Unegro-PE realizou seu II Congresso Estadual no dia 15

No último sábado (15), a União de Negros pela Igualdade de Pernambuco (Unegro-PE) realizarou o seu II Congresso Estadual. O evento foi na câmara municipal de Igarassu situada na Rua Capitão Afonso Gonçalves, s/n, no Sitio Histórico.

Na ocasião, os 150 delegados que foram eleitos nas plenárias municipais elegeram os 23 membros que irão fazer parte da nova direção da entidade e os 60 delegados que irão participar do IV Congresso Nacional que acontecerá em Brasília entre os dias 10 e 13 de novembro.

Além disso, os filiados também discutiram o documento do Congresso Nacional que abordou o tema: “Pernambuco Desenvolvido é Pernambuco sem Racismo”, com a participação especial de convidados como: Bernadete Figueroa promotora e membro do comitê anti-racismo do Ministério Público de Pernambuco, Jorge Arruda coordenador do Comitê Estadual de Promoção à Igualdade Racial de Pernambuco- CEPIR-PE, Ceça Silva coordenadora do GT da Saúde da População Negra de Olinda, Edilson Fernandes diretor do curso de Educação Física da UFPE e o vereador de Igarassu e sociólogo Helmington Beserra.

De acordo com o coordenador estadual da UNEGRO-PE, Eroilton Santos, a idéia foi de mobilizar as pessoas para enriquecer o debate que tem tudo haver com a realidade de aquecimento econômico que o Estado tem apresentado. “Nosso objetivo é unir a população a fim de debater as perspectivas e as oportunidades para os negros dentro desta linha de desenvolvimento que vem sendo gerada em Pernambuco, não se esquecendo de fazer um recorte sobre a tamanha desigualdade que ainda existe no nosso país”, explicou.

História

Fundada em 14 de julho de 1988, na Bahia, a Unegro defende a ideia de que a unidade do movimento negro brasileiro é fator fundamental para o fortalecimento e avanço da luta pela superação do racismo e promoção da igualdade social entre negros e brancos. Defende a criação e implementação de políticas públicas voltadas para a valorização e melhoria das condições de vida dos negros do Brasil.

Nenhum comentário: