SEGUNDAS DIDÁTICAS

O desempenho do aluno será avaliado de acordo com as seguintes competências:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Entra aí a adequação das palavras ao gênero, a escrita de frases completas, sem problemas estruturais.
Contam também os aspectos morfossintáticos: pontuação, acentuação, ortografia, regência, concordância, entre outros aspectos.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Avalia se o tema foi desenvolvido conforme o planejamento (identificável na introdução); se não fugiu ou tangenciou o tema. 

Além disso, verifica-se se o texto é de fato uma dissertação argumentativa. Eu já vi fugas drásticas, como escreverem um poema, por exemplo. Mas há também a situação de o aluno escrever somente dissertando, sem a defesa de um ponto de vista. Isso também prejudica a nota.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Uso de conhecimentos de várias áreas do conhecimento para defender um ponto de vista. Ou seja, a capacidade de argumentação.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Coesão. Avalia se as ideias estão organizadas, ligadas entre si, se há relação lógica entre os parágrafos, se os conectivos (conjunções) estão sendo empregados adequadamente.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua dissertação tem que abordar um PROBLEMA e trazer SOLUÇÃO ou uma CONSCIENTIZAÇÃO. Solução viável, objetiva, sem utopias.

É isso. Simples, não?!


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