Pontos turísticos e de grande circulação no Recife ganham conexão Wi-Fi grátis

Para realizar o cadastro o usuário deve fornecer alguns dados como o e-mail e o nome, além de criar uma senha. 

A Prefeitura do Recife (PCR) lançou na manhã desta quarta-feira (26) o projeto “Conecta Recife”, que disponibiliza conexão de internet Wi-Fi (sem fio) grátis em 74 pontos da cidade. O projeto é pioneiro no Nordeste e transforma Recife na cidade mais conectada da região.

O serviço está disponível em pontos diferentes da cidade identificados pelo usuário através de placas de sinalização presentes onde a rede é oferecida. O projeto foi licitado em consórcio formado por cinco empresas que oferecem o serviço.

Para ter acesso à conexão grátis, é necessário que o usuário faça um rápido cadastro no site do projeto (www.recife.pe.gov.br/conectarecife). No ato de cadastramento são solicitadas algumas informações como e-mail, senha e o nome do usuário. Depois de realizar esse procedimento, o internauta tem 10 minutos para confirmá-lo e já pode usar normalmente o serviço.

A conexão é liberada para computadores (notebooks) e dispositivos móveis como tablets e smartphones, que devem buscar pela rede “CONECTARECIFE”.

Cada usuário recebe acesso contínuo com uma velocidade de 640 kbps para usar em uma hora. Depois desse período, o internauta pode esperar e iniciar uma nova conexão.

O “Conecta” é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Lazer da Prefeitura. De acordo com a PCR, o objetivo do projeto é garantir a inclusão digital da sociedade e promover o engajamento político, cultural e social do cidadão.

Segundo o presidente da Emprel, Eugênio Antunes, os pontos de conexão foram selecionados visando áreas de maior circulação da população, com focos de turismo e lazer, como o centro do Recife, por exemplo. A Emprel é um órgão da PCR responsável pelas iniciativas da área de tecnologia da cidade.

Cada ponto tem a capacidade de atender até 100 usuários simultaneamente. O serviço também é disponibilizado para turistas que visitam a cidade.

Geraldo Julio considera que Recife se posiciona no mercado global e estratégico da tecnologia e que a meta é propiciar uma cidade melhor para a população local: “A cidade será cada vez melhor para o turista se, a cada vez, ela for melhor para o morador”.

Nenhum comentário: