabalho, Cidades, Secretária Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e Caixa Econômica Federal, onde obtivemos resultados positivos.
Momentos marcantes desta jornada foram: A audiência com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes que contou com a presença de mais de duzentas lideranças comunitárias, alem do deputado federal Valtenir Luis Pereira do estado do Mato Grosso, nesta ocasião o ministro explanou sobre os programas do Ministério, além de ouvir sugestões e cobranças das mesmas, afirmou que mesmo com a crise econômica não haverá nenhum corte nos recursos de mais de R$ 110 bilhões já destinados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para saneamento, habitação e mobilidade urbana. O ministro também garantiu que serão viabilizados rapidamente os financiamentos para construção de moradias destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos, dentro programa Minha Casa Minha Vida.
Outro momento foi a nossa presença com mais de 20 lideranças na abertura da reunião do Conselho Nacional de Saúde que contou com a presença do Senhor Ministro no ato de lançamento do selo comemorativo dos vinte anos do SUS, onde o mesmo falou que esta prevista ainda para este mês a regulamentação da EC 29.
A vitória dessa jornada de luta da CONAM é devido à ampla unidade do nosso movimento, da dedicação das nossas entidades estaduais e municipais, que junto com centenas de lideranças comunitárias construíram de forma coletiva, para que os resultados dessa fossem positivos.
Por tanto, devemos continuar nesse processo de mobilização construindo Jornadas de Lutas, pela Reforma urbana, pelo fortalecimento do SUS, é importante ressaltar o papel da nossa entidade na construção das políticas públicas ao longo dos nossos 27 anos, a nossa trajetória nesta luta nos credencia como uma das mais importantes e influentes organizações de luta do povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário