TRE divulga relação dos candidatos indeferidos por ficha suja


Candidatos a prefeito e vice de 14 municípios estão na lista, Indeferimentos foram aprovados pelo Tribunal

A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou, na última sexta-feira (14), a lista com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de 14 municípios que foram indeferidos pelo órgão e se enquadraram na Lei da Ficha Limpa. Os processos foram julgados em segunda instância e a maioria ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na relação, constam três desistências ao pleito municipal, a exemplo do prefeito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP), que é ficha suja, mas alegou problemas de saúde para não recorrer ao TSE. Duas outras desistências ocorreram em Orocó, com o prefeiturável Valdi de Novaes (PR), e Mirandiba, com postulante Nelson Pereira (PCdoB). Em Abreu e Lima, o ex-prefeito Jerônimo Gadelha responde a 14 processos, mas ainda poderá recorrer da decisão do TRE. Quem já está recorrendo à impugnação é o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Fernando Rodovalho (PRTB). Ele teve a candidatura indeferida, no último mutirão feito pelo Tribunal, no mês passado, por improbidade administrativa.  

Na listagem, apenas dois candidatos a vice-prefeito estão impugnados pelo TRE. O ex-prefeito de Solidão, Diomésio Alves (PTB) optou por desistir de entrar com recurso para contestar o indeferimento de sua candidatura. O petebista compunha a chapa com a candidata à reeleição, Cida Oliveira (PSB). No município de Cedro, Manoel Tavares (PRP), conhecido como Nezinho Horácio, não tem embargos para ser julgados, ou seja, com o indeferimento não será possível recorrer. Outras cidades como Garanhuns, Palmares, Machados e Lagoa Grande, possuem postulantes ficha-sujas que podem entrar com recurso no TSE para continuarem no pleito municipal. 

COMISSÃO

Na próxima segunda-feira, o TRE-PE instalará a Comissão de Auditoria por Votação Paralela, a partir das 10h, na sala de sessões do Tribunal, na avenida Agamenon Magalhães. Os membros responsáveis por realizar a auditoria das urnas eletrônicas, que garantem o funcionamento no dia da eleição, estarão reunidos para definir os locais e os horários do sorteio dos equipamentos e da realização da votação parela. Também anunciarão as empresas de auditores independentes, contratada pelo TSE e de filmagem, que é contratada pelo TRE, bem como da equipe de servidores que prestará apoio aos trabalhos da Comissão. A votação paralela serve para garantir o funcionamento correto e a lisura do processo.

Nenhum comentário: