Violência Sexual

Programa Pernambuco Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na última terça feira(31/03) as 10h a UNACOMO foi convidada pela Childhood Brasil para participar de uma reunião que aconteceu na sede do CONDACO para a apresentação do Programa Pernambuco de enfrentamento a Violência Sexual. A reunião foi representada pelos conselheiros do CONDACO e a participação da UNACOMO, Coordenadoria de Juventude de Olinda e a Secretaria de Turismo de Olinda.


“O Programa visa o fortalecimento da rede de proteção social, mobilização e qualificação do trade turístico, através de ações intersetoriais, para consolidação de políticas públicas e a aplicação de estratégias efetivas no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Estado de Pernambuco” Gorete Vasconcelos - Coordenadora Estadual do Programa.

Em Olinda o programa tem como meta atender a 60 jovens de 16 a 26 anos, que estejam em um grande índice de vulnerabilidade social com cursos ministrados pelo SENAC, o local ainda está sendo discutido com os parceiros do Programa, vai ser ministrado os Cursos de Bartender, Atendente de Lanchonete e de Cozinheiro, a meta é inserir 75% dos jovens no mercado de trabalho. Os cursos têm início dia 04/05/09 a te o mês de dezembro.



A Secretaria de Turismo já irá começar a articular bares e restaurantes para ajudar nas aulas práticas desses jovens. “Temos grandes contatos na rede de bares e hotéis da cidade, vamos começar a cuidar disso, para que esses jovens possam fazer as aulas práticas e quem, sabe até ser contratado por esses parceiros de primeira hora” Representante da Secretaria de Turismo.


A Idéia do programa é que o CONDACO seja parceiro desta idéia, sendo aprovado pelos conselheiros do CONDACO que iria se posicionar posterior em uma nova reunião para avaliar se o Conselho pode ser parceiro, diante mãos a UNACOMO através da Sr.ª Patricia Laine já se colocou a disposição da Sr.ª Ligia Articuladora Local do programa, “a UNACOMO dispõe de espaço físico para ajudar e podemos ajudar o quanto for necessário isso é muito bom para Olinda a UNACOMO apoia está idéia” Patricia.


A Coordenadoria se colocou a disposição do programa, Vamos marcar uma reunião e apresentar o programa ao Secretário de Esportes, Lazer e Juventude o Srº Fernando Ramos, é de grande interesse nosso ajudar programas com essa visão em nossa cidade” David Robson – Coordenadoria de Juventude de Olinda.

Ligia a coordenadora local ficou muito satisfeita com o acolhimento do Programa pela Coordenadoria de Juventude, a UNACOMO e pela Secretaria de Turismo, agora vamos esperar o CONDACO tomar a sua decisão e vamos mudar a realidade da nossa juventude que sofre tanto.


Saiba mais sobre a World Childhood Foundation:

Fundado em 1999, com sede em São Paulo a Childhood Brasil – Instituto WCF é o braço brasileiro da World Childhood Foundation. Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, certificada como Entidade Promotora de Direitos Humanos e OSCIP, e tem como A missão da Childhood consiste em
“Promover e defender os direitos das crianças e adolescentes, desenvolvendo e apoiando programas que visem preservar a sua integridade física, psicológica e moral, e que tenham foco na questão da violência sexual."

Nenhum comentário: