JC: Renildo Calheiros é Estrela de Inserções do PCdoB.


Publicado em 27.03.2011
Por: Gabriela Bezerra.

Programetes, veiculados desde ontem em todo o País, destacam a gestão comunista em Olinda e aposta na imagem de Renildo como um quadro capaz de atrair novas filiações para a legenda.


Além de ser conhecida como cidade patrimônio da humanidade, Olinda será mostrada nacionalmente como resultado de uma gestão que deu certo. Governado por Renildo Calheiros (PCdoB), o município é um dos destaques das inserções que o PCdoB começou a veicular ontem em emissoras de rádio e televisão.

À frente do município desde 2001, quando Luciana Santos assumiu a prefeitura, o PCdoB está agora empenhado em garantir a reeleição do prefeito Renildo Calheiros. Ele, que foi eleito com 120.993 votos, no primeiro turno em 2008, foi avaliado como um quadro do partido capaz de atrair novas filiações e eleitores para as disputas do próximo ano em todo o País. “A tendência é que os atuais gestores sigam para a reeleição. Na Câmara, eu vou lutar para ajudar Renildo no êxito de sua gestão”, garantiu Luciana Santos, vice-presidente nacional do PCdoB.

Também estrelam nas inserções, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, e o ministro do Esporte, Orlando Silva. Além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) – que, como Renildo, deve buscar a renovação do mandato.

Mesmo contando com a participação de prováveis candidatos à reeleição, essas inserções partidárias não estão focadas nas disputas do próximo ano. “Como 2011 não é ano eleitoral, a ideia é insistir na propaganda do Programa Socialista do PCdoB, aprovado em 2009”, explicou o presidente estadual do partido, Alanir Cardoso. Popularizar esse programa é a principal estratégia do partido para atrair novas filiações e eleitores. Para Alanir, “o momento agora é de expansão e reestruturação partidária” e não de discussão de candidaturas. A Copa de 2014, as “reformas necessárias para o Brasil avançar” e os 89 anos do PCdoB – comemorado na última sexta-feira (25) – também serão temas abordados nas inserções, que têm 30 segundos de duração e seguem até 11 de abril, em dias não consecutivos.

De acordo com os dirigentes do PCdoB, a discussão de nomes para as disputas majoritárias não está na pauta dos debates internos. Contudo, o partido adianta que está preparando o terreno para os postulantes ao Legislativo. “Candidaturas próprias para o Executivo devem ser lançadas, mas só onde for possível e houver consenso entre os partidos coligados”, comenta o deputado estadual Luciano Siqueira, que preside o diretório municipal do partido.

Atualmente, o PCdoB ocupa quatro prefeituras pernambucanas – Olinda, Camaragibe, Goiana e Sanharó –, tendo vice-prefeitos em mais seis cidades. No Legislativo, o partido acumula 42 vereadores no Estado.

Nenhum comentário: