A campanha acontece desde 1991 e visa sensibilizar sobre a violência de gênero
Mulheres de diferentes países, em reunião no “Centro de Liderança Global de Mulheres”, em 1991, criaram a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. O período inicial escolhido para realizar a campanha foi 25 de Novembro – Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres -, finalizando no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Atualmente, 150 países desenvolvem a Campanha, que no Brasil, teve o início antecipado para o dia 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. A Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos preparou um calendário de ações em quatro datas significativas, com ênfase no lançamento da Campanha Liberte-se, criada pela Coordenadoria da Mulher de Olinda e que será lançada no dia 25.
“A Campanha Liberte-se será fundamental no combate à violência contra a mulher em Olinda, porque pela primeira vez o município terá uma campanha com material próprio e focada na mulher olindense. Ela será permanente e trabalhará também a questão da violência de gênero com os homens, nas comunidades”, disse Eliane Cavalcanti, conhecida como Donana, secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos de Olinda.
Calendário
Lançamento – 25 de Novembro
Campanha Liberte-se
Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Local: Auditório da Secretaria da Educação, no Varadouro, às 9h
Caminhada – 06 de Dezembro
Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Local: Praça Duque de Caxias (antigo Quartel da PE), em Bairro Novo, das 10h às 12h
Seminário – 10 de Dezembro
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Local: Espaço Jambeiro. Rua Amendoim, nº 32, no Alto da Nação, das 9h às 12h
Nenhum comentário:
Postar um comentário