II Fenapop leva os melhores da poesia popular a Olinda

Cantadores, violeiros, poetas, emboladores e repentistas de todo o Nordeste se encontram na Praça do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda, para dois dias da mais autêntica poesia popular. De 03 a 04 de outubro, ícones do gênero são esperados para a segunda edição da Fenapop – Feira Nacional de Poesia Popular. Jessier Quirino, Ivanildo Vila Nova, Maciel Melo, Chico Pedrosa, João Paraibano, entre outros prodígios da rima e da métrica, do desafio e do improviso, estão na programação do evento, que oferece mais de dez horas de apresentações gratuitas, com patrocínio do Ministério do Turismo e apoio da Prefeitura de Olinda.


Fenômeno da poesia matuta, há mais de dez anos com agenda repleta e lotações esgotadas por onde passa, Jessier Quirino encerra a noite de sábado. Paraibano de Campina Grande, arquiteto por formação, poeta por vocação e matuto por convicção, Jessier chama a atenção do público e da crítica pela presença de palco, pelo estilo próprio com que ilustra suas apresentações. Interessado na causa poética nordestina, persegue fatos e histórias sertanejas com olhos e faro apurados. Sua verve afiada se vale de uma memória extraordinária e um varejo de histórias, que vão desde a poesia matuta, impregnada de humor, neologismos, e sarcasmo; até causos, cantorias, piadas e textos que são verdadeiros repositórios das tradições matutas e nordestinas.

Entre os poetas violeiros, Ivanildo Vila Nova é um mestre inconteste, apontado por muitos como o maior repentista vivo. Autor da célebre canção-manifesto “Nordeste Independente (Imagine o Brasil ser dividido)”, se destaca pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela diversidade de temas. Nascido em Caruaru, cresceu acompanhando o pai, o famoso cantador José Faustino Vila Nova. Com mais de 40 anos de carreira, mantém-se no topo da pirâmide, admirado por todos que reconhecem a sua contribuição para o desenvolvimento da Cantoria. Antes de Ivanildo Vila Nova a Cantoria era amadora. Com ele, o cantador repentista foi reconhecido como artista e encaminha-se para ter sua categoria profissional regulamentada por lei (o projeto de lei já foi aprovado na Câmara Federal). Aos 64 anos, Ivanildo permanece se dedicando exclusivamente à Arte do Improviso.


A última noite encerra com a cantoria, o forró e as melodias sertanejas de Maciel Melo. Compositor admirado por muitos intérpretes, músico e menestrel, Maciel é pernambucano de Iguaraci, no Vale do Pajeú, reconhecido reduto de grandes poetas e repentistas. Filho do mestre sanfoneiro Heleno Louro, herdou do pai o gosto pelo pé-de-serra e a facilidade em criar versos simples e impregnados de lirismo – como os de Caboclo Sonhador, gravado por Flávio José e Fagner.



 SERVIÇO


II FENAPOP – Feira Nacional de Poesia Popular
Data: 03 e 04 de outubro de 2009 (Sábado e domingo)
Local: Praça do Carmo,Olinda
Hora: a partir das 17h



PROGRAMAÇÃO

Sábado, 3 de outubro


17h00 – Felizardo Moura (PB) – poeta e apresentador
17h10 – Hino Aguiar e José Ivo (PE) – repentistas
17h30 – Yponax Vila Nova (PB) – declamador
18h00 – Sinésio Pereira e Edvaldo Zuzu (PE) – repentistas
18h30 – Zelito Nunes (PB) – declamador
19h00 – Mestre Zé Duda (PE) – sambador de maracatu
19h30 – Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa (PE) – repentistas
20h00 – Rouxinol e Patativa (CE) – emboladores
20h30 – João Paraibano (PB) e Sebastião Dias (RN) – repentistas
21h00 – Chico Pedrosa (PE) – declamador
21h30 – Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano (PE) – repentistas
22h00 – Waldir Teles e Zé Viola (PI) – repentistas
22h30 – Jessier Quirino (PB) – poeta

Domingo, 4 de outubro

17h00 – Felizardo Moura (PB) – poeta e apresentador
17h10 – Diomedes Mariano (SE) – declamador
17h30 – Edvaldo Lopes e Sinésio Pereira (PE) – repentistas
18h00 – Rouxinol e Patativa (PE) – emboladores
18h30 – Raulino Silva e Enevaldo Hipólito (BA) – repentistas
19h00 – Vassula (PE) – declamadora
19h30 – Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa (PE) – repentistas
20h00 – Yponax Vila Nova (PB) – declamador
20h30 – Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano (PE) – repentistas
21h00 – Maciel Melo (PE) – poeta e músico

Nenhum comentário: