Elaboração de projetos para ONGs, algumas reflexões.


No contexto do gerenciamento de projetos será necessário considerar o fato de que haverá o trabalho de diversas pessoas, com diferentes interesses e visões a respeito do tema a ser desenvolvido e desta forma é fundamental o constante monitoramento a avaliação dos desempenhos realizados. 

Um importante pilar desta estrutura é a Análise das partes Interessadas, onde será necessário avaliar as diversas situações que envolverão o projeto. Trata-se de empresas da região, do Poder Público, das pessoas afetadas e ou beneficiadas pelo projeto, da própria ONG, enfim serão diversos interesses que farão parte desta análise. Neste sentido há algumas perguntas que ajudarão a formalizar uma matriz, como exemplo: 

Quais são as características básicas? 
Como os interesses serão abordados, afetados e solucionados pelo problema? 
•      Qual a capacidade e motivação para mudanças? 
Quais serão as ações possíveis para tratar o problema em questão? 

Outro ponto importante é o gerenciamento dos riscos que poderão ocorrer ao longo do desenvolvimento do mesmo. É preciso considerar tudo aquilo que possa dar errado ao longo do caminho. Neste aspecto é importante ter uma avaliação inicial bem elaborada onde sejam contemplados os itens conforme tabela abaixo: 

Gerenciamento dos Riscos  
Descrição Indicadores  
Meios de Verificação Pressupostos  
Impactos   
Objetivos   
Resultados   
Produtos  
Recursos  

Fonte: Guia para o PMD Pro 1 página 82

 Em outra ocasião estaremos abordando outros aspectos envolvendo a elaboração de projetos, entre eles abordaremos a identificação, o planejamento a implementação, o monitoramento e a fase final de um projeto. 

Urias França Jr é sócio diretor da França Gerenciamento & Consultoria Ltda e devidamente credenciado pela APMG Internacional, através de extenso e meticuloso processo de avaliação. APMG -Internacional é líder no processo de credenciamento e formação e certificação de organizações de consultoria, e gerencia os sistemas de certificação para profissionais, utilizando os mais altos padrões internacionais adotados pela UKAS - (United Kingdom Accreditation Service) e utiliza as metodologias PRINCE2 ®, MSP® e M_o_R ® .

Fonte: Urias França Jr

Nenhum comentário: