MOVIMENTO ESTUDANTIL DEFENDE O FIM DO VOTO SECRETO NA ASSEMBLEIA

Entidades do Movimento Estudantil estiveram presentes hoje(29) com o Deputado Silvio Costa Filho(PTB), Vice-Líder do Governo e o Deputado Rodrigo Novaes(PSD). Os jovens vieram à Alepe com o objetivo de fazer um apelo aos Deputados, para que seja determinado o fim do voto secreto. Estiveram representantes da UNE, UEP, UMES, DCES, dentre outras entidades do parlamento estudantil.

No debate sobre a PEC 04(Projeto de Emenda Constitucional), que propõe o voto aberto aos parlamentares, Joaquim Francisco Presidente, Diretor da UNE, acredita que a transparência do parlamentar é fundamental para a sociedade civil  “A sociedade deve estar caminhando junto com o poder legislativo, por isso é importante a transparência do voto”. Tauã Fernandes Presidente da UEP, defende que sejam promovidos mais fóruns, onde se discutam a posição que os parlamentares adotam nas votações do legislativo:  “O Brasil precisa realizar uma reformapolítica, colocar o voto aberto como prioridade. Precisamos saber o projeto político que cada parlamentar apoia, para isso devemos fazer uma agenda defóruns mais amplos”. José Aparecido, do movimento estudantil, acredita queantes de escolhermos um representante, devemos saber a sua posição: “Precisamos saber a posição que os representantes da Assembléia Legislativa têmem relação aos projetos, até pra saber em quem vamos confiar, saber o que eles defendem.”

O deputado Silvio Costa Filho, foi ao plenário da Assembléia Legislativa ontem, cobrar ao Deputado  Raimundo Pimentel,  celeridade na votação da PEC do voto aberto, tendo em vista que o prazo de tramitação na Comissão de Justiça se expirou nodia 22 de novembro, o deputado solicitou, que o projeto fosse votado na Comissão o quanto antes. Silvio Costa Filho trabalhará para até dezembro seja aprovado ovoto aberto na Casa, ficou definido que as entidade farão uma visita ao Presidente da Casa Guilherme Uchoa e se mobilizarão em favor do voto aberto na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário: