Movimento "Enfermagem na Rua" será homenageado pela Câmara Municipal do Recife



A Câmara Municipal do Recife, representada pelo seu presidente, Sr. Vicente André Gomes e  pelo vereador Sr. Almir Fernando irá homenagear na próxima sexta feira (30),a Semana da Enfermagem e os representantes do movimento "Enfermagem na Rua", Sr.ª Carmela Alencar e o Sr. Gilmar Júnior.

O Movimento "Enfermagem na Rua" surgiu no ano de 2013 a partir das mobilizações de centenas de profissionais da enfermagem contra a não votação do PL 2295/2000, que dispõe sobre as 30 horas de trabalho semanal para os trabalhadores da área, bem como a lentidão da tramitação do PL 4024/2009 que trata sobre o piso salarial da categoria. Atualmente o movimento vem ganhando mais adeptos e apoiadores e além de tais bandeiras de lutas, os enfermeiros também defendem a realização de concursos públicos no estado de Pernambuco, para evitar as famosas contratações temporárias, bem como a precarização das relações de trabalho que estão expostos.

E devido a sua crescente legitimidade dentro do campo da enfermagem, o movimento tem atraído todos os profissionais vinculados ao setor (auxiliares, técnicos, estudantes e enfermeiros). Diante disso, o Poder Legislativo do Recife, no intuito de fazer uma justa homenagem à Semana da Enfermagem, também irá reverenciar os representantes do "Enfermagem na Rua".

Segundo a enfermeira Carmela Alencar, que também é professora universitária e diretora do Sindicato dos Professores em Pernambuco - Sinpro/PE, esta homenagem tem um significado importante para os que lutam pela valorização profissional da enfermagem no estado, uma vez que todos estão vendo que as várias mobilizações, plenárias e piquetes organizados pelo "Enfermagem na Rua" estão trazendo efeitos satisfatórios para os trabalhadores, e foram por meio dessas iniciativas que as contradições tornaram-se públicas para os diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares e gestores da saúde.

Selfie pelas 30 horas.
Nessa semana, o "Enfermagem na Rua" lançou a campanha "Selfie pelas 30 horas", onde diversos profissionais e apoiadores do movimento tiram fotos simbolizando as 30 horas para a enfermagem com os dedos e publicam em suas páginas nas redes sociais, junto com a hashtag: #30horasjá! 

Homenagem à Semana da Enfermagem:
Local: Plenário da Casa José Mariano (Câmara Municipal do Recife)
Endereço: Rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista - Recife/PE
Data: 30 de Maio de 2014
Horário: 16 h.

Assembleia dos Professores da Rede Privada.


O Sinpro Pernambuco convoca os professores da rede privada de ensino para assembleia geral da categoria, que será realizada no próximo dia 02 de Junho, às 14h, na sede do Sindicato no Recife e nas subsedes de Caruaru, Limoeiro e Petrolina. A assembleia tem por objetivo é apresentar à categoria o cenário das negociações com o Sinepe.

LBV PROMOVE CONCURSO DE DESENHO INFANTO-JUVENIL

A Legião da Boa Vontade (LBV) está promovendo, entre crianças e adolescentes, a edição 2014 do Concurso de Desenho Infanto-juvenil. Os trabalhos são norteados pelo tema “Cultivar o Amor Fraterno nos Corações”. O assunto desperta a criticidade e opinião da garotada para a construção de um mundo de paz.

Os desenhos selecionados por critérios de criatividade, capricho e temática irão ilustrar o kit de material escolar e pedagógico a ser entregue no início de 2015 a estudantes de famílias de baixa renda atendidas pela LBV em todo o Brasil, por meio da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! promovida pela instituição que neste ano, teve o material ilustrado com desenhos feitos pelas próprias crianças no concurso passado, com a temática “Futebol da Caridade na Copa do Mundo”, em alusão ao evento da Fifa no Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 81. 3413.8600 ou pelo site www.lbv.org.

Rumo ao Congresso da CONAM

Delegados eleitos ao 12º Congresso da CONAM da cidade de Olinda estão se preparando para viajar a João Pessoa/PB, representando a nossa cidade e estado.

A delegação está bem preparada para representar as entidades de nossa cidades. Os delegados estarão com camisas padronizadas da nossa entidade, nosso intuito é destacar a importância do movimento social e comunitário de nossa cidade. Os cercas de 30 delegados estão afiados e ansiosos com o Congresso.

Vamos Firme na Luta!!!

Inscrições abertas para Passeio Ciclístico dos Namorados de Olinda

A evento acontece na Praça do Carmo, no dia 15 de junho. As inscrições já foram iniciadas e podem ser realizadas na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do município

Estão abertas as inscrições para o Passeio Ciclístico dos Namorados, que acontece no dia 15 de junho. Os interessados devem cadastrar-se na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Olinda, localizada na Rua de Santa Cruz dos Milagres, 139, Varadouro. Na ocasião, os participantes devem levar 1 kg de alimento não perecível. O montante arrecadado será doado para entidades carentes do município.

O evento terá sua concentração e saída serão na Praça do Carmo, a partir da 7h30, e é uma celebração aos casais apaixonados que celebram seu dia no Dia dos Namorados. Os casais mais bem caracterizados ao tema receberão troféus e participam de sorteios de brindes. Além de todos os padrões adequados de segurança, a iniciativa contará ainda com o auxílio de caminhão para suporte aos participantes, dois pontos de hidratação e ainda sorteio de brindes.

Outras informações com a Secretaria de Esportes através do telefone 3439.7241.

LBV FAZ CAMPANHA PELA INFÂNCIA

A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou em todo o Brasil mais uma mobilização social. Trata-se da edição de 2014 da campanha Fiz um gol pela infância brasileira!, realizada a cada quatro anos, na torcida pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo da FIFA. A iniciativa recebeu a adesão de diversos craques que atuam no futebol brasileiro e no exterior.

Engajaram-se nesta ação solidária os jogadores Alexandre Pato, Denílson, Fabrício, Luis Fabiano, Osvaldo, Paulo Henrique Ganso, Rodrigo Caio, Rogério Ceni e Wellington (São Paulo), André Santos, Chicão, Felipe e Leo Moura (Flamengo), Arouca e Leandro Damião (Santos), Cássio, Gil e Jadson (Corinthians), Cicinho (Sivasspor Kulubu/Turquia), Daniel Alves e Neymar (Barcelona), Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea/Inglaterra), Dedé, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Cruzeiro), Dida e Juan (Internacional), Edenílson (Udinese/Itália), Emerson Sheik (Botafogo), Fernando Prass e Juninho (Palmeiras), Fred e Walter (Fluminense), Gilberto Silva e Henrique (Napoli/Itália), Hulk (Zenit/Rússia), Jô, Marcos Rocha, Réver, Ronaldinho Gaúcho e Victor (Atlético Mineiro), Léo Gago (Grêmio), Lucas Piazon (SBV Vitesse/Holanda), Marcos Aurélio (Jeonbuk Hyundai Motors/Coréia), Robinho (Milan/Itália) e Wesley (Palmeiras).

Na camisa, ainda há as participações especiais de ex-atletas e personalidades do esporte que vêm representando o Brasil nos mundiais e em outros torneios internacionais: Altair, lateral nas Copas de 1962 e 1966; Cafu, lateral campeão do mundo em 2002; Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da atual Seleção e treinador canarinho na conquista do tetra; Dunga, volante capitão do título mundial em 1994 e técnico brasileiro em 2010; Jair Marinho, lateral do Brasil em 1962; Juninho Pernambucano, meia que jogou a Copa do Mundo de 2006; Marcos, goleiro campeão mundial em 2002; Neto, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 como meio-campista e agora comentarista esportivo; Pelé, atacante tricampeão do mundo; Pepe, atacante em 1958 e 1962 e técnico; Roberto Carlos, lateral da conquista do penta e, atualmente, técnico; Ronaldo Fenômeno, atacante campeão do mundo em 1994 e 2002; Zico, meia que disputou as copas de 1982 e 1986; e Zito, volante nos mundiais de 1958, 1962 e 1966.

Todos cederam, integralmente, à LBV os direitos de imagem e o cachê a que fariam jus pela participação na iniciativa, com o objetivo de que estes sejam revertidos em favor da manutenção e do aprimoramento dos programas socioeducacionais desenvolvidos pela instituição no país. Quem quiser colaborar com a campanha e garantir uma camisa autografada pode fazer sua doação pelo site www.lbv.org/doe.

12° Congresso da Conam




Não existia combate à corrupção política antes do governo Lula


A corrupção ainda é um grave problema no Brasil porque o combate à corrupção ainda está em sua infância. Tem pouco mais de 10 anos.

Por Antonio Lassance*, no Correio do Brasil

É a partir do governo Lula que se cria a Controladoria Geral da União; a Polícia Federal multiplica seu efetivo e o número de operações; e as demissões de servidores envolvidos em ilícitos se tornam regra, e não exceção.

É bem verdade que, antes, já existiam a Polícia Federal, o Ministério Público e uma Corregedoria-Geral da União. Mas alguém conhece alguma estatística relevante dessa época? Não existe. O combate à corrupção no governo FHC é traço.

A única estatística mais polpuda daquela época é a do ex-procurador-geral da República de FHC, Geraldo Brindeiro, que, até 2001, tinha em suas gavetas mais de 4 mil processos parados – fato que lhe rendeu o apelido de “engavetador-geral da República”.

De 2003 a 2013, compreendendo os governos de Lula e Dilma, a expulsão de servidores acusados de corrupção quase dobrou, passando de 268, em 2003, para 528, em 2013.

Gráfico 1 – Servidores expulsos do serviço público (2003-2013)


Dados da CGU, disponíveis no Relatório de acompanhamento das punições expulsivas aplicadas a estatutários no âmbito da administração pública federal. 
(http://www.cgu.gov.br/Correicao/RelatoriosExpulsoes/Punicoes_2003-2013.pdf)

As operações da Polícia Federal saltaram de 9, em 2003, para mais de 200, a partir de 2008 (dados da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas).

Gráfico 2 – Operações da Política Federal e número de servidores presos (2003-2012)


Fonte: dados da Polícia Federal, em gráfico produzido em estudo do Instituto Alvorada (http://institutoalvorada.org/transparencia-e-combate-a-corrupcao-nos-governos-lula-e-dilma/)

Antes de 2003, se os escândalos envolvessem políticos, aí é que não acontecia nada vezes nada. Apenas dois casos podem ser citados com algum destaque na atuação da PF.

O primeiro foi a prisão de Hildebrando Pascoal, em 1999. Hildebrando era deputado pelo então PFL (hoje DEM) no estado do Acre e acabou condenado por chefiar um grupo de extermínio. Ficou célebre pela sessão de tortura em que uma pessoa teve os olhos perfurados; as pernas, os braços e o pênis amputados com uma motosserra; e um prego cravado na cabeça.

O outro foi o caso Lunus, a operação da PF de março de 2002 que vasculhou a sede da construtora Lunus, de propriedade da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, então no PFL. Naquele ano, Roseana era candidata à Presidência da República e estava bem melhor posicionada nas pesquisas do que o candidato do PSDB, José Serra. A operação foi coroada de êxito: criou um escândalo que sepultou a candidatura de Roseana.

O PSDB, que se diz contra o aparelhamento do Estado para fins partidários, tinha à frente da PF o delegado Agílio Monteiro Filho, que se candidataria a deputado federal pelo PSDB no mesmo ano de 2002.

Não existia combate à corrupção política antes de 2003. Isso é coisa do Lula e dessa tal Dilma Rousseff, hoje acusados de fazerem pouco justamente por aqueles que não fizeram nada além de aparelharem o Estado para fins partidários.

*Antonio Lassance, é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor de Ciência Política

FONTE: Portal Vermelho

Trabalhadores universitários debatem integração latino-americana


A participação do movimento sindical no fortalecimento da região e maior incidência na defesa de seus interesses internacionalmente é tema de seminário que a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) promove dias 22 e 23 de maio no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp), na capital paulista.

Na visão da confederação esse envolvimento dos trabalhadores é essencial para a integração latino-americana como processo fundamental para que os países da região tenham maior autonomia no cenário internacional e possam defender a sua soberania. Nesse sentido, a CNTU propõe o debate sobre integração dos trabalhadores de formação universitária, cujos desafios e dificuldades precisam também ser enfrentados com a aliança natural que deve haver entre os povos da região.

A programação começa às 9h de quinta-feira (22), com abertura oficial seguida de palestra, às 10h, do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães sobre O cenário geopolítico da América Latina e do mundo. A tarde terá participação do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Felix Rígoli, sobre O processo de integração política e econômica da América Latina e os blocos econômicos, e das professoras Maria Helena Machado, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Débora Gribov Novogrebelsky, da Associação de Docentes Universitários do Uruguai (Adur), às 16h, sobre Livre trânsito e imigração

A integração latino-americana sob a ótica sindical e dos trabalhadores abrirá os debates de sexta-feira (23), com palestra às 9h do dirigente da Frente Nacional dos Trabalhadores (FNT) da Nicarágua, Fredy Franco e do dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), José Divanilton Pereira da Silva. A integração do ponto de vista dos trabalhadores universitários será debatida à tarde pelo representante do Plenário Intersindical de Trabalhadores e da Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT) junto ao Mercosul, do Uruguai, José Luís Porto Carrasco, e pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Leonardo Cavalcanti.

Mais informações no site oficial da CNTU.
Fonte: Portal Vermelho

"Dia D" do Grito da Terra contará com mobilizações em todo o país


Nesta terça-feira (20), é o “Dia D” do Grito da Terra Brasil. A 20ª edição da maior ação de massa dos trabalhadores rurais contará com uma estratégia de mobilização diferenciada. Ao invés de realizar uma marcha na capital federal, serão realizados atos em todo o país, mobilizando entre 40 e 50 mil agricultores em todas as ações.

No entanto, as negociações com o governo federal continuam. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) coordena uma Comissão Nacional de Negociação em Brasília, com cerca de 150 pessoas, entre elas representantes das 27 Federações Estaduais de Trabalhadores na Agricultura (Fetags).

Nesta segunda-feira (19), foi realizada uma audiência com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti e negociações com áreas técnicas de alguns ministérios. A presidenta Dilma Rousseff deve receber a comissão para dar resposta à pauta de reivindicações do 20º Grito da Terra Brasil entre 20 e 22 de maio. Enquanto isso, os trabalhadores rurais seguem mobilizados.

“Esse é o 20º Grito da Terra Brasil, realizado ainda nas comemorações dos 50 anos da Contag e no Ano Internacional da Agricultura Familiar. Portanto, esperamos avançar ainda mais, coroando essa história de lutas e conquistas para o campo”, acredita Alberto Broch, presidente da Contag.

Pauta
A pauta de reivindicações, entregue à presidenta Dilma Rousseff em 3 de abril, conta com 23 pontos centrais, que tratam da reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, meio ambiente, juventude e sucessão rural, assalariamento rural, Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), políticas sociais, relações internacionais e organização e enquadramento sindical.

Ao todo são mais de 300 reivindicações, entre elas: assentamento de 150 mil famílias; e um montante de R$ 51,4 bilhões para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, sendo R$ 30 bilhões para crédito de investimento e custeio do Pronaf e R$ 21,4 para as demais políticas e programas.

Fonte: CTB

Segundas Didáticas

CONHECIDÊNCIA EXISTE?
Conhecidência? O que é isso?

Ouvi algumas dezenas de vezes de pupilos e pessoas no dia-a-dia a expressão "conhecidência". Essa palavra, na verdade, não existe na norma culta da língua portuguesa, é na verdade uma "corruptela" de COINCIDÊNCIA, essa sim, consta no vocabulário padrão e pode ser usada e abusada. 

Fica a dica. 
Abraço a todos.
Xavier

visite: facebook.com/minhalinguaeeu

Primeira ONG formada por pessoas com HIV faz 25 anos e alerta sobre prevenção

Ministério da Saúde aponta que 40 mil pessoas são infectadas pelo HIV anualmente

Primeira ONG no Brasil formada por pessoas com HIV e Aids, amigos e familiares, o Grupo pela Vidda completa, neste mês, 25 anos. Foram muitas as conquistas do trabalho feito ao longo de mais de duas décadas, de acordo com o vice-presidente do Grupo, George Gouvea, mas os desafios continuam grandes, sobretudo, no que se refere à prevenção. Recentes dados do Ministério da Saúde mostram que 12 mil pessoas morrem de Aids no Brasil e 40 mil são infectados pelo HIV anualmente.

“Muito foi conquistado nos últimos 25 anos, com destaque para o acesso aos antirretrovirais e a uma plataforma relacionada aos direitos humanos e à cidadania dos soropositivos. Contudo, não podemos viver do passado. Os desafios se renovam a cada dia e ameaçam algumas conquistas”, disse ele, ao ressaltar que os números de mortes e de infectados não podem ser considerados "naturais".

O presidente lembra que a ONG foi fundada no Rio de Janeiro em 24 de maio de 1989 por pessoas infectadas pelo HIV, quando o tratamento era muito difícil, e o preconceito e a discriminação eram mais acentuados do que hoje.

Na próxima terça-feira (20), o Pela Vidda receberá a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelos 25 anos de trabalho. A entrega da medalha será aberta ao público, às 19h, no plenário da Alerj.

Atualmente o tratamento é gratuito e permite que os pacientes vivam normalmente. Mas, no caso da prevenção, a ONG alerta que a falta de políticas de prevenção e o diagnóstico tardio têm colaborado para aumentar o número de contaminações e a mortalidade.


Novos conselheiros da Criança e do Adolescente tomam posse em Olinda

Novos conselheiros da Criança e do Adolescente tomam posse em Olinda

Tomaram posse no Palácio dos Governadores, os novos conselheiros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO). O Conselho é responsável por administrar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de fiscalizar a atuação das entidades que atuam neste sentido. Ao todo foram empossados 14 conselheiros entre representantes da sociedade civil e do governo.

O prefeito Renildo Calheiros, em seu pronunciamento, enfatizou o clima de participação entre os conselheiros. Renildo disse ainda: “esta é uma área delicada, com muitos problemas, que lida com algumas das principais mazelas da sociedade, como a desigualdade e a pobreza. Existem muitas políticas públicas que cuidam disso, como o CONDACO, que aprofunda a parceria entre a sociedade e o governo”.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Humberto de Jesus, destacou a importância do Conselho para reafirmar o compromisso da gestão, em cuidar do futuro e garantir os direitos da criança e do adolescente. Humberto ainda informou que o CONDACO possui um calendário de seminários para construção do Plano de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Olinda e pontuou a importância das entidades não governamentais nesse trabalho.

Os novos conselheiros foram eleitos para o biênio 2014-2016. O prefeito Renildo Calheiros afirmou ainda que a seu pedido, está em fase de elaboração pela Secretaria de Assuntos Jurídicos do Município, um projeto de reajuste dos vencimentos dos conselheiros que seguirá para apreciação da Câmara Municipal.

12° Congresso da Conam




1º Festival Cultural da Juventude: Amar e Mudar as Coisas.



No processo de construção do 15º Congresso Estadual e interligado às comemorações dos 30 anos de sua fundação, a União da Juventude Socialista (UJS) promove em Pernambuco o 1º Festival Cultural da Juventude. O evento irá reunir jovens de todo estado e será uma das programações do congresso da entidade.

A União da Juventude Socialista surgiu em 1984, e desde sua fundação é a maior referência do Brasil, no que tange a mobilização e a formação políticas de milhares de jovens, ao longo de toda sua história. Muitas das conquistas e vitórias do povo brasileiro tiveram a participação da militância e opinião da UJS. Não há como falar no direito ao "voto aos 16 anos" sem creditar a participação ativa da entidade, por exemplo.

E mesmo após três décadas de muita luta, a UJS permanece com seu espírito juvenil, revolucionário e mobilizador, encantando e formando a juventude brasileira para a luta política em todos os estados do país. Não é errado afirmar que, do "Fora Collor" ao Estatuto da Juventude, a organização sempre se fez presente na defesa da juventude e do povo brasileiro.

Diante desse clima, no próximo final de semana, (16, 17 e 18 de Maio) a UJS - Pernambuco realiza o seu 15º Congresso, visando reunir centenas de dirigentes oriundos de vários municípios pernambucanos, a fim de reafirmar as bandeiras históricas e os desafios políticos da juventude brasileira, atualizar suas pautas e eleger a nova direção estadual. E para sinalizar, o quanto o conjunto da sua militância está eufórica e com um crescente clima de alegria e unidade política, a entidade também promoverá o 1º Festival de Cultura da Juventude.

O festival será no bairro do Recife Antigo, em pleno Marco Zero, e terá uma programação composta por oficinas, debates e apresentações culturais. Todos estão convidados, pois o evento será gratuito ao público em geral.

1º Festival de Cultura da Juventude.
Data: 17 e 18 de Maio de 2014
Local: Marco Zero - Recife Antigo.
Programação:
  • Dia 17 de Maio

16h - Abertura do Evento
Debate sobre poesia com Cida Pedrosa;
Oficina de frevo com visita ao Passo do Frevo - Jonathan Carneiro, Kezia Giles e João Pedro.
17h - Oficina de malabares - Derick Rafael e Klarissa Faye 
19h - Shows:
 - A CRIA
- PLANO BASE
 - TANGA DE SEREIA
 - ACADEMIA DA BERLINDA
  • Dia 18 de Maio:

14h - Oficina de Embolada - Clécio Rimas 
Tenda Roda Cultural - Maracambuco
Oficina de Grafitti (Pontilhismo - AMAR E MUDAR AS COISAS) - Mario Bros. 
Reciclé'art - Felipe Azevedo, Kecinho Brito e Waleska Mendes 
Batalha de Break, Skate, Intervenção de Esportes, Oficina de Grafite e Tenda Roda Cultural.
16h - Shows:
- LOUCOS NORDESTINOS
- SAMBOSSA
- GALO DE SOUZA
- PAU PRA DAR EM DOIDO
- SEM PENEIRA PRA SUCO SUJO

Perpart está com 230 vagas de estágio para Programa CredTodos

A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa de economia mista sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), está com 230 vagas abertas para estudantes interessados em atuar como promotores de crédito no programa CredTodos, realizado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). São destinadas 200 vagas aos estudantes do ensino médio e 30 para o nível superior, com carga horária de 20h semanais. As oportunidades são oferecidas para atuação em todos os municípios pernambucanos.

Os interessados podem entrar em contato com a Perpart através dos telefones (81) 3184-5056 e (81) 3184-5054, ou enviar e-mail paraestagiario.credtodos@perpart.pe.gov.br, com o assunto “candidato”, informando nome completo, instituição de ensino, cidade onde mora, telefone e CPF. É necessário, ainda, se cadastrar no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), através do endereço www.sitedoestagio.com.br/pe.


Roberto Trajano, que atualmente trabalha na Gerência de Monitoramento de Crédito do BNB afirma que sua primeira oportunidade de trabalho foi através deste projeto. “Após o estágio, em que aprendi muito sobre o ambiente corporativo, fui convidado para trabalhar como funcionário”, disse.

Trajano ingressou no CredTodos em 2008, e sua contratação pelo BNB foi efetivada em 2010. A fim de viabilizar o processo seletivo e prestar esclarecimento aos candidatos, a Perpart vem realizando visitas às cidades polo no Estado para divulgar a ação. A primeira visita da equipe técnica da empresa foi realizada ao município de Igarassu. “A meta é a de que até o final deste mês tenhamos ido em todas as cidades localizadas no Grande Recife visando a contratação de 52 estagiários nessa Região. Posteriormente prosseguiremos com a ação no interior”, disse a superintendente de Fundos e Incorporações (SFI), Cecília Souto Maior. Ainda, segundo ela, independente das visitas realizadas, os estudantes de todo o Estado podem se inscrever.

A Perpart vem trabalhando com estagiários neste programa desde 2009. O intuito do apoio é incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado, visando a preparação para o trabalho produtivo dos beneficiários. “A Perpart atua como interlocutora, facilitando e contribuindo nos investimentos. Para isso, prepara os jovens para informarem sobre as linhas de crédito disponíveis no banco, a fim de incrementarem o negócio individual”, comenta o diretor financeiro e de investimentos, Caio Mulatinho.

Nas linhas de crédito concedidas pelo BNB prevalecem os valores abaixo de R$ 2 mil por operação. A maioria dos recursos solicitados por microempreendedores são direcionados para a compra de mercadorias ou reforma de seus estabelecimentos. A meta é disponibilizar, através de parceria com o BNB, recursos da ordem de R$ 750 milhões em operações de crédito de até R$ 15 mil para pequenos comerciantes, prestadores de serviço e industriais dos municípios de todo o Estado. “Nossa expectativa é ampliar o projeto, reforçando a divulgação da oferta de crédito para que o microempresário possa incrementar seu negócio e planejar seu crescimento. Incentivando o ciclo da economia e a valorização do microempreendedor. A ação contemplamunicípios em todo o Estado, estando em consonância com as novas metas estratégicas do Governo de Pernambuco, sendo uma delas a interiorização do desenvolvimento”. relata o diretor-presidente da Perpart, Rodrigo Amaro.

9° Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Olinda

 Aconteceu nesta Sexta-Feira, 09 de Maio de 2014, na Faculdade de Ensino Superior de Olinda (FUNESO), o 9° Congresso Municipal da União da Juventude Socialista de Olinda (UJS). O evento reuniu aproximadamente 250 jovens olindenses, de toda parte do município.

Abrindo a programação do Evento, na manhã desta Sexta-feira, 09, Ás 09:30h, Compondo a Mesa de abertura do nosso congresso, Estavam Presentes, Marcelino Granja (Ex-Secretário de Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco), Thiara Lustosa (Presidenta da UJS Pernambuco), Matheus Lins (Diretor de Comunicação da UJS Pernambuco), Jader Cleyton (Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundarista e Militante da UJS) Clarence Santos (Secretário de Juventude do Partido Comunista do Brasil – Olinda) e Pedro Moura (JSB – Olinda). “O Congresso da UJS-Olinda, é de Fato o maior encontro que a juventude olindense tem, é lindo ver, que a metade deste congresso, sãos de mulheres, é por acreditar que as Mulheres, devem ocupar todos os espaços, que Lutamos diariamente por mais Mulheres no Poder,” revelou a diretora de Mulheres, Maria Eunice.

Para o Presidente da UJS Olinda, Guilherme Carapeba, A UJS-Olinda mostra seu poder de organização e ação, combativa e crescente de forma surpreendente, São reflexo da Nossa luta diária, Dentro das Escolas e Universidade, Lutando Por Uma Educação de Qualidade, Ampliação, Acesso e Permanência da juventude nas UFs, e pra isso é necessário mais investimento, Por Exemplo: 10% PIB, Por Políticas públicas a serem desenvolvidas para a juventude, Pelo PNE Amplo e igualitário, Contra toda Forma de Machismo, Racismo e Homofobia, Reflexo Disso, Hoje o Congresso da UJS é o maior Evento de Juventude Organizada da Cidade de Olinda, e que debate com todos os movimentos sociais da cidade

12° Congresso da Conam




SEGUNDAS DIDÁTICAS

ELA ESTÁ MEIA CANSADA? Não faltam engraçadinhos de plantão para corrigir: como a meia fica cansada? Enjoou do sapato?

Pois bem, parece complicado, mas não é. MEIO, quando for advérbio, não varia para o feminino nem para o plural. Quando for adjetivo, varia para concordar com a palavra que está determinando.

Traduzindo para o bom e velho português:

MEIO quer dizer metade? Varia para o feminino e para o plural: meias palavras; meia melancia, meio limão.

MEIO quer dizer um pouco, um mais ou menos? Invariável: meio atrapalhadas, meio cansados, meio confusa.

Simples, não?


PRONATEC E ACESSUAS: INSCRIÇÕES PARA 36 CURSOS EM OLINDA

Estão abertas as inscrições para 36 cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em Olinda.

Os cursos são destinados aos usuários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para pessoas a partir de 16 anos e que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada. 


Para participar o candidato deve estar cursando entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições acontecem até a próxima terça-feira (29), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Os cursos do Pronatec  oferecidos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) são Espanhol e Inglês básicos ou aplicados a serviços turísticos, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliares de Tesouraria, de Faturamento, Financeiro, de Crédito e Cobrança, de Arquivo e de Recursos Humanos; Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Almoxarife, Assistente de Vendas, Operadores de Caixa e de Supermercado; Promotor de Vendas, Balconista de Farmácia, Recepcionista, Introdução à Interpretação em Língua de Sinais e Auxiliar de Biblioteca.

Confira os locais de inscrição:

CRAS 1 – Passarinho
Fone: 3444.2164
Endereço: Rua São José, 136
Referência: antiga sede do escritório do Prometropole

CRAS 2 – Águas Compridas
Fone: 3444.6565
Endereço: Estrada de Águas Compridas, 94
Referência: após o Cemitério de Beberibe

CRAS 3 – Sapucaia
Fone: 3451.9331
Endereço: Rua João Pessoa, 388 – Sapucaia de Fora
Referência: sentido São Benedito, entrar na 1ª rua após a Ambev e depois na 1ª rua à esquerda

CRAS 4 – Peixinhos
Fone: 3426.0174
Endereço: Rua Aderito Gomes de Araújo, 82 
Referência: rua da padaria Pan Kennedy

CRAS 5 – Vila Machete
Fone: 3429.0159
Endereço: Rua Bulgari, 3 – Vila Manchete, Ouro Preto
Referência: ao lado do posto de saúde da Vila Manchete

CRAS 6 – Bairro Novo
Fone: 3439. 6052
Endereço: Rua São Miguel, 405 – Farol
Referência: próximo ao Hospital Tricentenário

CRAS 7 – Cidade Tabajara (Centro Social Urbano)
Fone: 3371.8934
Endereço: Rua Nevada s/n
Referência: ao lado do posto de saúde

CRAS 8 – Varadouro
Fone: 3439.3170
Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, 774
Referência: ao lado da Escola Guedes Alcoforado

CRAS 9 – Rio Doce
Fone: 3492.5333
Endereço: Avenida Coronel Frederico Lundgren, 862
Referência: após o Hortifruti Verdão, na 1ª etapa de Rio Doce

CRAS 10 – Sítio Novo
Fone: 3426.1388
Endereço: Avenida Correia de Brito, 546
Referência: antes do Mercado Público, ao lado do açougue

Movimento popular debate no Recife participação no congresso da Conam

Lideranças comunitárias de todo o país se preparam para participar do 12º Congresso da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), que será realizado no período de 23 a 25 de maio, em João Pessoa (PB). 

No Recife, membros da Frente Comunitária, com atuação na Conam, reuniram-se na sede do Comitê Estadual do PCdoB, em Santo Amaro, com a presença da presidenta da entidade Bartíria Lima da Costa e da dirigente comunista na área sindical, Valéria Silva, e do Vice-Presidente da UNACOMO/PE Marcos Quirino. Na pauta do encontro, a realização do congresso e a luta do movimento popular pela reforma urbana.

 O 12º Congresso tem como objetivo debater e deliberar sobre a realidade política brasileira, do movimento popular e comunitário, suas perspectivas, desafios e plataforma de lutas. O grupo também discutirá o fortalecimento e a organização da entidade e a alteração estatutária, além de eleger a nova diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Nacional de Entidades Associadas – Conea.

“Consciente do seu papel no cenário político nacional, a Conam continuará trabalhando pela unidade do movimento comunitário, pela elevação do seu nível de consciência e mobilização”, avalia Bartíria Costa, ao ressaltar os 32 anos de luta e de participação ativa das lideranças comunitárias, incluindo o protagonismo da entidade que representa.