Estudantes protestam contra reajuste das tarifas de ônibus da RMR


Passagens aumentaram 5,5%, de acordo com Índice de Preços ao Consumidor Amplo

“A passagem aumentou, o estudante protestou, o empresário é só caô (sic)” foi o principal coro dos representantes de movimentos estudantis que ocuparam, na manhã desta sexta-feira (4), a sede do Grande Recife Consócio de Transportes, onde aconteceu a reunião que definiu o reajuste de 5,5% das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Manifestantes alegaram falta de representação no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que discutiu as três propostas apresentadas: reajuste zero; reajuste de 13%, proposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE); e reajuste de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), proposto pelo Governo do Estado.

Segundo Janaína Oliveira, da Executiva Nacional da Assembleia Nacional dos Estudantes (ANEL), o representante dos estudantes no CSTM ocupa o cargo há mais de cinco anos, sem nenhuma legitimidade da classe. Desta vez, ele nem ao menos participou da reunião, deixando os manifestantes sem direito a voto perante a decisão do reajuste.

Logo após a decisão sobre o aumento das tarifas, o diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transportes, André Melideu, reuniu-se com os estudantes e repassou o que foi acertado pelo CSTM. Segundo ele, as metas de qualidade estabelecidas para 2012 foram atentidas. No ano passado, 461 ônibus da frota da RMR foram renovados e um novo posto de atendimento ao usuário foi criado. Melideu ainda informou que Recife é a 21ª capital brasileira em preços de tarifa de transporte coletivo.

“A eficiência do sistema de transporte público não depende apenas da modernização da frota, e sim se ela atende à demanda da população”, rebateu a ativista perante às informações. Janaína ainda pediu pela transparência de contas das empresas de ônibus.

PROTESTOS – Movimentos Estudantis reúnem-se nesta sexta, às 19h, no DCA da Unicap, para definir um protesto na segunda (7). Já no Facebook, foi criado o evento Protesto contra o AUMENTO das passagens dos ''coletivos'', programado para quarta (09)

Nenhum comentário: