Em Olinda, Renildo Calheiros Promete Novo Viaduto e Dar um Jeito na Avenida Presidente Kennedy.



O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, candidato à reeleição, disse nesta tarde, no programa CBN Total, com Aldo Vilela, que vai resolver os problemas de mobilidade urbana da cidade com uma série de projetos, para o futuro. Com 18 minutos de guia, ele prometeu fazer uma prestação de contas e falar desses projetos para os próximos anos, se for reeleito, é claro. “Eu transformei Olinda em um canteiro de obras”, gabou-se.

Renildo Calheiros disse que haverá um novo viaduto sobre o terminal de passageiros da PE 15, de modo a acabar com os gargalos na área. Em um projeto macro, de investimentos da ordem de R$ 400 milhões, serão construídas duas avenidas margeando desde a ponte do Janga o canal do Rio Doce e o canal do Fragoso. Essas estradas, que facilitarão a urbanização das áreas ribeirinhas, desembocarão na PE 15, justamente na área da perimetral e onde o terceiro viaduto será construído. “As obras estão em audiência pública e estão sendo licitadas”, diz.

No caso da avenida Presidente Kennedy, Renildo Calheiros pediu paciência, ao argumentar que ela ainda não ficou pronta. Ele explicou que, sem o fim dos giros à esquerda, com a conclusão da obra, a avenida continua tendo retenções, com a perda de faixas de rolamento qaundo os carros tentam mudanças de direção ao longo da via. O problema só terá fim quando a obra for concluída e for implantada o retorno em quadras. “Hpje, os carros param e matam uma faixa. também estamos fazendo estacionamentos em várias laterais, de modo que os clientes da lojas possam parar, comprar e não estacionar na calçada ou no meio da rua, anulando mais um faixa”, descreve, prometendo ainda realizar o asfaltamento completo da via.

Na orla, o prefeito prometeu construir banheiros marculinos e femininos, de modo que o povo não faça suas necessidades nas ruas, quando vão as praias, especialmente no domingo. “Nesta mesma área, quatro canteiros de obras ligarão o antigo Hotel 4 Rodas até a ponte do Janque, que será duplicada. As obras já estão em andamneto”, citou.

Mostrando alguma irritação com as críticas do adversário Armando Sérgio, que estimula o bairrismo do olindense, Calheiros usou de ironia. “Ainda não inventaram um jeito de a gente nascer longde da mãe”, observou, citando vários olindenses famosos que não nasceram na cidade.

O prefeito também negou que tenha dito que ninguém em Olinda teria capacidade de administrar a cidade como ele, conforme informou o candidato democrata na terça-feira. “O problema de Armando Sérgio é que a verdade acaba e ele continua (mentindo)”.

No ar, o prefeito fez ainda uma mea culpa, dizendo que precisa avançar na questão da saúde. Como ocorre com o Recife, ele disse que vai investir em novas unbidades de pronto atendimento (Upas). Lançou um desafio. Contrataria na hora o médico obstetra que estivesse disponível. Ele disse que também precisa de médicos para os PSFs, mas igualmente encontra dificuldades para preencher as vagas.

“Saúde é um problema. Não há médico suficiente para atender a demanda do tamanho que ela tem. Nós fizemos um concurso para 100 médicos e só 30 assinaram. Há trës PSFs sem médico. Não deu para preencher os 100% dos médicos”. No PSF, o salário é de R$ 7 mil.

Além de uma já assegurada para a Quarta Etapa de Rio Doce, Renildo disse que estava negociando outras duas, para os bairros de Peixinhos e Águas Compridas.

Nenhum comentário: