Eleitores podem consultar lista de doadores antes das eleições


Candidatos têm até 2 de setembro para apresentar a segunda prestação de contas parcial
  
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (24), aos eleitores a lista com a identificação dos doadores e fornecedores contratados durante o curso da campanha eleitoral. Em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, os dados apresentados pelos candidatos e partidos na primeira prestação de conta parcial já pode ser acessados no site do tribunal.
Até a última eleição, em 2010, os eleitores só tinham acesso à lista de doadores e fornecedores após a realização do pleito, quando da entrega da prestação de contas final dos candidatos.

A lista dos doadores e fornecedores é a declarada pelos candidatos em 2 de agosto, quando encerrou-se o prazo para entrega da primeira prestação de constas parcial. Em 6 de agosto, o TSE divulgou os valores recebidos e gastos pelos candidatos e declarados na referida prestação. Os candidatos têm até 2 de setembro para apresentar a segunda prestação de contas parcial.

Os dados declarados pelos candidatos estão no formato Excel e os interessados podem fazer a pesquisa, entre outros, pelos seguintes comandos: Estado, município, partido, cargo, nome ou CPF do candidato, nome do doador e valor da receita. 


Nenhum comentário: