Manisfestantes sem-teto invadem prédio no Centro no Recife

No Dia Mundial do Habitat, manifestantes de quatro organizações diferentes, entre elas o Movimento dos Sem-Teto (MTST), a Central dos Movimentos Populares e a União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda(UNACOMO), ocupam, desde as 4h30 desta segunda-feira (3), o antigo prédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), localizado no Centro do Recife, próximo ao Cais de Santa Rita.
"O mundo inteiro está participando do ato, que tem como meta colacar na agenda do governo e promover o repasse de prédios públicos e desocupados à habitação popular", disse o referendo Marcos Cosmo, um dos dirigentes do MTST.

Segundo ele, no Recife, existem cerca de 40 prédios abandonados, ou pelo governo federal ou municipal. E, ainda, "a ocupação desses prédios no Centro são fundamentais para revitalizar uma área esquecida pela Cidade".
"Além dos atos promovidos em todo o país estamos com uma pauta de lutas entre elas temos o apoio à PEC da Moradia — PEC 285— destinação de 2% do orçamento para habitação popular e o  Fortalecimento e desburocratização do Programa de Moradia em parceria com as entidades populares (Minha Casa Minha Vida Entidades)" Marcos Morais-UNACOMO.
Os protestantes estão no prédio - desocupado há cerca de 20 anos - por tempo indeterminado. Eles entraram no edifício através de marretadas (quebrando o muro). Cerca de 300 pessoas estão no local.

DIA MUNDIAL DO HABITAT - É celebrado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro em todo o mundo. Foi designado oficialmente pela ONU e celebrado pela primeira vez em 1986. Tem como objetivo promover a reflexão sobre o estado das cidades e do direito humano à moradia. Além de lembrar ao mundo a responsabilidade coletiva sobre o habitat das gerações futuras.

Nenhum comentário: