Recife oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes


A Prefeitura do Recife oferece 3.381 vagas para cursos básicos de formação profissional nas áreas de higiene e beleza, vestuário, artesanato, industrial, construção civil, escritório, comércio, idiomas, alimentação, saúde e turismo. As inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas nesta segunda (5) e terça-feira (06), entre 8h e 20h, em 14 unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

Poderá se inscrever qualquer pessoa, a partir dos 14 anos (dependendo do curso), desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas as unidades de ensino. No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido).

Terão prioridade durante o processo de inscrição e matrícula os estudantes da rede municipal de ensino e as pessoas inscritas nos programas sociais, mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife como ProJovem Urbano, Bolsa Escola Municipal e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com a apresentação do encaminhamento da escola, órgão ou secretaria responsável.

Estão sendo oferecidos 31 cursos gratuitos com três meses de duração (250 horas). As aulas vão ocorrer de segunda a sexta-feira nos horários da manhã (7h30 às 12h), tarde (13h30 às 18h) e noite (18h40 às 22h), e serão ministradas por professores da própria rede e profissionais especializados. O percentual mínimo de freqüência exigido para certificação do estudante é de 75%.

Cada candidato deverá optar por um único curso, não podendo se inscrever em mais de uma escola. A relação de opções inclui manicure e estética facial, informador turístico, atendente administrativo, confeitaria, técnica de vendas, bombeiro hidráulico, eletricista predial e recepcionista na área de saúde, entre outros.

Como o número de inscritos geralmente supera o de vagas ofertadas, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer vai promover um sorteio no dia 08 de abril, nas próprias 14 unidades profissionalizantes envolvidas. As listagens com os nomes dos sorteados serão afixadas, também nas escolas, no dia 09 de abril, enquanto a efetivação das matrículas acontece nos dias 12 e 13.

O início das aulas está marcado para o dia 22 de abril. No ato do sorteio também será organizada uma lista de espera para substituição dos candidatos desistentes, tendo como prazo máximo cinco dias letivos, a partir do início das aulas.

Nenhum comentário: