Militância Petista Já Não é Mais a Mesma.



Por Gilvan Oliveira 
Jornal do Commercio 
Fonte: Blog do Jamildo.

Mesmo os adversários admitem: nenhum partido tem uma militância tão engajada e orgânica quanto o PT. Mas no Recife esse perfil é extensivo à totalidade, ou ao menos à maioria, dos seus filiados? O JC procurou ex-dirigentes e lideranças petistas para saber quem é o filiado que vai às urnas no próximo dia 20 para escolher entre João da Costa e Maurício Rands como candidato a prefeito. E todos confirmam que a maioria não participa da vida partidária, não se envolve com tendências, quando muito acompanham o cotidiano do partido pela imprensa. Há até casos daqueles que se filiaram em troca de um favor. Nem de longe lembra o perfil do militante aguerrido: se assemelha mais a de um simpatizante. 

Entre os petistas ouvidos pela reportagem, alguns arriscaram que 70% dos 27,8 mil militantes aptos para votar nas prévias estariam dentro desse perfil “simpatizante”. Outros, mais cautelosos, falam em 60%. Mas todos foram unânimes em dizer que os “orgânicos”, que fundaram e ergueram o partido, hoje são minoria. Os motivos para essa “invasão” é que recebem diagnósticos diferentes. 

Presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (Epti) e ex-presidente do PT estadual, Dilson Peixoto considera “natural” a entrada no PT de militantes com perfil diferente dos “históricos”. Diz que esse fenômeno se acentuou depois que o partido conquistou a Prefeitura do Recife, nas eleições de 2000. Mas alega que o fato não descaracteriza a sigla.

Nenhum comentário: