Olinda vai implantar o Disque 100


Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes firmam consórcio para enfrentar abuso sexual e violência física e psicológica contra crianças e adolescentes. O Disque 100 é um canal de comunicação da sociedade com o poder público.
.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda firmou com os municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes, na última sexta-feira (11), consórcio visando à implantação no município do serviço Disque 100. A parceria tem como objetivo principal ampliar a rede de enfrentamento ao abuso sexual e a violência física e psicológica contra crianças e adolescentes na Região Metropolitana do Recife (RMR).
.
O Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Disque 100 – é um canal de comunicação da sociedade com o poder público. O serviço recebe e encaminha denúncias sobre exploração sexual e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, como tráfico, negligência, violência física e psicológica.
.
Além disso, orienta e acompanha denúncias, fornecendo informações e dados que possam subsidiar políticas públicas e ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada.
.
O seminário de implantação do Disque 100 em Olinda e Jaboatão dos Guararapes aconteceu no auditório da Empresa Municipal de Informática (Emprel), quando foi apresentada a metodologia de implantação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfretamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR) e do Disque 100.
.
Durante a reunião foi apresentado ainda aos gestores dos dois municípios como funciona o Disque 100 e abordada a importância da municipalização do sistema que atualmente funciona apenas no Recife e no Sertão do Araripe. A iniciativa foi da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Nenhum comentário: