Oportunidades de Qualificação Profissional

Senac oferece programa para atender a demanda da Copa

Com o objetivo de formar e capacitar profissionais para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança um programa de educação profissional com metas ousadas para capacitar e atender 1 milhão de pessoas em todo o Brasil, sendo cerca de 50 mil vagas só em Pernambuco. Serão disponibilizadas milhares de vagas em cursos nas áreas de Turismo, Gastronomia, Hotelaria, Idiomas, Saú­de, Informática, Moda, Beleza, Meio Ambiente, entre outros. A proposta é desenvolver uma série de ações voltadas para os trabalhadores que atuam principalmente no setor do comércio de bens, serviços e turismo que terão ocupações diretamente relacionadas ao megaevento.

Segundo o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula, “a projeção de 1 milhão de vagas foi realizada a partir da série histórica da produção anual da instituição nos 12 estados cujas capitais serão cidades-sede”, comenta o gerente, que destaca a importância da educação profissional como peça-chave para o desenvolvimento econômico e social do País. “Será disponibilizado um le­que variado de cursos de capacitação e requalificação, presenciais e à distância, para que os alunos aproveitem um mundo de possibilidades de trabalho e de geração de ren­da em torno da Copa”, afirma Borges Paula.

Segundo um estudo da Ernst & Young e Fundação Getúlio Vargas, a economia brasileira deve receber uma injeção de R$ 142 bilhões em virtude da Copa. A oferta de cursos atenderá às demandas locais de cada estado. Somente em Pernambuco, o Senac estima oferecer 49.592 vagas para os diversos segmentos da Copa de 2014. “Serão necessários profissionais capacitados para atender a este aumento de demanda. E, para que estejam prontos em 2014, devemos começar a formá-los agora”, ressalta Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac.

O lançamento do programa Senac na Copa acontece na próxima terça-feira (29), no Rio de Janeiro, e contará com a participação do Ministro do Turismo, Pedro Novais. Os interessados devem procurar a unidade Senac mais próxima, ou acessar a página do programa na internet: www.copa2014.senac.br.

Curso gratuito de recepcionista de saúde

Seguem até a próxima sexta-feira (1º de abril), as inscrições para as 50 vagas disponíveis do curso gratuito para recepcionista de saúde em Paulista, Região Metropolitana. Os candidatos devem fazer parte do programa Bolsa Família.

As inscrições podem ser feitas no casarão na Rua 83, nº 87, no bairro de Jardim Paulista, ou no Cras III, na Avenida João Pereira de Oliveira, nº 552, no Janga. Para mais informações, o telefone é 3437-2118.

Nenhum comentário: